terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Saerj para 3ª série do Ensino Médio será no dia 10








A Secretaria de Estado de Educação marcou para o próximo dia 10 a aplicação das novas provas do Saerj para as turmas da 3ª série do Ensino Médio. A decisão ocorreu após os diretores regionais Pedagógicos opinarem sobre a participação dos estudantes, que é maior em uma segunda-feira.

A segurança do processo foi outro fator levado em conta, uma vez que, dessa forma, haverá mais tempo para a preparação e logística das provas.

O cancelamento da prova para a 3ª série do Ensino Médio, que ocorreria no último dia 29, se deu devido ao fato de uma diretora de um colégio em Piedade violar os lacres de um dos malotes e vazar o conteúdo da prova. Eram 21 modelos diferentes de prova e só um foi violado, sendo anulado no mesmo dia.

A diretora foi imediatamente exonerada, foram abertos inquérito administrativo e policial e sindicância para apurar a violação.

Uma equipe da subsecretaria de Gestão do Ensino, ao receber a denúncia da Faetec, foi até a unidade escolar ouvir a direção, que fica responsável pelo malote até o momento da prova, e comprovou que a violação aconteceu dentro do colégio. A diretora admitiu o ato ilícito.

A violação ocorreu em um modelo de prova de Português. Ao todo, são 21 modelos diferentes de provas. Mesmo assim, para garantir a segurança e credibilidade do exame, todas as provas para a 3ª série do Ensino Médio foram suspensas.

A Seeduc informa que cada malote possui dois lacres – só abertos na hora da aplicação da prova -; os fiscais são externos; e que as provas são nominais, tendo a Secretaria a relação de cada aluno que faria aquele exame.

A elaboração do Saerj é feita pela Universidade Federal de Juiz de Fora/Caed.


Nenhum comentário:

Postar um comentário