segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO 1 - Profª Doracinéia

 
--> I.E.ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO 

Disciplina: Processo de Alfabetização e Letramento
Professora: Doracinéia C. Dutra 
Data: 07/11/2011
                   Turmas: 2001 e 2002 CN






TEMA: LER PARA APRENDER LER – ESTRATÉGIAS DE LEITURA

INSTRUÇÕES:

  1. Leia atentamente cada questão e marque no gabarito a letra correta.
  2. Ao final da prova siga as orientações para a postagem de seu gabarito no blog.
Questões Propostas:
QUESTÃO 1:
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele. Afinal, nós lemos através do cérebro e não da visão. Assim sendo:
A- É preciso que garantir que as regras de fonologia sejam aprendidas e usadas para que o leitor faça a leitura do texto com eficiência.
B- Utilização do conhecimento prévio e do contexto para que a leitura se realize com eficiência.
C- É preciso que o leitor tente fazer uma leitura perfeita de cada palavra para que possa entender o texto todo.
D- Insistir para que as crianças não tentem adivinhar o que está escrito no texto.

QUESTÃO 2:
Sobre a avaliação da leitura e a correção de erros é aconselhado ao professor o seguinte:
A- Que corrija imediatamente os erros de pronúncia de seus alunos para que estes não se cristalizem.
B- Que realize atividades onde os alunos leiam em voz alta, para serem avaliados com eficiência;
C-Que peça ao aluno para ler palavras por palavra para verificar se ele faz a correspondência entre os fonemas trabalhados.
D- Que ele proporcione aos alunos situações onde eles tenham que ler e verificar a própria interpretação do texto, corrigindo-a se necessário.
QUESTÃO 3:
Sobre as estratégias de leitura que fazem todo leitor competente, destacamos a estratégia de inferência . Assinale a característica que não está de acordo com a estratégia mencionada.
A- Tornam possível prever o que ainda está por vir no texto e é passível de confirmação através da verificação da própria escrita:
B- Permite ao leitor ler o que não está escrito no texto de forma explícita;
C- São adivinhações baseadas em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimento quer o leitor já possui;
D- É facilitada pelo contexto, que na verdade contribui decisivamente para a interpretação do texto e demonstra a intenção do autor.
QUESTÃO 4:
A antecipação é mais uma estratégia utilizada pelo leitor competente. Uma de suas principais característica é:
A- Deduções com base em informações explícitas contidas no próprio texto;
B- Tornam possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias;
C- Permite ao leitor ler nas entrelinhas e fazer deduções para interpretar o texto;
D- Permite ao leitor que se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
QUESTÃO 5:
A verificação é uma estratégia que determina o nível de autonomia do leitor e deve ser incentivada antes mesmo de o aluno ter domínio da leitura convencional.Sua principal característica é:
A- São deduções e/ ou adivinhações baseadas em pistas fornecidas pelo próprio autor do texto;
B- Utiliza-se do contexto e dos conhecimento prévios doas alunos para se fazer deduções sobre o sentido do texto;
C- É a capacidade do aluno de converter letras em sons para efetivamente conseguir ler bem cada palavra e entender o texto;
D- Confirma ou não as especulações realizadas durante a leitura, facilitando a compreensão do texto.
QUESTÃO 6:
A decodificação também pode ser considerada uma estratégia de leitura, pois tal procedimento envolve:
A- A capacidade de prever o que está por vir.
B- Permite confirmar se a interpretação do texto está de acordo com a intenção do autor.
C- Permite que o leitor possa confirmar suas especulações sobre o texto.
D- Permite que o leitor possa decifrar letras, frases e textos escritos.
QUESTÃO 7:
É preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprenderem a ler, lendo.Considerando que uma grande quantidade de leitores, não conseguem interpretar o sentido das mensagens escritas no texto podemos afirmar que:
A- O professor se utiliza do conhecimento prévio que os alunos possuem para fazê-los anteciparem ou fazerem inferências no ato da leitura;
B- A leitura silenciosa é muito utilizada nas séries iniciais, para incentivar o aluno a interpretar com mais tranqüilidade os textos trabalhados;
C- Os professores alfabetizadores, ainda se utilizam de textos feitos exclusivamente para ensinar o aluno a ler, quase sempre priorizando a estratégia de decodificação;
D- Os professores trabalham com a diversidade de textos que circulam na sociedade, permitindo aos alunos a utilização das estratégias de leitura.
QUESTÃO 8:
Considerando 0 vídeo “ Leitura para além dos olhos “ , marque a alternativa correta:
  1. Uma habilidade essencial para a leitura que não é ensinada a nenhum leitor é depender o menos possível dos olhos.
  2. Quanto mais você espera que seus olhos façam, menos possibilidade você tem de ver.
  3. Quanto mais você se preocupa com os símbolos impressos em uma página, mais dificuldade você tem na leitura.
A- Somente a afirmativa I está correta
B- Somente a afirmativa II está correta
C- Somente a afirmativa III está correta
D- Todas as afirmativas estão corretas
QUESTÃO 09:
Os olhos têm um papel a desempenhar na leitura,. daí a importância da informação visual. Então podemos afirmar que:
  1. A informação visual só pode ser colhida com os olhos
  2. A utilização da informação visual já é suficiente para a leitura.
  3. Informação visual é quando alguma informação impressa atinge seu cérebro.
A- As afirmativas I e II estão corretas
B- As afirmativas I e III estão corretas
C- As afirmativas II e III estão corretas
D- Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 10:
Não existe uma idade ideal para o aprendizado da leitura. Assim sendo a afirmativa que não é coerente com o processo de construção da leitura é:
A- As crianças aprendem a ler participando de atividades de uso da escrita junto com pessoas que dominam esse conhecimento.
B- Há crianças que aprendem a ler muito cedo, em geral porque a leitura passa a ter tanta importância para elas que não conseguem ficar sem saber.
C- É difícil um criança ler quando se espera dela o fracasso ou ela mesma não vê nenhuma finalidade na leitura.
D- A leitura é essencialmente um processo de decodificação da escrita.
QUESTÃO 11: ( Utilizando as estratégias de leitura)
Leia atentamente a tirinha da Mafalda e responda:
a) Identifique a frase que indica a presença de ironia:
A- Minha mãe me ama 
B- Parabéns, professora !
C- Por favor !
D- Minha mãe me mima 
E- Ensine pra gente
b) Assinale a alternativa correta quanto ao que se pode inferir da leitura das tirinhas.
A- Mafalda entende que a leitura dada pela escola não é importante.
B- Mafalda entende que as relações familiares são mais importantes que outros assuntos.
C- Mafalda vê a leitura em sala de aula como uma obrigação inútil.
D- Mafalda é realmente mimada pela mãe.
E- Mafalda imagina que a professora tenha uma péssima relação com a própria mãe.

OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:
-  No final da avaliação postada;
- Copiar o gabarito;
-  Clicar em comentários;
- Colar o gabarito;
-  Digitar suas opções escolhidas no gabarito;
-  Selecionar Perfil: Nome/URL;
-  Verificação de palavras;
-  Postar Comentário.

Seu comentário  será analisado e publicado.

-->
Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

Aluno(a): 

Turma: 
 
1- A( ) B( ) C( ) D( )

2- A( ) B( ) C( ) D( )

3- A( ) B( ) C( ) D( )

4- A( ) B( ) C( ) D( )

5- A( ) B( ) C( ) D( )

6- A( ) B( ) C( ) D( )

7- A( ) B( ) C( ) D( )

8- A( ) B( ) C( ) D( )

9- A( ) B( ) C( ) D( )

10- A( ) B( ) C( ) D( )

11-
a- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )

b- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )
Queridos alunos,
Que Deus sempre ilumine a vida de vocês com conhecimento e sabedoria para que seus caminhos possam ser trilhados com a firmeza necessária para se alcançar a verdadeira felicidade.
Doracineia C. Dutra

16 comentários:

  1. AVALIAÇÃO 1
    1)C
    2)B
    3)C
    4)C
    5)A
    6)B
    7)C
    8)A
    9)D
    10)B
    11)a)B
    b)A

    ResponderExcluir
  2. Avaliação 1

    1 -C
    2 - D
    3 - A
    4 - A
    5 - A
    6 - D
    7 - D
    8 - D
    9 - C
    10 - C
    11 - a) E
    b) C

    ResponderExcluir
  3. Francine Rossi 2002 cn7 de novembro de 2011 às 07:49

    Avaliação 01
    1:A
    2:A
    3:B
    4:A
    5:D
    6:D
    7:C
    8:C
    9:B
    10:A
    11:a=B b=A

    ResponderExcluir
  4. Prova 1

    1-a
    2-d
    3-a
    4-a
    5-d
    6-d
    7-c
    8-c
    9-b
    10-a
    11a-d
    b-c

    ResponderExcluir
  5. Soffia Alves - 2002 CN7 de novembro de 2011 às 07:52

    Avaliação 1

    1- B
    2- D
    3- A
    4- C
    5- D
    6- D
    7- C
    8- C
    9- A
    10-C
    11-
    a) B
    b) A

    ResponderExcluir
  6. Marcella Carvalho de Lima ( turma 2002 CN )7 de novembro de 2011 às 07:59

    Avaliação 1

    1-B
    2-C
    3-C
    4-A
    5-B
    6-D
    7-C
    8-A
    9-B
    10-C
    11- a- B
    b- A

    ResponderExcluir
  7. Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Anna Caroline de Moraes de Souza
    Turma: 2001c.n.

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x)

    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B(x) C( ) D( )

    7- A( ) B( ) C(x) D( )

    8- A( ) B( ) C(x) D( )

    9- A( ) B(x) C( ) D( )

    10- A( ) B(x) C( ) D( )

    11-
    a- A( ) B( ) C( ) D( ) E(x)

    b- A( ) B( ) C(x) D( )

    ResponderExcluir
  8. GISLAINE DUARTE.2001CN PROVA:2
    1-C
    2-A
    3-D
    4-C
    5-D
    6-D
    7-C
    8-D
    9-D
    10-B
    11-A=E
    B=C

    ResponderExcluir
  9. Creuziene Aparecida- 2001-CN7 de novembro de 2011 às 11:35

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Creuziene Aparecida
    Turma: 2001-CN

    1- A( ) B( ) C(x) D( )

    2- A( ) B(x) C( ) D( )

    3- A(x) B( ) C( ) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C(x) D( )

    7- A(x) B( ) C( ) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(x)

    9- A( ) B( ) C(x) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x)

    11-
    a- A(x) B( ) C( ) D( ) E ( )

    b- A( ) B(x) C( ) D( ) E ( )

    ResponderExcluir
  10. Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Karolyne Ariel
    Turma:2001-CN

    1- A( ) B(x ) C( ) D( )

    2- A( ) B( x) C( ) D( )

    3- A(x ) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x ) D( )

    5- A( ) B( ) C( ) D(x )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x )

    7- A( ) B( ) C( ) D(x )

    8- A( ) B( ) C( x) D( )

    9- A( ) B( ) C( ) D(x )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x )

    11-
    a- A( ) B(x ) C( ) D( )

    b- A( ) B( x) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  11. Flávia Maria Moreira 2001 CN7 de novembro de 2011 às 11:43

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Flávia Maria Moreira
    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B( x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D( x)

    3- A(x ) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C( x) D( )

    5- A( ) B( ) C( ) D( x)

    6- A( ) B( ) C( ) D(x)

    7- A( ) B( ) C(x ) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D( x)

    9- A( ) B(x ) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D( x)

    11-
    a- A( ) B( x) C( ) D( ) E ( )

    b- A(x ) B( ) C( ) D( ) E ( )

    ResponderExcluir
  12. Dayana Durval da Cruz7 de novembro de 2011 às 11:46

    Aluno(a):Dayana Durval da Cruz

    Turma:2001CN

    1- A( ) B(X) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(X)

    3- A( ) B(X) C( ) D( )

    4- A( ) B(X) C( ) D( )

    5- A( ) B( ) C( ) D(X)

    6- A( ) B( ) C( ) D(X)

    7- A( ) B( ) C(X) D( )

    8- A( ) B( ) C(X) D( )

    9- A( ) B( ) C(X) D( )

    10- A(X) B( ) C( ) D( )

    11-
    a- A( ) B(X) C( ) D( ) E( )

    b- A( ) B( ) C(X) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  13. Paola Silva De Freitas ( 2001 cn )7 de novembro de 2011 às 11:49

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Paola Silva de Freitas

    Turma: 2001 cn

    1- A( ) B(x ) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x )

    3- A( x) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x ) D( )

    5- A( ) B( ) C( ) D( x)

    6- A( ) B( ) C( ) D(x )

    7- A( ) B( ) C( x) D( )

    8- A(x ) B( ) C( ) D( )

    9- A( ) B( x) C( ) D( )

    10- A( x) B( ) C( ) D( )

    11-
    a- A( ) B(x ) C( ) D( )

    b- A(x) B( ) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  14. pROVA I - Aluno(a): kathleen de jesus gomes

    Turma: 2001 - CN

    1- A( ) B(X) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(X)

    3- A( ) B( ) C( ) D(X)

    4- A( ) B( ) C(X) D( )

    5- A( ) B(X) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(X)

    7- A( ) B(X) C( ) D( )

    8- A(X) B( ) C( ) D( )

    9- A( ) B( ) C(X) D( )

    10- A( ) B( ) C(X ) D( )

    11-A( ) B(X ) C( ) D( ) E( )

    b- A( ) B( ) C(X ) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  15. Carleize Sobrinho- 2001CN21 de novembro de 2011 às 09:32

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 1

    Aluno(a): Carleize

    Turma: 2001CN

    1- A( ) B(X ) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D( X)

    3- A( ) B( ) C( X) D( )

    4- A( ) B( ) C(X ) D( )

    5- A( ) B( ) C( ) D(X)

    6- A( ) B( ) C( ) D(X )

    7- A( X) B( ) C( ) D( )

    8- A( ) B( ) C( X) D( )

    9- A( ) B(X ) C( ) D( )

    10- A( ) B(X ) C( ) D( )

    11-
    a- A( ) B(X ) C( ) D( ) E( )

    b- A(X) B( ) C( ) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  16. Bom, não tiraria nada do texto, todas as informações contidas estão de acordo com a realidade estampada em nossa sociedade "internetizada", eu só destacaria mais o ponto em que o jovem não sabe aproveitar o tempo navegando, pois ele tem tudo na sua frente (um novo mundo a ser descoberto) e acaba se limitando em sites de relacionamentos ou jogos. Só acrescentaria em pontos negativos os perigos que além educacionais como foram citados também existe o Bullying Virtual, já que esse assunto está sendo muito discutido ultimamente nas salas de aula e está cada vez mais presente na internet. Ana Carolina 3001-CN

    ResponderExcluir