I.E.ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO
Disciplina: Processo de Alfabetização e Letramento
Professora: Doracinéia C. Dutra
Data: 07/11/2011
Data: 07/11/2011
Turmas: 2001 e 2002 CN
TEMA: LER PARA APRENDER LER – ESTRATÉGIAS DE LEITURA
INSTRUÇÕES:
- Leia atentamente cada questão e marque no gabarito a letra correta.
- Ao final da prova siga as orientações para a postagem de seu gabarito no blog.
Questões Propostas:
QUESTÃO 1:
Os olhos têm um papel a desempenhar na leitura,. daí a importância da informação visual. Então podemos afirmar que:
- A informação visual só pode ser colhida com os olhos
- A utilização da informação visual já é suficiente para a leitura.
- Informação visual é quando alguma informação impressa atinge seu cérebro.
A- As afirmativas I e II estão corretas
B- As afirmativas I e III estão corretas
C- As afirmativas II e III estão corretas
D- Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 2:
Considerando o vídeo “ Leitura para além dos olhos “ , marque a alternativa correta:
- Uma habilidade essencial para a leitura que não é ensinada a nenhum leitor é depender o menos possível dos olhos.
- Quanto mais você espera que seus olhos façam, menos possibilidade você tem de ver.
- Quanto mais você se preocupa com os símbolos impressos em uma página, mais dificuldade você tem na leitura.
A- Somente a afirmativa I está correta
B- Somente a afirmativa II está correta
C- Somente a afirmativa III está correta
D- Todas as afirmativas estão corretas
QUESTÃO 3:
Sobre as estratégias de leitura que fazem todo leitor competente, destacamos a estratégia de inferência . Assinale a característica que não está de acordo com a estratégia mencionada.
A- Tornam possível prever o que ainda está por vir no texto e é passível de confirmação através da verificação da própria escrita:
B- Permite ao leitor ler o que não está escrito no texto de forma explícita;
C- São adivinhações baseadas em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimento quer o leitor já possui;
D- É facilitada pelo contexto, que na verdade contribui decisivamente para a interpretação do texto e demonstra a intenção do autor;
QUESTÃO 4:
A antecipação é mais uma estratégia utilizada pelo leitor competente. Uma de suas principais característica é:
A- Deduções com base em informações explícitas contidas no próprio texto;
B- Tornam possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias;
C- Permite ao leitor ler nas entrelinhas e fazer deduções para interpretar o texto;
D- Permite ao leitor que se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
QUESTÃO 5:
Não existe uma idade ideal para o aprendizado da leitura. Assim sendo a afirmativa que não é coerente com o processo de construção da leitura é:
A- As crianças aprendem a ler participando de atividades de uso da escrita junto com pessoas que dominam esse conhecimento.
B- Há crianças que aprendem a ler muito cedo, em geral porque a leitura passa a ter tanta importância para elas que não conseguem ficar sem saber.
C- É difícil um criança ler quando se espera dela o fracasso ou ela mesma não vê nenhuma finalidade na leitura.
D- A leitura é essencialmente um processo de decodificação da escrita.
QUESTÃO 6:
A decodificação também pode ser considerada uma estratégia de leitura, pois tal procedimento envolve:
A- A capacidade de prever o que está por vir.
B- Permite confirmar se a interpretação do texto está de acordo com a intenção do autor.
C- Permite que o leitor possa confirmar suas especulações sobre o texto.
D- Permite que o leitor possa decifrar letras, frases e textos escritos.
QUESTÃO 7:
É preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprenderem a ler, lendo.Considerando que uma grande quantidade de leitores, não conseguem interpretar o sentido das mensagens escritas no texto podemos afirmar que:
A- O professor se utiliza do conhecimento prévio que os alunos possuem para fazê-los anteciparem ou fazerem inferências no ato da leitura;
B- A leitura silenciosa é muito utilizada nas séries iniciais, para incentivar o aluno a interpretar com mais tranqüilidade os textos trabalhados;
C- Os professores alfabetizadores, ainda se utilizam de textos feitos exclusivamente para ensinar o aluno a ler, quase sempre priorizando a estratégia de decodificação;
D- Os professores trabalham com a diversidade de textos que circulam na sociedade, permitindo aos alunos a utilização das estratégias de leitura;
QUESTÃO 8:
Sobre a avaliação da leitura e a correção de erros é aconselhado ao professor o seguinte:
A- Que corrija imediatamente os erros de pronúncia de seus alunos para que estes não se cristalizem.
B- Que realize atividades onde os alunos leiam em voz alta, para serem avaliados com eficiência;
C-Que peça ao aluno para ler palavras por palavra para verificar se ele faz a correspondência entre os fonemas trabalhados.
D- Que ele proporcione aos alunos situações onde eles tenham que ler e verificar a própria interpretação do texto, corrigindo-a se necessário.
QUESTÃO 09:
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele. Afinal, nós lemos através do cérebro e não da visão. Assim sendo:
A- É preciso que garantir que as regras de fonologia sejam aprendidas e usadas para que o leitor faça a leitura do texto com eficiência.
B- Utilização do conhecimento prévio e do contexto para que a leitura se realize com eficiência.
C- É preciso que o leitor tente fazer uma leitura perfeita de cada palavra para que possa entender o texto todo.
D- Insistir para que as crianças não tentem adivinhar o que está escrito no texto.
QUESTÃO 10:
A verificação é uma estratégia que determina o nível de autonomia do leitor e deve ser incentivada antes mesmo de o aluno ter domínio da leitura convencional.Sua principal característica é:
A- São deduções e/ ou adivinhações baseadas em pistas fornecidas pelo próprio autor do texto;
B- Utiliza-se do contexto e dos conhecimento prévios doas alunos para se fazer deduções sobre o sentido do texto;
C- É a capacidade do aluno de converter letras em sons para efetivamente conseguir ler bem cada palavra e entender o texto;
D- Confirma ou não as especulações realizadas durante a leitura, facilitando a compreensão do texto.
QUESTÃO 11: ( Utilizando as estratégias de leitura)
A) Identifique a frase que indica a presença de ironia:
A- Minha mãe me ama
B- Parabéns, professora !
C- Por favor !
D- Minha mãe me mima
E- Ensine pra gente
B) Assinale a alternativa correta quanto ao que se pode inferir da leitura das tirinhas.
A- Mafalda entende que a leitura dada pela escola não é importante.
B- Mafalda entende que as relações familiares são mais importantes que outros assuntos.
C- Mafalda vê a leitura em sala de aula como uma obrigação inútil.
D- Mafalda é realmente mimada pela mãe.
E- Mafalda imagina que a professora tenha uma péssima relação com a própria mãe.
OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:
- No final da avaliação postada;
- Copiar o gabarito;
- Copiar o gabarito;
- Clicar em comentários;
- Colar o gabarito;
- Colar o gabarito;
- Digitar suas opções escolhidas no gabarito;
- Selecionar Perfil: Nome/URL;
- Verificação de palavras;
- Postar Comentário.
➞ Seu comentário será analisado e publicado.
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
Aluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D( )
5- A( ) B( ) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D( )
7- A( ) B( ) C( ) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D( )
9- A( ) B( ) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D( )
11-
a- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )
b- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )
Queridos alunos,
Que Deus sempre ilumine a vida de vocês com conhecimento e sabedoria para que seus caminhos possam ser trilhados com a firmeza necessária para se alcançar a verdadeira felicidade.
Doracineia C. Dutra
Avaliação 2
ResponderExcluir1- B
2- C
3- A
4- A
5- D
6- D
7- C
8- D
9- B
10- D
11- a) B
b) A
Avaliação 2
ResponderExcluirQuestão 1: C
Questão 2: D
Questão 3: D
Questão 4: C
Questão 5: C
Questão 6: D
Questão 7: D
Questão 8: D
Questão 9: B
Questão 10: D
Questão :11 Letra A: E
Letra B: C
Avaliação 1
ResponderExcluir1-b
2-d
3-b
4-a
5-d
6-c
7-c
8-a
9-b
10-c
11(a)-e
11(b)-c
Avaliação 2
ResponderExcluir1-b
2-d
3-c
4-d
5-a
6-d
7-c
8-d
9-b
10-a
11-a)b
b)c
Avaliação 2
ResponderExcluir1: B
2: C
3: A
4: A
5: B
6: A
7: D
8: D
9: B
10: D
11a: E
b: C
PROVA 2
ResponderExcluirR:1 B
R:2 C
R:3 A
R:4 A
R:5 B
R:6 D
R:7 A
R:8 A
R:9 B
R:10 D
R:11 B
R:11 C
1-b
ResponderExcluir2-a
3-b
4-a
5-c
6-d
7-a
8-b
9-c
10-c
11a)B
b)C
Avaliação 2
ResponderExcluirquestão1:B
2:A
3:C
4:A
5:D
6:D
7:C
8:D
9:B
10:D
11-A:B
11-B:C
1- B
ResponderExcluir2- C
3- A
4- A
5- D
6- D
7- C
8- D
9- A
10- B
11-a: B
b: A
Avaliação 1
ResponderExcluir1-B
2-B
3-C
4-A
5-B
6-D
7-C
8-A
9-B
10-C
11- A) B
B) A
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Kassiana Cristofore
Turma: 2001-CN
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x)
3- A(x) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5- A( ) B(x) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x)
7- A( ) B( ) C( ) D(x)
8- A( ) B( ) C( ) D(x)
9- A( ) B(x) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x)
11-
a- A( ) B(x) C( ) D( ) E( )
b- A(x) B( ) C( ) D( ) E( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Ana Paula Machado
Turma: 2001 CN
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x)
3- A(x) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5- A( ) B(x) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x)
7- A( ) B( ) C(x) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(x)
9- A( ) B(x) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x)
11-
a- A( ) B(x) C( ) D( )
b- A(x) B( ) C( ) D( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a):Joyce de Almaida Alves
Turma:2001C.N
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x)
3- A(x) B( ) C( ) D( )
4- A(x ) B( ) C( ) D( )
5- A( x) B( ) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x )
7- A( ) B( ) C(x ) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(x )
9- A( ) B(x ) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x)
11-
a- A( ) B( ) C( ) D( )E(x)
b- A( ) B(x) C( ) D( )
Eu achei as questões interesantes,espero que eu acerte>
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Ângela Kênia
Turma: 2001 CN
1- A() B(x ) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x )
3- A(x ) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5- A( ) B(x) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x)
7- A(x) B( ) C( ) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(x)
9- A(x) B( ) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x)
11-
a- A( ) B( ) C(x) D( )
b- A( ) B( ) C(x) D( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): BEATRIZ ROSA
Turma: 2001 CN
1- A( ) B(X) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(X)
3- A(X) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(X) D( )
5- A( ) B(X) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(X)
7- A( ) B( ) C( ) D(X)
8- A( ) B( ) C( ) D(X)
9- A( ) B(X) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(X)
11-
a- A( ) B(X) C( ) D( ) E( )
b- A(X) B( ) C( ) D( ) E( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Laleska Rezende Peçanha Guimarães
Turma: 2001CN
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C(x) D( )
3- A(x) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5- A( ) B(x) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x)
7- A( ) B(x) C( ) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(x)
9- A( ) B( ) C( ) D(x)
10- A( ) B( ) C( ) D(x)
11-
a- A( ) B( ) C(x) D( )
b- A( ) B(x) C( ) D( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Ana Carolina Fonseca Telles
Turma: 2001-CN
1- A( ) B(x ) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x )
3- A(x ) B( ) C( ) D( )
4- A( x) B( ) C( ) D( )
5- A(x ) B( ) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x )
7- A(x ) B( ) C( ) D( )
8- A( ) B( ) C(x ) D( )
9- A( ) B(x ) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x )
11-
a- A( ) B(x ) C( ) D( ) E( )
b- A(x ) B( ) C( ) D( ) E( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Júlia Cássia
Turma: 2001 CN
1- A( ) B(x ) C( ) D( )
2- A( ) B( x) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( x)
4- A( x) B( ) C( ) D( )
5- A( ) B(x ) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x )
7- A( ) B( ) C( x) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(x )
9- A( ) B( x) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(x )
11-
a- A( ) B(x ) C( ) D( )
b- A( x) B( ) C( ) D( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a):Flaviana dos Santos Silva
Turma: 2001C.N
1- A( ) B(* ) C( ) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D( *)
3- A(*)B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(* )
5- A(* ) B( ) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D( *)
7- A( ) B( ) C(* ) D( )
8- A( ) B( ) C( ) D(* )
9- A( ) B(* ) C( ) D( )
10- A( ) B( ) C( ) D(* )
11-
a- A( ) B( ) C(* ) D( )
b- A( ) B(*) C( ) D( )
Gabarito – AVALIAÇÃO: 2
ResponderExcluirAluno(a): Laura Gloria
Turma: 2001 CN
1- A( ) B( ) C(x) D( )
2- A( ) B( ) C( ) D(x)
3- A( ) B(x) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5- A( ) B(x) C( ) D( )
6- A( ) B( ) C( ) D(x)
7- A( ) B( ) C( ) D(x)
8- A( ) B( ) C( ) D(x)
9- A(x) B( ) C( ) D( )
10- A( ) B(x) C( ) D( )
11-
a- A( ) B(x) C( ) D( ) E( )
b- A( ) B( ) C(x) D( ) E( )