segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Conversas polares

 
Evento internacional aproxima cientistas que estudam os polos de alunos do ensino fundamental e médio. As escolas que quiserem participar devem entrar em contato com a organização até 5 de setembro. 
 

Por: Sofia Moutinho
Publicado em 30/08/2012 | Atualizado em 31/08/2012


Os polos da Terra são tema de uma semana de conversas e atividades entre alunos, professores e pesquisadores de todo o mundo. (Flickr/ Victor – CC BY 2.0) 
 
Qual a relação entre o clima do Brasil e o da Antártica? Qual a importância dos polos? O que faz um pesquisador polar? Perguntas como essas poderão ser suscitadas e respondidas na Semana Polar Internacional, um evento promovido pela Associação de Pesquisadores Polares (Apecs), que vai acontecer em diversas escolas do mundo entre os dias 16 e 22 de setembro.

A iniciativa, em sua terceira edição no Brasil, busca aproximar professores e estudantes – do ensino fundamental e médio – de pesquisadores de todo o mundo que estudam e exploram os polos. Durante uma semana, escolas cadastradas irão sediar palestras e conversas, presenciais ou por internet, com cientistas nacionais e estrangeiros.
“Nossa ideia é destacar a importância dos polos, tanto a Antártica quanto o Ártico, e falar sobre as pesquisas que fazemos”, diz uma das organizadoras do evento, a bióloga Erli Schneider Costa, presidente da Apecs Brasil. “Não podemos deixar essas informações só com os cientistas, temos o dever de fazer atividades de divulgação e dar um retorno para a sociedade.”

Durante uma semana, escolas cadastradas irão sediar palestras e conversas, presenciais ou por internet, com cientistas nacionais e estrangeiros
Este ano, a semana vai dar mais enfoque ao eixo Brasil-Portugal, pela facilidade do idioma. Dez escolas brasileiras já estão cadastradas para conversar pela internet com pesquisadores portugueses. Mas também é possível agendar um papo com pesquisadores brasileiros e de outros países. 
Além das conversas, os pesquisadores vão sugerir aos professores atividades educacionais ligadas às suas áreas de pesquisa para serem desenvolvidas em sala de aula. A maioria das atividades está reunida no livro Polar Science and Global Climate (Ciência polar e aquecimento global, em tradução livre), editado pela Apecs e disponível, em inglês, para download.

Costa explica que os professores interessados devem entrar em contato com a organização do evento para combinar com que pesquisador as crianças e adolescentes vão conversar e que atividades são mais adequadas para cada disciplina e turma. 
“É muito importante o contato com os professores para tornar a linguagem científica mais inteligível para todos; o professor é um ator fundamental nesse processo de tradução”, diz Costa. 

As escolas que quiserem participar do evento devem enviar um e-mail para apecsbrasil@gmail.com até o dia 5 de setembro. Pesquisadores polares que ainda não estiverem no projeto também podem se voluntariar pelo mesmo endereço eletrônico. 
As escolas que não conseguirem marcar atividades para essa edição da Semana Internacional Polar terão a chance de participar da próxima edição, em março do ano que vem, e, além disso, podem enviar perguntas sobre os polos para serem respondidas por cientistas no site da Apecs. 
Sofia MoutinhoCiência Hoje On-line

 http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/08/conversas-polares



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