segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atenção! Turma 3001 CN



 Disciplina:  Práticas Pedagógicas e Iniciação a Pesquisa
Professora: Doracineia C. Dutra
 Proposta: Realizar a atividade e postar em comentários  
até o dia 23/11/2012.

Os 10 Grandes Impactos das Mídias Sociais na Educação


As redes sociais chegaram para ficar. O Facebook conta com mais de 800 milhões de usuários ao redor do mundo, enquanto o Twitter atrai mais de 200 milhões de pessoas. Não podemos esquecer também das outras redes, como Youtube, Orkut, MySpace
 e até mesmo os blogs.
Não há dúvidas quanto ao envolvimento dos alunos com todas essas ferramentas online, porém, quais os efeitos disso? Abaixo separamos um breve comparativo entre os pontos positivos e os negativos dessa relação dos jovens com as mídias sociais.
Essa é uma boa visão para que pais e educadores saibam como conter e evitar os possíveis efeitos negativos e reflitam sobre maneiras de explorar os impactos positivos.
Confira!

Possíveis Pontos Negativos
1. Muitos estudantes não sabem lidar com a grande oferta de informações disponível na internet. Alguns tomam tudo o que lêem na web como verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de olhar crítico perante o que lhes é apresentado.
2. O jovem de hoje é multifuncional, faz tudo ao mesmo tempo, porém, isso pode ter consequências negativas se não for bem administrado. O acesso às redes sociais durante os momentos de estudo, por exemplo, pode causar distração e interferir no desempenho acadêmico.
3. O excesso pode ser arriscado. Ao gastarem horas e horas nas redes sociais, os jovens deixam de interagir cara-a-cara e isso pode prejudicá-los no convívio em sociedade. Com menos interações “reais”, eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida (a internet não exige entonações, linguagem corporal, etc). O mundo “offline” jamais pode ser substituído pelo online.
4. A popularidade das redes sociais e a velocidade que é característica ao mundo online criaram novas maneiras de escrever e falar, enfim, transformaram a língua portuguesa, dando a ela, novos aspectos e sentidos. Isso pode interferir na qualidade de redação desses jovens. A linguagem da internet ainda não foi naturalizada como padrão em nossa sociedade, ela ainda se limita ao meio online. Trabalhos escolares, por exemplo, ainda exigem a linguagem formal. Contudo, palavras como “vc”, “eh”, “baum” acabam aparecendo em trabalhos acadêmicos e os jovens, por muitas vezes desconhecerem a escrita formal, acabam dependendo de corretores automáticos.
5. Muitos estudantes não pensam antes de postar algum conteúdo na internet. É preciso lembrar, porém, que tudo o que escrevemos na web pode ser visto e logicamente, julgado. Posts com conteúdos comprometedores podem trazer complicações ao aluno ao longo de sua caminhada acadêmica e profissional. Algumas escolas, por exemplo, procuram informações prévias sobre futuros alunos e dependendo do que encontram, o estudante pode ser prejudicado. A internet é um livro aberto, por isso, orientar o jovem nesse aspecto é essencial.

Possíveis Pontos Positivos
1. As mídias sociais aumentaram a interatividade e a possibilidade dos alunos se expressarem e colaborarem com a produção de informação. A dinâmica rápida (quase instantânea) do mundo online, deu ao jovem a capacidade de desenvolver pensamento rápido, qualidade que é extremamente apreciada na realidade em que vivemos.
2. As redes sociais ensinam os jovens importantes situações do mundo real. Por exemplo, a noção de “rede de contatos” é exercitada por meio de comunidades como Facebook e isso pode ajudar o jovem ao longo de sua vida. Ser capaz de criar redes de contato sólidas é extremamente importante para o desenvolvimento tanto pessoal, como profissional e acadêmico.
3. Pelo enorme contato que possui com as novas tecnologias, o jovem de hoje as domina completamente. Esse domínio é muito útil, já que hoje o andamento do mundo depende dessas novas tecnologias. Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela frente.
4. Desenhar um perfil online hoje em dia é fácil. Construir e desconstruir tornou-se parte da vida desses jovens. Eles fazem perfis, definem quem são, apagam perfis, somem e aparecem quando bem entendem. Essa dinâmica proporciona a flexibilidade. Com esse movimento constante, eles controlam o que querem ser e quando querem ser. Isso pode ser relevante para situações do dia-a-dia e ao longo da vida, em que, muitas vezes, devemos assumir determinados comportamentos, dar nossa opinião, nos calarmos, enfim, sermos flexíveis e nos adaptarmos aos diferentes cenários que nos são impostos.
5. A internet abre um mundo favorável à criatividade. Ter seu próprio blog ou seu site de fotos, por exemplo, dá abertura para que o jovem se expresse e mostre seu talento. Ao compartilhar com os outros, ele tem um feedback instantâneo sobre a sua produção, o que pode motivá-lo e até mesmo ajudá-lo a construir e seguir sonhos e objetivos.

(O texto que você leu é uma adaptação da matéria “The 10 Best and Worst Ways Social Media Impacts Education“)

O que você acrescentaria ou tiraria da lista?

 Deixe um comentário  no BLOG com a sua opinião!

24 comentários:

  1. Os pontos negativos ressaltados foram bastante importantes e necessários. Ainda acrescentaria mais dois pontos negativos, a internet muitas vezes pode ser muito perigosa, você pode estar conversando com alguém e não saber quem realmente é a outra pessoa que está do outro lado, outro ponto negativo também importante é manter o computador protegido dos vírus, pois os vírus podem invadir e descobrir muitas coisas que estão no computador.
    Os pontos positivos levantados devem ser bastante levados em conta. Acrescentaria ainda que por meio da internet a aula pode ficar mais atrativa fazendo com que os alunos fiquem um tempo maior concentrados nos conteúdos propostos.

    ResponderExcluir
  2. Thayty Aparecida - 3001CN15 de novembro de 2012 20:08

    Tiraria : 2. O jovem de hoje é multifuncional, faz tudo ao mesmo tempo, porém, isso pode ter consequências negativas se não for bem administrado. O acesso às redes sociais durante os momentos de estudo, por exemplo, pode causar distração e interferir no desempenho acadêmico.

    ResponderExcluir
  3. Pontos positivos: Eu tiraria da lista o nº 2 não acho EXTREMAMENTE IMPORTANTE ter redes de contatos sólidas. Tem pessoas que têm um "amigo" há vários anos que nem conhece ou sequer conversa. Outras, têm mil e poucos amigos e não tem nem oq falar, porque simplesmente não os conhecem.
    O nº3. Na minha opinião, dominar completamente as tecnologias não significa estar pronto para as exigências que virão pela frente. Muitos sabem tudo sobre a Internet, mas na hora de fazer um concurso, não passam. O domínio das tecnologias é essencial, mas não é o suficiente!!
    O nº4 O fato de poder ser quem quiser no perfil, não define verdadeiramente quem eu sou. E não posso comparar essa troca de personalidade, com a realidade em que vivo. São coisas completamente diferentes. Não acho certo pessoas que colocam no perfil coisas que não condizem com que realmente são. Exemplo, se moro em Porciúncula, pra que vou colocar que moro nos EUA?! É através disso, que muitos pedófilos conseguem enganar e cometer atrocidades.Fica a dica: Coloque no seu perfil o que você realmente é!

    ResponderExcluir
  4. Daiane Cardoso 3001CN19 de novembro de 2012 12:46

    Não acrescentaria e nem tiraria nada, tudo que está falando é realmente o que acontece de fato.

    ResponderExcluir
  5. Creuziene Aparecida - 3001 CN19 de novembro de 2012 15:15

    Não acrescentaria nada a mais que isso e nem tiraria,pois no texto já mostra os pontos positivos e negativos do envolvimento dos estudantes com a internet,mais acho que muitos estudantes hoje que tem acesso a internet não sabe usa-ló na forma correta pois as vezes fazem o uso dela dentro da sala de aula e isso atrapalha no desempenho deles.

    ResponderExcluir
  6. Maria Iêda Zambotti Carvalho19 de novembro de 2012 15:41

    Absolutamente nada. O texto é ótimo, e muito completo, realmente traz todos os pontos positivos e negativos que a mídia social afeta em nossas vidas, principalmente ao se tratar da vida escolar. Apenas devemos ficar atentos para que os pontos negativos não sejam maiores que os positivos.


    ResponderExcluir
  7. Marcella Lima - turma 3001 CN19 de novembro de 2012 15:44

    O texto é vem explicando muito bem o que acontece com os jovens na sua "vida virtual" e real. Acho que não há nada que tirar, pois tudo que esta ali é verdade, e o que deveria ser acrescentado outras consequências que podem causar ao aluno, ao não utilizar a internet de forma que correta.

    ResponderExcluir
  8. Maria Franzini, 3001 CN19 de novembro de 2012 16:05

    Achei o texto super interessante, já que tudo o que foi exibido é realmente verdadeiro, por isso não tiraria nada. Apenas acrescentaria nos pontos negativos o risco que os indivíduos correm ao postarem certos tipos de fotos nas redes sociais, pois com essa falta de privacidade na internet, ficou fácil difamar a imagem das pessoas.

    Aluna: Maria Franzini, 3001 CN.

    ResponderExcluir
  9. Dayana Durval-3001CN19 de novembro de 2012 17:44

    Não tiraria nada, já que tantos os pontos negativos, quantos os positivos indicam como é o contato do jovem com o mundo tecnológico. Acrescentaria apenas que o uso a internet possibilita conhecer e rever pessoas de longe e como nele diz, a criatividade aflora ainda mais, através da criação de novas técnicas que surgem pelas informações.É importante lembrar que o uso da mídia, possibilita tanto o aluno quanto o professor a ter uma disponibilidade para com as aulas de maneira atrativa e segura, quando se sabe usá-la.

    ResponderExcluir
  10. Paola Silva de Freitas . 3001 cn19 de novembro de 2012 17:58

    Acrescentaria:
    Que um dos pontos negativos e muito sério que existe no mundo virtual é a facilidade da prática da Pedofilia,o que é algo muito triste e que por sua vez se tornou corriqueiro em nossa sociedade, outro ponto importante à ressaltar é o fato que muitos Pedófilos começam a praticar suas ações através de redes socias . A internet é algo bom,porém nos proporciona riscos,por isso é de extrema importância que os pais fiscalizem seus filhos e monitorem o que os mesmo estão fazendo,pois é "melhor prevenir do que remediar" . Paola Silva de Freitas 3001 CN

    ResponderExcluir
  11. Laleska Rezende Peçanha Guimarães20 de novembro de 2012 11:05

    Acrescentaria como ponto positivo a disponibilidade de informações expressas na internet, os alunos hoje em dia tem acesso a qualquer informação praticamente imediata, porém, essa disponibilização tem pontos negativos também, como por exemplo o mal uso das mesma informações.
    Acrescentaria como ponto negativo o perigo que a internet nos proporciona, como no caso de pedófilos que utilizam desse meio para colocar em prática seus "crimes", e os pais pensam que seus filhos estão seguros por estarem dentro de caso e aos olhos dos mesmos !

    Aluna: Laleska Rezende Peçanha Guimarães nº:19 turma: 3001CN

    ResponderExcluir
  12. BEATRIZ ROSA 3001 CN20 de novembro de 2012 11:29

    Não tiraria e nem acrescentaria nada,pois tudo o que foi descrito, tanto nos aspectos positivos, quanto nos negativos, percebemos o quanto a mídia tem influenciado no comportamento, no social e na personalidade humana, mas é importante ressaltar que o mesmo só irá influenciar de forma negativa, se nos deixarmos ser influenciado.

    ResponderExcluir
  13. Lennon - 3001 CN
    Não vejo problemas em gostar das redes sociais, de estar em contato com as tecnologias. O que não pode é passar dos limites, não se pode abrir mão de momentos como sair, ler um livro, conversar com os amigos cara a cara enfim conviver no mundo real. Não pode prejudicar seus estudos,sua relação com as pessoas para ficar o tempo todo offline isso sim é prejudicial.

    ResponderExcluir
  14. A tecnologia e com ela a internet trouxe grandes avanços para o mundo que causa impactos, tanto positivos quanto negativos, o texto defende muito bem os dois argumentos mais eu acrescentaria como uma ajuda a intervenção do professor no processo da aprendizagem com essa tecnologia, pois a internet nunca substituirá seu papel, o Professor deve ser o intermediador entre o educando e as novas tecnologias e em casa os pais assumiriam esse papel, com isso esse novo meio de comunicação seria um grande beneficio para o desenvolvimento do indivíduo.

    ResponderExcluir
  15. Não tiraria nada da lista pois ela está totalmente de acordo com a realidade dos jovens neste mundo globalizado.Mas acrescentaria muito mais itens nesta lista como por exemplo nos Aspectos Positivos. Diria que a internet nos fornece muito entretenimento, atratividade, globalização e uma enorme facilidade de informações,já dentro dos Aspectos Negativos acrescentaria além do que foi dito sobre a falta de atenção do jovem, do empobrecimento de sua língua, da falta de diálogo daqueles que na internet viciaram,está também o comodismo que muito dos jovens ao invés de ver algo produtivo e que aumente seus horizontes quando navegam, eles não se interessam e ficam no "tanto faz", como se lá na frente quando precisassem realmente das coisas, tudo seria fácil ,o que na verdade não acontece.

    ResponderExcluir
  16. Laura Gloria - 3001 CN21 de novembro de 2012 22:51

    A internet tem sim seus pontos positivos e negativos, mas vejo muito mais positivo a negativos. Contudo somos obrigados e admitir que a facilidade e a rapidez da internet nos auxilia muito. O que antes demoraria meses pra chegar ao outro lado do mundo com a internet chega em centésimo de segundos. Porém em pontos negativos pode ser o mal uso dos recursos e o português que começa a ficar escasso e isso começa a fazer parte do seu dia-a-dia, não sabendo a hora de escrever o certo e isso se souber como é o certo.
    Tudo tem lado positivo e negativo, basta saber quais são esses e usar os recursos para o progresso e não para o regresso.

    ResponderExcluir
  17. Bom é muito difícil falar se as redes sociais são boas ou ruins só sei que nesse mundo globalizado as tecnologias só vem ganhando mais espaço e o jovens cada vez mais conectado. Entretanto se olharmos no passado o homem fazia tudo é hoje o homem tem que saber conduzir a maquina.E pra esses jovens que curte ficar no computador em redes sociais e muito mais pratico pra ele aprender a governar uma maquina.Mas também o prejudica por causa da escrita que eu acho que é a pior parte porque muitas vezes queremos escrever certo e acabamos por abito que temos tais como vc, pq,tmb... e assim vai então como futura professora tenho que olhar mais critico para mídias sociais dentro da minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  18. GISLAINE DUARTE 3001 CN22 de novembro de 2012 21:34

    Em discussão desse assunto eu sou bastante eclética pois a internet tem sim os seus pontos positivos e negativos e o que realmente define se ela é boa ou não é o uso que você faz dela se soubermos usar ela será totalmente benéfica a nós mas se ocorrer o contrário as consequências virão.

    ResponderExcluir
  19. Júlia Cássia - 3 001CN23 de novembro de 2012 13:13

    Não acrescentaria nem tiraria nada. A internet é sem dúvida o meio de comunicação e interação mais utilizado no mundo globalizado. E como tudo na vida existe seus prós e contras com essa tecnologia também não seria diferente. Cabe a nós, internautas adequá-la a nossa vida de modo que só acrescente. E não podemos esquecer que nós Professores temos a mídia, uma ferramenta de muitíssimo valor quando o assunto é Educação Construtivista. Devemos explorá-la, de modo que o aprendizado seja divertido e interessante e acima de tudo prenda a atenção dos alunos.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com tudo em partes,penso que não se aplica à uma totalidade.Creio que muitas pessoas levam o mundo virtual com bastante seriedade,não sabendo assim,discernir "os dois mundos".Com os avanços gerados em torno da tecnologia é preciso analisar e balancear o que se deve ou não.
    "Ao educar para o uso dessas tecnologias,há aspectos que são de natureza socioafetiva,e não simplesmente cognitiva.Um jovem que tenha centenas de "amigos ou seguidores" numa rede social pode carecer de amigos com quem partilhe sentimentos olhando nos olhos,troque observações sobre questões sociais ou ambientais e faça arte,experimentações ou esportes coletivos".
    Os dias atuais está carecendo de muito afeto,convivência,mas se tudo isso estiver em equilíbrio dá para conciliar com o "novo mundo".

    ResponderExcluir
  21. O texto esta completo e nao acrescentaria complemento algum. Acredito que o necessario ja foi dito.Maria Carolina

    ResponderExcluir
  22. O texto esta completo e nao acrescentaria complemento algum. Acredito que o necessario ja foi dito.Maria carolina

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante do texto, não acrescentaria e nem tiraria nada, pois é mostrado muito bem o que acontece com os jovens neste mundo virtual.

    ResponderExcluir
  24. Bom hoje em dia a inernet tem sido muito ultilizda em redes sociais em facebook,orkut,msn entre outros muitas pessoas ultizam mais ela para redes sociais do que pesquisas ou trabalhos bem acho que todos nos deveriamos dar mais importancia e nao so usar a internet para redes socias e sim usa-la para estudar ficar por dentro de noticias. Mas tambem nao adianta nada voce pegar o que ta na internet copiar colar e nao ler o que ta dizendo pois voce nao esta aprendendo entao por isso nos temos que valorizar o que a gente tem maos.

    ResponderExcluir