quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Atividade Avaliatória


I.E EDUCAÇÃO ELIANA DUARTE DA SILVA   BREIJÃO

DISCIPLINA: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO  E  LETRAMENTO

 PROFESSORA: DORACINÉIA CORREA DUTRA

TEMA: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA 

  TURMAS: 2001 E 2002 CN



QUESTÃO PROPOSTA:




  POR QUE E COMO SABER O QUE OS ALUNOS SABEM 
  SOBRE A ESCRITA:  



Se o professor desenvolve sua prática tendo por referência teórica a
ideia de que o conhecimento é construído pelo aluno em situações de
interação, ele precisa dispor de estratégias que ajudem a compreender
o que cada um de seus alunos já sabe.

No caso da alfabetização, é essencial que o professor descubra o que
cada aluno pensa sobre como funciona o sistema de escrita. Para isso é
necessário em primeiro lugar que o professor estude — se possível
diretamente das fontes — discuta com seus pares e construa para si
mesmo o conhecimento hoje disponível sobre as hipóteses, as ideias que
as crianças — e também os adultos — constroem em seu esforço para
aprender a ler e a escrever.

Assim sendo análise as escritas no  site abaixo e exercite seus
conhecimentos sobre as hipóteses de escrita de cada aluno.
Em seguida, faça um comentário sobre a importância da atividade
realizada na sua atuação de professor alfabetizador.

Boa Sorte!!!!



46 comentários:

  1. Adriene Lima 2001 Curso Normal13 de setembro de 2012 08:00

    Bom esse texto e o teste aprimorou nossos conhecimentos sobre as hipoteses da escrita na alfabetização.Com esses conhecimentos conseguir aprender mais um pouco sobre o nível da evolução da escrita,ajuda muito a compreender as necessidades do aluno, quando começar a atuar como educando. Conseguir desenvolver meus conhecimentos e observei que cada nível tem uma necessidade especial.
    Concluo que esse teste nos ajudou mais uma vez compreender todo desenvolvimento que um criança tem até sua alfabetização.

    ResponderExcluir
  2. lídia cássia pessoa carvalho 2001 cn13 de setembro de 2012 08:01

    Esse teste é muito interessante,pois nos ajuda a entender o tipo de escrita da criança e , mesmo quando erramos nossas respostas e não sabemos as diferenças entres as escritas, ao vermos as correções, entendemos nossos erros e passamos a conhecer melhor os níveis de escrita da criança.

    ResponderExcluir
  3. Kersia Celebrim do Nascimento - 2001 cn13 de setembro de 2012 08:01

    Adorei essa atividade... Não consegui acertar a todas as questões, mas algumas consegui... Esse tipo de atividade auxilia nós futuros professores a entender de forma mais interativa esses níveis da escrita, que são de suma importância. Nos auxilia a ter um conhecimento mais amplo, para quando precisarmos possamos saber como lidar com esse tipo assunto...

    ResponderExcluir
  4. Tamires Carvaline 2001 CN13 de setembro de 2012 08:02

    Achei super interessante,pois as atividades ajudam o professor a reconhecer o nível que seu aluno está.

    ResponderExcluir
  5. Beatriz Moniz de Castilho Turma:2001 C.N13 de setembro de 2012 08:02

    Bom essa atividade foi construtiva pois me proporcionou um conhecimento maior sobre a matéria.Atividades assim nos auxiliam muito na hora que formos trabalhar com o alunos,para conseguir desenvolvermos uma alfabetização positiva. Fazendo com que possamos suprir as necessidades encontradas na realidade comum nas escolas.Muito comum entre os alunos da Alfabetização.

    ResponderExcluir
  6. Gabriela Caldeira 2001 CN13 de setembro de 2012 08:02

    Achei muito interessante, pois as atividades ajudam o professor a reconhecer o nível em que seu aluno esta.

    ResponderExcluir
  7. Thaís Maria Telles Machado - Turma 2001 C.N13 de setembro de 2012 08:02

    Gostei muito dessa atividade,me ajudou a aprender mais,me proporcionou mais aprendizado.Eu passei no teste todo sem errar nenhuma questão.Com essa nova matéria que a Dora ensinou,iŕa me ajudar muito no meu futuro,dentro da sala de aula na hora de alfabetizar meus alunos.

    ResponderExcluir
  8. Karolyna Folly Pires turma 2001 CN13 de setembro de 2012 08:02

    Gostei muito da atividade, pois pude perceber a escrita de cada aluno, desde o aluno que aprendeu e o que está com algum tipo de dificuldade. Então não podemos deixar de lado o aluno que tem dificuldade de aprendizagem, temos que arrumar um jeito que faça que o aluno aprenda.

    ResponderExcluir
  9. Janaina Fernandes- 2001 CN13 de setembro de 2012 08:04

    Achei muito interessantes, pois as atividades ajudam o professor a entender em que nível de alfabetização o aluno está.

    ResponderExcluir
  10. Ana Cláudia 2001cn13 de setembro de 2012 08:19

    Adorei a atividade,gostaria de praticar mais,vejo que realmente para ser professor é preciso conhecer o nível que cada aluno.Sempre que possível dê outras atividades como esta.

    Beijos !Ana Cláudia 2001cn

    ResponderExcluir
  11. Leonara Menin - 2001 cn13 de setembro de 2012 08:20

    Está atividade foi muito interessante,por que ela nos ensina as fases da escrita.Eu gostei por que me ajudou a entender muitos aspectos da escrita e me ensinou diferenciá-las.
    Ela foi um treinamento para a mente e um ensinamento que jamais iremos esquecer.

    ResponderExcluir
  12. Atividade proposta muito interessante,adorei testar meus conhecimentos nesse tipo de atividade!

    ResponderExcluir
  13. Leonara Menin - 2001 cn13 de setembro de 2012 08:22

    Está atividade foi muito interessante,por que ela nos ensina as fases da escrita.Eu gostei por que me ajudou a entender muitos aspectos da escrita e me ensinou diferenciá-las.
    Ela foi um treinamento para a mente e um ensinamento que jamais iremos esquecer.

    ResponderExcluir
  14. Rafael Carlos Pizano Marino13 de setembro de 2012 08:22

    Atividade interessantíssima;
    Adorei praticar meus conhecimentos sobre os diferentes níveis de escrita com esse exercício prático, rápido e muito interessante;acho que se todos os professores utilizassem deste tipo de atividade todos os alunos iriam se dedicar muito mais e se sairiam muito melhor!
    Rafael Pizano
    2001 C.N.

    ResponderExcluir
  15. Hendrio Ritchele Silva Turma:2001 C.N13 de setembro de 2012 08:22

    Bom, ao fazer está atividade proposta pela professora Doracinéia Dutra consegui diferenciar vários tipos de linguagem, achei a atividade proveitosa e com conteúdo diversificado que proporciona ao professor a possibilidade de testar seu nível de conhecimento e fazer uma auto avaliação, podemos rever nossos conceitos e aprofundar nosso conhecimentos isso é o que está atividade nśo proporciona.

    ResponderExcluir
  16. Rafael Carlos Pizano Marino13 de setembro de 2012 08:23

    Atividade interessantíssima;
    Adorei praticar meus conhecimentos sobre os diferentes níveis de escrita com esse exercício prático, rápido e muito interessante;acho que se todos os professores utilizassem deste tipo de atividade todos os alunos iriam se dedicar muito mais e se sairiam muito melhor!
    Rafael Pizano
    2001 C.N.

    ResponderExcluir
  17. João Pedro Machado Curso Normal13 de setembro de 2012 08:23

    A atividade consegue trabalhar bem o que se busca, que é saber as diferentes fases da alfabetização em que se encontra os avaliados o que é uma maneira de nos prepararmos para quando estivermos em uma sala de aula com alunos em diferentes níveis de alfabetização, sendo assim a atividade se fez muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  18. Adrielle Lourenço de Sá -2001CN13 de setembro de 2012 08:24

    A atividade é muito interessante,nos fazendo analisar diversos tipos de escritas ,sabendo reconhecer as variedades de conhecimentos em vários níveis já adquirido pelos alunos.É muito importante que o professor estude muito para que possa compreender o conhecimento de cada aluno, estimulando e ajudando eles a aprenderem mais.

    ResponderExcluir
  19. Manuela Pellegrini -CN13 de setembro de 2012 08:28

    Vi que é uma atividade de bastante atenção, que mede bastante nosso conhecimento sobre a matéria dada pela professora. Se for realizada com atenção é uma atividade fácil. Eu achei que a atividade muito legal, pois mostra a escrita do aluno e temos que marcar a opção correta, é muito bem elaborada e divertida, testa bastante nossa capacidade de aprendizado e entendimento com a leitura e escrita.

    ResponderExcluir
  20. Eu achei essas atividades muito interessante pois com elas você consegue saber em que que nível a criança está,conseguindo dessa forma ajudá-la em seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  21. Paula França - 2001 CN13 de setembro de 2012 08:37

    A atividade foi ótima, pois vimos a diferença que existe entre cada nível e assim podemos distinguir a dificuldade dos nossos alunos e com isso poder ajudá-los.

    ResponderExcluir
  22. Letícya Prevatto - 2001 Cn13 de setembro de 2012 08:38

    Achei muito interessante a atividade, ela nos serve de treinamento. Através dela podemos desenvolver melhor as hipóteses de escrita e assim quando for dar aula saber por qual nível de escrita o aluno está.

    ResponderExcluir
  23. Taynara Campos -2001 CN13 de setembro de 2012 08:42

    Eu gostei muito da atividade pois ela conseguiu nos da uma noção de como devemos agir com situações no dia a dia do aluno...Com isso a gente pode ajudar,com os nossos conhecimentos...com essa atividade eu conseguir saber as dificuldades que os alunos tem no processo de alfabetização... que dependendo do como o aluno e alfabetizado pode atrapalhar muito no seu ensino...E nos como professores devemos ajudar e trabalhar com essas dificuldades para formar bons alunos e cidadãos.

    ResponderExcluir
  24. Isamara Cardoso 2001 CN13 de setembro de 2012 08:44

    As atividades são bem interessantes e através dela podemos testar os nossos conhecimentos e saber um pouco mais da escrita e das etapas por onde a criança passa.

    ResponderExcluir
  25. achei importante para nós testarmos nosso conhecimento sobre a matéria.

    ResponderExcluir
  26. Eu achei esse método muito bom, pois nos respondemos as questões eo próprio programa nós mostra o que erramos para mim foi ótimo! Adorei a experiencia

    ResponderExcluir
  27. Luisa Cordibelly 2002 CN13 de setembro de 2012 11:16

    Foi muito interessante, pois testamos os nossos conhecimentos para vermos como estamos nos saindo nessa matéria.

    ResponderExcluir
  28. Clayton Marley Coutinho 2002CN13 de setembro de 2012 11:22

    Eu achei muito interessante, pois mesmo errando eu consegui aprender com os meus erros e ganhar mais experiência pra não cometer os mesmos erros de novo !!!

    Ass: Clayton Marley Coutinho

    ResponderExcluir
  29. Renata Correia 2002CN13 de setembro de 2012 11:23

    Gostei muito da atividade de análise, isso faz com que a gente identifique o que o aluno escreve e também vai nós ajudar a identificar o que ele vai escrever quando nós formos dar aula.
    E também faz lembrar como que a gente escrevia quando eramos pequenos escrevia desse jeito bem complexo.
    E nós faz adquirir conhecimentos sobre as formas de escrita de alunos.
    Adoreii tem que fazer mais atividades assim.

    ResponderExcluir
  30. Lilian Bizarro 2002 CN13 de setembro de 2012 11:23

    Eu adorei esse trabalho, pois essa atividade foi muito bom para mim, porque eu adquiri conhecimento que eu posso passar futuramente para meus alunos. Muito bom!

    ResponderExcluir
  31. Tatiana Rodrigues 2002CN13 de setembro de 2012 11:23

    Gostei muito, pois esse trabalho fez com que nós adquiri cimos mais conhecimento na interpretação de hipóteses de escrita dos alunos. Foi muito interessante adorei!!

    ResponderExcluir
  32. Leticia Celebrim Leal Fidelis 2002 cn13 de setembro de 2012 11:23

    Eu achei muito interessante essa atividade porque nos ensina vários jeitos de escrita de varias crianças , e essa atividade me ajudou bastante pois quando me forma saberei como ajudar meus alunos na hora da escrita.

    ResponderExcluir
  33. natália marques / 2002 CN13 de setembro de 2012 11:28

    gostei muito, pois fez com que eu conhece -se as formas de trabalho que os professores utiliza pra avaliar o desenvolvimento da criança através de metados educacionais para que a aprenda a ler.

    ResponderExcluir
  34. Samara DIVA ;* - 2002 CN13 de setembro de 2012 11:29

    Bom, eu gostei muito da proposta do exercício, pois é diferente e bem interessante. Acho que é uma coisa que atrai a atenção de quem faz o exercício, além de ajudar na compreensão das fases dos alunos.

    ResponderExcluir
  35. Ana Caroline 2002CN13 de setembro de 2012 11:29

    As atividades nos ajuda enquanto professores e também os nossos alunos, a verem qual é o grau de dificuldades que eles estão, podendo ajudá_los no seu processo de alfabetização!

    ResponderExcluir
  36. Alanne Ramos 2002 CN13 de setembro de 2012 11:29

    Foi muito legal pois testa o nossos conhecimento e também serve para avaliarmos o que nós sabemos sobre a matéria,e também faz nos lembramos de quando nossa escrita era a sim!!! eu não me lembro como foi mas devia ser muito legal, eu gostei porque nos da uma ideia com que nós iremos lidar no futuro!

    ResponderExcluir
  37. Nicole DIVA *--* 2002CN13 de setembro de 2012 11:29

    Achei muito legal, o jogo ou sondagem nos instiga e nos deixa animado ,a elaboração foi bem genial e ajuda o professor interagir e entender melhor os alunos.

    ResponderExcluir
  38. natália marques / 2002 CN13 de setembro de 2012 11:30

    ostei muito, pois fez com que eu conhece -se as formas de trabalho que os professores utiliza pra avaliar o desenvolvimento da criança através de metados educacionais para que a aprenda a ler.

    ResponderExcluir
  39. linderleia - 2002 CN13 de setembro de 2012 11:30

    As atividades são muito interessantes, pois o professor descobre junto do seu aluno o grau de dificuldade que o aluno apresenta, e essas atividades são importantes porque ajudam o aluno e o professor no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  40. Marielly Fernandes/ 2002 CN13 de setembro de 2012 11:31

    Essa atividade fez com que eu pudesse ver as diferenças entre cada um. Pude assim conhecer mais, e saber como distuinguir cada um, podendo assim descobrir qual o nível de aprendizagem da criança. Assim depois de aprender essas fazes da alfabetização, o professor pode ajudar de diversas maneiras o aluno, dependendo claro da sua faze, podendo ajudá-lo também em suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  41. Yvinna Carla, DIVA *-* - 2002 CN13 de setembro de 2012 11:31

    Yvinna Carla - 2002 CN

    Essa atividade online foi muito produtiva, deu para perceber oque irei encontrar nas escolas e nos cadernos dos alunos e como professor alfabetizador sei que os alunos passam por fases e etapas que somente um professor de conhecimento pode distinguir e tentar resolvê-los com os métodos mais apropriados.

    ResponderExcluir
  42. Larissa Bizarro 2002 CN13 de setembro de 2012 11:36

    Larissa Bizarro-2002 CN.

    Essa atividade foi maravilhosa e muito produtiva,pois, nos deu a oportunidade de conhecer todos as fases da escrita da criança até ser alfabetizada e também dá o previlégio a nós alfabetizadores de poder ajudar no desenvolvimento e na alfabetização de cada criança.

    ResponderExcluir
  43. PAULO FILHO 2002 CN13 de setembro de 2012 11:37

    Achei muito interessante porque pude observar como a criança da educação infantil pode escrever as palavra,e depois tentar ajuda.

    ResponderExcluir
  44. Linamárie DIVA. *-* 2002 CN..13 de setembro de 2012 11:45

    Achei muito interessante a atividade.
    Porque ajuda os professores a diferenciar as fases dos alunos.
    Gostei muito . = ]

    ResponderExcluir
  45. Talita Costa 2002 C.N13 de setembro de 2012 11:46

    A importância de analisar a escrita do aluno, é que sabendo o grau de dificuldade dele você poderá ajudá-lo escrever e ler corretamente. O aluno com dificuldade precisa de alguém que possa ajudá-lo a ser alfabetizado, e é nessa horas que os professores alfabetizadores podem demonstrar tudo que aprenderam.

    ResponderExcluir
  46. A importância de se analisar da escrita do aluno e que o professor pode perceber a dificuldade do mesmo e elaborar as atividades adequadas,é de acordo que a criança aprende, por isso o professor tem que ensinar de vários jeitos.

    ResponderExcluir