segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO 2 - Profª Doracinéia

I.E.ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO

Disciplina: Processo de Alfabetização e Letramento
Professora: Doracinéia C. Dutra 
Data: 07/11/2011
Turmas: 2001 e 2002 CN








TEMA: LER PARA APRENDER LER – ESTRATÉGIAS DE LEITURA

INSTRUÇÕES:

  1. Leia atentamente cada questão e marque no gabarito a letra correta.
  2. Ao final da prova siga as orientações para a postagem de seu gabarito no blog.
Questões Propostas:
QUESTÃO 1:
Os olhos têm um papel a desempenhar na leitura,. daí a importância da informação visual. Então podemos afirmar que:
  1. A informação visual só pode ser colhida com os olhos
  2. A utilização da informação visual já é suficiente para a leitura.
  3. Informação visual é quando alguma informação impressa atinge seu cérebro.
A- As afirmativas I e II estão corretas
B- As afirmativas I e III estão corretas
C- As afirmativas II e III estão corretas
D- Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 2:
Considerando o vídeo “ Leitura para além dos olhos “ , marque a alternativa correta:
  1. Uma habilidade essencial para a leitura que não é ensinada a nenhum leitor é depender o menos possível dos olhos.
  2. Quanto mais você espera que seus olhos façam, menos possibilidade você tem de ver.
  3. Quanto mais você se preocupa com os símbolos impressos em uma página, mais dificuldade você tem na leitura.
A- Somente a afirmativa I está correta
B- Somente a afirmativa II está correta
C- Somente a afirmativa III está correta
D- Todas as afirmativas estão corretas
QUESTÃO 3:
Sobre as estratégias de leitura que fazem todo leitor competente, destacamos a estratégia de inferência . Assinale a característica que não está de acordo com a estratégia mencionada.
A- Tornam possível prever o que ainda está por vir no texto e é passível de confirmação através da verificação da própria escrita:
B- Permite ao leitor ler o que não está escrito no texto de forma explícita;
C- São adivinhações baseadas em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimento quer o leitor já possui;
D- É facilitada pelo contexto, que na verdade contribui decisivamente para a interpretação do texto e demonstra a intenção do autor;

QUESTÃO 4:
A antecipação é mais uma estratégia utilizada pelo leitor competente. Uma de suas principais característica é:
A- Deduções com base em informações explícitas contidas no próprio texto;
B- Tornam possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias;
C- Permite ao leitor ler nas entrelinhas e fazer deduções para interpretar o texto;
D- Permite ao leitor que se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.

QUESTÃO 5:
Não existe uma idade ideal para o aprendizado da leitura. Assim sendo a afirmativa que não é coerente com o processo de construção da leitura é:
A- As crianças aprendem a ler participando de atividades de uso da escrita junto com pessoas que dominam esse conhecimento.
B- Há crianças que aprendem a ler muito cedo, em geral porque a leitura passa a ter tanta importância para elas que não conseguem ficar sem saber.
C- É difícil um criança ler quando se espera dela o fracasso ou ela mesma não vê nenhuma finalidade na leitura.
D- A leitura é essencialmente um processo de decodificação da escrita.

QUESTÃO 6:
A decodificação também pode ser considerada uma estratégia de leitura, pois tal procedimento envolve:

A- A capacidade de prever o que está por vir.
B- Permite confirmar se a interpretação do texto está de acordo com a intenção do autor.
C- Permite que o leitor possa confirmar suas especulações sobre o texto.
D- Permite que o leitor possa decifrar letras, frases e textos escritos.
QUESTÃO 7:
É preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprenderem a ler, lendo.Considerando que uma grande quantidade de leitores, não conseguem interpretar o sentido das mensagens escritas no texto podemos afirmar que:
A- O professor se utiliza do conhecimento prévio que os alunos possuem para fazê-los anteciparem ou fazerem inferências no ato da leitura;
B- A leitura silenciosa é muito utilizada nas séries iniciais, para incentivar o aluno a interpretar com mais tranqüilidade os textos trabalhados;
C- Os professores alfabetizadores, ainda se utilizam de textos feitos exclusivamente para ensinar o aluno a ler, quase sempre priorizando a estratégia de decodificação;
D- Os professores trabalham com a diversidade de textos que circulam na sociedade, permitindo aos alunos a utilização das estratégias de leitura;

QUESTÃO 8:
Sobre a avaliação da leitura e a correção de erros é aconselhado ao professor o seguinte:

A- Que corrija imediatamente os erros de pronúncia de seus alunos para que estes não se cristalizem.
B- Que realize atividades onde os alunos leiam em voz alta, para serem avaliados com eficiência;
C-Que peça ao aluno para ler palavras por palavra para verificar se ele faz a correspondência entre os fonemas trabalhados.
D- Que ele proporcione aos alunos situações onde eles tenham que ler e verificar a própria interpretação do texto, corrigindo-a se necessário.

QUESTÃO 09:
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele. Afinal, nós lemos através do cérebro e não da visão. Assim sendo:
A- É preciso que garantir que as regras de fonologia sejam aprendidas e usadas para que o leitor faça a leitura do texto com eficiência.
B- Utilização do conhecimento prévio e do contexto para que a leitura se realize com eficiência.
C- É preciso que o leitor tente fazer uma leitura perfeita de cada palavra para que possa entender o texto todo.
D- Insistir para que as crianças não tentem adivinhar o que está escrito no texto.

QUESTÃO 10:
A verificação é uma estratégia que determina o nível de autonomia do leitor e deve ser incentivada antes mesmo de o aluno ter domínio da leitura convencional.Sua principal característica é:
A- São deduções e/ ou adivinhações baseadas em pistas fornecidas pelo próprio autor do texto;
B- Utiliza-se do contexto e dos conhecimento prévios doas alunos para se fazer deduções sobre o sentido do texto;
C- É a capacidade do aluno de converter letras em sons para efetivamente conseguir ler bem cada palavra e entender o texto;
D- Confirma ou não as especulações realizadas durante a leitura, facilitando a compreensão do texto.
QUESTÃO 11: ( Utilizando as estratégias de leitura)

A) Identifique a frase que indica a presença de ironia:
A- Minha mãe me ama 
B- Parabéns, professora !
C- Por favor !
D- Minha mãe me mima 
E- Ensine pra gente

B) Assinale a alternativa correta quanto ao que se pode inferir da leitura das tirinhas.

A- Mafalda entende que a leitura dada pela escola não é importante.
B- Mafalda entende que as relações familiares são mais importantes que outros assuntos.
C- Mafalda vê a leitura em sala de aula como uma obrigação inútil.
D- Mafalda é realmente mimada pela mãe.
E- Mafalda imagina que a professora tenha uma péssima relação com a própria mãe. 
 
OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:

-  No final da avaliação postada;
- Copiar o gabarito;
-  Clicar em comentários;
- Colar o gabarito;
-  Digitar suas opções escolhidas no gabarito;
-  Selecionar Perfil: Nome/URL;
-  Verificação de palavras;
-  Postar Comentário.
Seu comentário  será analisado e publicado.

Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

Aluno(a): 

Turma: 
 
1- A( ) B( ) C( ) D( )

2- A( ) B( ) C( ) D( )

3- A( ) B( ) C( ) D( )

4- A( ) B( ) C( ) D( )

5- A( ) B( ) C( ) D( )

6- A( ) B( ) C( ) D( )

7- A( ) B( ) C( ) D( )

8- A( ) B( ) C( ) D( )

9- A( ) B( ) C( ) D( )

10- A( ) B( ) C( ) D( )

11-
a- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )

b- A( ) B( ) C( ) D( ) E( )
Queridos alunos,
Que Deus sempre ilumine a vida de vocês com conhecimento e sabedoria para que seus caminhos possam ser trilhados com a firmeza necessária para se alcançar a verdadeira felicidade.

Doracineia C. Dutra

20 comentários:

  1. Avaliação 2

    1- B
    2- C
    3- A
    4- A
    5- D
    6- D
    7- C
    8- D
    9- B
    10- D
    11- a) B
    b) A

    ResponderExcluir
  2. Thayty Garcia 2002 CN7 de novembro de 2011 às 07:51

    Avaliação 2
    Questão 1: C
    Questão 2: D
    Questão 3: D
    Questão 4: C
    Questão 5: C
    Questão 6: D
    Questão 7: D
    Questão 8: D
    Questão 9: B
    Questão 10: D
    Questão :11 Letra A: E
    Letra B: C

    ResponderExcluir
  3. Avaliação 1
    1-b
    2-d
    3-b
    4-a
    5-d
    6-c
    7-c
    8-a
    9-b
    10-c
    11(a)-e
    11(b)-c

    ResponderExcluir
  4. Avaliação 2
    1-b
    2-d
    3-c
    4-d
    5-a
    6-d
    7-c
    8-d
    9-b
    10-a
    11-a)b
    b)c

    ResponderExcluir
  5. Taiguiana Ferreira 2002 cn7 de novembro de 2011 às 07:55

    Avaliação 2
    1: B
    2: C
    3: A
    4: A
    5: B
    6: A
    7: D
    8: D
    9: B
    10: D
    11a: E
    b: C

    ResponderExcluir
  6. PROVA 2

    R:1 B
    R:2 C
    R:3 A
    R:4 A
    R:5 B
    R:6 D
    R:7 A
    R:8 A
    R:9 B
    R:10 D
    R:11 B
    R:11 C

    ResponderExcluir
  7. 1-b
    2-a
    3-b
    4-a
    5-c
    6-d
    7-a
    8-b
    9-c
    10-c
    11a)B
    b)C

    ResponderExcluir
  8. Maria Carolina 2002CN7 de novembro de 2011 às 07:59

    Avaliação 2
    questão1:B
    2:A
    3:C
    4:A
    5:D
    6:D
    7:C
    8:D
    9:B
    10:D
    11-A:B
    11-B:C

    ResponderExcluir
  9. 1- B
    2- C
    3- A
    4- A
    5- D
    6- D
    7- C
    8- D
    9- A
    10- B
    11-a: B
    b: A

    ResponderExcluir
  10. Daiane Cardoso 2002CN7 de novembro de 2011 às 08:04

    Avaliação 1
    1-B
    2-B
    3-C
    4-A
    5-B
    6-D
    7-C
    8-A
    9-B
    10-C
    11- A) B
    B) A

    ResponderExcluir
  11. Kassiana Cristofore - 2001-CN7 de novembro de 2011 às 11:18

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Kassiana Cristofore

    Turma: 2001-CN

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x)

    3- A(x) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x)

    7- A( ) B( ) C( ) D(x)

    8- A( ) B( ) C( ) D(x)

    9- A( ) B(x) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x)

    11-
    a- A( ) B(x) C( ) D( ) E( )

    b- A(x) B( ) C( ) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  12. Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Ana Paula Machado

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x)

    3- A(x) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x)

    7- A( ) B( ) C(x) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(x)

    9- A( ) B(x) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x)

    11-
    a- A( ) B(x) C( ) D( )

    b- A(x) B( ) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  13. Joyce de Almeida Alves7 de novembro de 2011 às 11:20

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a):Joyce de Almaida Alves

    Turma:2001C.N

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x)

    3- A(x) B( ) C( ) D( )

    4- A(x ) B( ) C( ) D( )

    5- A( x) B( ) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x )

    7- A( ) B( ) C(x ) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(x )

    9- A( ) B(x ) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x)

    11-
    a- A( ) B( ) C( ) D( )E(x)

    b- A( ) B(x) C( ) D( )

    Eu achei as questões interesantes,espero que eu acerte>

    ResponderExcluir
  14. Gabarito – AVALIAÇÃO: 2


    Aluno(a): Ângela Kênia

    Turma: 2001 CN

    1- A() B(x ) C( ) D( )


    2- A( ) B( ) C( ) D(x )


    3- A(x ) B( ) C( ) D( )


    4- A( ) B( ) C(x) D( )


    5- A( ) B(x) C( ) D( )


    6- A( ) B( ) C( ) D(x)


    7- A(x) B( ) C( ) D( )


    8- A( ) B( ) C( ) D(x)


    9- A(x) B( ) C( ) D( )


    10- A( ) B( ) C( ) D(x)


    11-
    a- A( ) B( ) C(x) D( )


    b- A( ) B( ) C(x) D( )

    ResponderExcluir
  15. Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): BEATRIZ ROSA

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B(X) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(X)

    3- A(X) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(X) D( )

    5- A( ) B(X) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(X)

    7- A( ) B( ) C( ) D(X)

    8- A( ) B( ) C( ) D(X)

    9- A( ) B(X) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(X)

    11-
    a- A( ) B(X) C( ) D( ) E( )

    b- A(X) B( ) C( ) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  16. Laleska Rezende T:2001 CN7 de novembro de 2011 às 11:44

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Laleska Rezende Peçanha Guimarães

    Turma: 2001CN

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C(x) D( )

    3- A(x) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x)

    7- A( ) B(x) C( ) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(x)

    9- A( ) B( ) C( ) D(x)

    10- A( ) B( ) C( ) D(x)

    11-
    a- A( ) B( ) C(x) D( )

    b- A( ) B(x) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  17. Ana Carolina Fonseca Telles 2001-CN7 de novembro de 2011 às 11:52

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Ana Carolina Fonseca Telles

    Turma: 2001-CN

    1- A( ) B(x ) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x )

    3- A(x ) B( ) C( ) D( )

    4- A( x) B( ) C( ) D( )

    5- A(x ) B( ) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x )

    7- A(x ) B( ) C( ) D( )

    8- A( ) B( ) C(x ) D( )

    9- A( ) B(x ) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x )

    11-
    a- A( ) B(x ) C( ) D( ) E( )

    b- A(x ) B( ) C( ) D( ) E( )

    ResponderExcluir
  18. Júlia Cássia Viana 2001CN7 de novembro de 2011 às 11:53

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Júlia Cássia

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B(x ) C( ) D( )

    2- A( ) B( x) C( ) D( )

    3- A( ) B( ) C( ) D( x)

    4- A( x) B( ) C( ) D( )

    5- A( ) B(x ) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x )

    7- A( ) B( ) C( x) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(x )

    9- A( ) B( x) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(x )

    11-
    a- A( ) B(x ) C( ) D( )

    b- A( x) B( ) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  19. Flaviana dos Santos Silva7 de novembro de 2011 às 11:57

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a):Flaviana dos Santos Silva

    Turma: 2001C.N

    1- A( ) B(* ) C( ) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D( *)

    3- A(*)B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(* )

    5- A(* ) B( ) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D( *)

    7- A( ) B( ) C(* ) D( )

    8- A( ) B( ) C( ) D(* )

    9- A( ) B(* ) C( ) D( )

    10- A( ) B( ) C( ) D(* )

    11-
    a- A( ) B( ) C(* ) D( )

    b- A( ) B(*) C( ) D( )

    ResponderExcluir
  20. Laura Gloria - 2001 CN21 de novembro de 2011 às 09:31

    Gabarito – AVALIAÇÃO: 2

    Aluno(a): Laura Gloria

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B( ) C(x) D( )

    2- A( ) B( ) C( ) D(x)

    3- A( ) B(x) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )

    5- A( ) B(x) C( ) D( )

    6- A( ) B( ) C( ) D(x)

    7- A( ) B( ) C( ) D(x)

    8- A( ) B( ) C( ) D(x)

    9- A(x) B( ) C( ) D( )

    10- A( ) B(x) C( ) D( )

    11-
    a- A( ) B(x) C( ) D( ) E( )

    b- A( ) B( ) C(x) D( ) E( )

    ResponderExcluir