segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Com criatividade, escola de Nova Iguaçu combate a dengue e promove sustentabilidade








Pneus velhos da vizinhança viram  vasos para horta e jardim 
 






Por Ana Paula Verly


O Colégio Estadual Professora Maria José Raunheitti Duccini, em Nova Iguaçu, encontrou uma utilidade para os pneus abandonados na vizinhança. Em vez de foco de dengue, eles servem de recipiente para as mudas da horta e do jardim. Além de evitar a proliferação da doença no entorno da escola, a iniciativa é uma forma de conscientizar a comunidade e os alunos sobre a importância da sustentabilidade.

“O objetivo é envolver os alunos em um projeto de melhoria não apenas do ambiente escolar, mas de todo o meio ambiente. O projeto ‘Sustentabilidade na Escola’ consegue aliar ações de reaproveitamento de material, coleta de lixo, ecologia e prevenção de doenças em uma única ação: a reutilização de pneus velhos”, explica a diretora geral, Rosana do Amaral Guimarães.

A ideia do projeto nasceu em 2010, quando a equipe escolar criou uma horta com o programa Mais Educação, do MEC em parceria com a Seeduc, e se empolgou com os primeiros resultados. Este ano a iniciativa evoluiu para uma gincana, envolvendo as turmas dos ensinos Fundamental e Médio na coleta de mudas de árvores e plantas decorativas. Para a ampliação do plantio, foi necessário procurar algo barato ou sem custo que pudesse servir de canteiros ou vasos. Com isso, surgiu a solução de coletar pneus.

“Logo entendemos que a ação não resultaria em benefício apenas para a horta, mas também diminuiria a proliferação de mosquitos da dengue na vizinhança. Professores, funcionários, alunos e comunidade localizam os pneus e nos avisam. Então, saímos para buscar com os alunos e quem mais queira ajudar, seja de carro, a pé e até carroça. Alguns pais chegam à escola já com os pneus na mala do carro. Só fizemos uma grande coleta na primeira vez”, destaca a diretora.

É sempre uma festa quando os pneus chegam. A escola recebe pneus todos os dias e dos mais variados lugares. É preciso separá-los, limpá-los, pintá-los, guardá-los com areia e cobri-los para que não acumulem água até que se decida o que e quando plantar.


Também diariamente, na parte da manhã, os alunos do horário integral (Fundamental II) aprendem a preparar o solo, separar sementes e mudas, fazer o plantio, podas e colheitas. Aprendem ainda como proceder em uma rega adequada para cada tipo de planta e o aproveitamento das cascas de legumes vindas da cozinha para compostagem (técnica de adubação).

Além dos temperos, as merendeiras utilizam as verduras da horta para complementar a merenda do dia. Na última reunião de pais de 2011, foram distribuídas couve, mostarda e alface para que os participantes pudessem verificar (e saborear) a produção dos filhos. Um sucesso. Desde então, é comum os vizinhos aparecerem para olhar a horta, o jardim de pneus e pedir dicas de plantio.

Em algumas casas do bairro, já se veem pneus pintados servindo de vasos nas varandas e calçadas. Os alunos praticam a sustentabilidade e não apenas estudam seus benefícios. Eles levam mudas, sementes e as informações necessárias para iniciar a sua própria horta em casa. O projeto ajudou a reduzir a incidência de dengue na vizinhança este ano, o que ficou comprovado pelo número “baixíssimo”, segundo a escola, de alunos que precisaram se afastar das aulas por causa da doença em relação aos anos anteriores.

“Constatamos a melhoria da qualidade de vida de todos, dentro e fora do colégio, e a conscientização de que não é preciso nenhum projeto dispendioso para praticar a sustentabilidade: uma pequena ação (reutilizar pneus velhos) traz um grande benefício para o meio ambiente e para a saúde da população”, conclui a diretora.
 
 
 
 

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