quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Atividade Avaliatória - 3001 e 4001 CN


Disciplina: CDP  Ensino Fundamental
Turma: 3001 e 4001 CN
Professora: Mileane

Obs.: Enviar o gabarito para o e-mail: mileane@yahoo.com.br






O que você sabe das teorias de aprendizagem?
1. No âmbito educacional, a mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida pelo pensamento:

 a) Inatista
 b) Marxista
 c) Crítico social
 d) Construtivista
 e) Estruturalista

2. Organizar a prática pedagógica com base no modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.
De acordo com essa concepção de ensino, quais afirmações abaixo são corretas?

I. É preciso rejeitar diferenças no nível de aprendizado entre os alunos.
II. É fundamental analisar o conhecimento prévio dos alunos.
III. Favorecer a segregação de alunos na sala de aula é tarefa do professor
IV. Deve-se sobrepor os objetivos de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
V. Deve-se favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos.

 a) I
 b) I e II
 c) II e III
 d) II e V
 e) Todas

3. "Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

 a) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino. 

 b) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino. 

 c) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação,devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.

 d) A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. 

 e) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

4. "Os significados que o aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor quem determina, com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção". César Coll Salvador, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações).
Com base nas ideias expressas, classifique os itens abaixo em certo ou errado:

I. O papel do aluno no processo ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor com base no currículo da escola.
II. O papel do professor é central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
III. Os conteúdos de aprendizagem são intrinsecamente passíveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito do ponto de vista científico.
É correto afirmar que:

 a) A afirmativa I é correta.
 b) A afirmativa II é correta.
 c) A afirmativa III é correta.
 d) As afirmativas I e III são corretas.
 e) Todas são corretas.

5."Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

 a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
 b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
 c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
 d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
 e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.

6. O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria:

 a) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. 
  b) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes.
 c) Comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos.
 d) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada nas relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.
 e) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada em processos ambientais e estímulos que ali se façam presentes.

7. Vygotsky foi um dos teóricos interacionistas na área da Psicologia que tem influenciado pesquisas e práticas pedagógicas. Sobre suas concepções em relação ao desenvolvimento da criança, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

 a) Para Vygotsky a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.
 b) A construção do pensamento, de acordo com Vygotsky, ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos elaborados na história humana.
 c) Segundo a perspectiva vigotskiana, os signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente.
 d) Entre outros signos, a apropriação pela pessoa da linguagem de seu grupo social constitui o processo mais importante no seu desenvolvimento.
 e) De acordo com Vygotsky, o pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.

8. De acordo com Wallon, podemos afirmar que:

 a) A criança é essencialmente cognitiva e gradualmente vai constituindo-se em um ser socioemocional.
 b) As trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo objetivo", por pelo menos três anos.
 c) Posterior ao surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva.
 d) No início do desenvolvimento existe uma preponderância do social, posteriormente o biológico adquire maior força.
 e) No primeiro ano de vida, a criança interage com o meio regida pela afetividade, isto é, o estágio impulsivo emocional, definido pela simbiose afetiva da criança em seu meio social.

9. Julgue os itens abaixo como verdadeiro ou falso segundo a classificação dos objetivos de ensino no que se refere aos domínios.

I. ( ) O professor deve dar mais importância ao desenvolvimento intelectual do que aos aspectos afetivos e psicomotores.
II. ( ) Dependendo do contexto e das pessoas que partilham uma relação social, o significado e a manifestação das emoções mudam.
III. ( ) Na sala de aula, deve-se planejar o desenvolvimento da inteligência e deixar que o da afetividade e o psicomotor aconteçam espontaneamente.
IV. ( ) Na aprendizagem devem ser considerados os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

A sequência correta é:

 a) F-F-F-V
 b) F-V-V-F
 c) V-F-F-V
 d) F-V-F-V
 e) V-V-V-F

10. O trecho a seguir revela as influências de um importante teórico para a aprendizagem: "A afetividade e a inteligência caminham juntas desde o primeiro ano de vida da criança. Esse período, denominado 'impulsivo emocional', é marcado pelas relações emocionais do bebê com o ambiente. A afetividade dá lugar ao desenvolvimento cognitivo quando a criança começa a construir a realidade por meio do que chamou de 'inteligência prática ou das situações'. É interessante que a escola considere os níveis do desenvolvimento cognitivo da criança e suas necessidades afetivas a fim de melhor orientar suas ações educativas".

Assinale o teórico responsável por essas ideias.

 a) Freud.
 b) Piaget.
 c) Wallon.
 d) Vygotsky.
 e) Winnicot.

3 comentários:

  1. Laura Gloria - 3001 CN7 de dezembro de 2012 às 01:20

    1- D
    2- D
    3- C
    4- C
    5- A
    6- A
    7- E
    8- E
    9- D
    10- C

    ResponderExcluir
  2. Ângela Kênia 3001 CN9 de dezembro de 2012 às 19:49

    1-Letra d
    2-Letra d
    3-Letra c
    4-Letra a
    5-Letra a
    6-Letra a
    7-Letra e
    8-Letra b
    9-Letra d
    10-Letra c

    ResponderExcluir
  3. Thamyres Moraes - 3001CN9 de dezembro de 2012 às 22:35

    1)d
    2)d
    3)c
    4)c
    5)a
    6)a
    7)e
    8)e
    9)d
    10)c

    ResponderExcluir