quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM - chegou a hora

Veja algumas dicas dos alunos que vão fazer a prova e de um professor.

"Dedicação é fundamental para passar no Enem", diz professor

 Os quase seis milhões de alunos que vão fazer as provas do Enem no final de semana estão apreensivos, principalmente com o tempo para resolver as questões. E a estratégia também ajuda. É muita matéria, muito estudo. E muitas pessoas perdem o sono pensando na corrida contra o relógio.
Três minutos para cada questão. “Se levar mais do que isso é capaz de não conseguir terminar a prova”, afirma um estudante.
“Por ele ser extenso e são muitas questões, elaboradas, às vezes confunde. O estresse também. Primeiro que é decisivo para a sua vida”, diz Mariana Francis, estudante.
É fácil entender porque tanta gente está preocupada. Sábado e domingo quase 5,8 milhões de estudantes vão receber as provas para responder. São 90 questões para responder em cada dia, mais a redação.
Algumas instituições aboliram o vestibular e o Enem é a única forma de ingresso na faculdade
Em outras, o exame corresponde a primeira fase da seleção.
“Hoje em dia o aluno consegue fazer apenas uma inscrição e conseguir entrar em qualquer universidade do Brasil. Isso já é um ponto positivo”, afirma Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica.
Jussara quer uma das vagas da Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo. Deixou o trabalho e estuda 12 horas por dia: seis no cursinho e outras seis em casa. “Você tem que ter uma dedicação, saber de tudo um pouco, estar atualizado do que está acontecendo no mundo hoje em dia, das atualidades. É importante essa dedicação”.
Mas tem algum segredo para ir bem? É estudar mais. “A dedicação é fundamental, independentemente das cotas. As nossas dicas para os nossos alunos é sempre estudar muito, mas ter alguns cuidados especiais no dia da prova, principalmente com a alimentação e o horário. Façam uma refeição leve, nem pensar em feijoada. É possível levar uma barrinha de cereal ou chocolate, e muita água é sempre permitido e indicado”, afirma Cláudio Paris, professor.
“A prova começa às 13h de Brasília. Preste atenção no trânsito, que pode estar complicado no caminho. O próprio Inep pede que os alunos cheguem uma hora antes. É interessante visitar o local da prova com antecedência e saibam vias alternativas. Deixe a balada da sexta-feira para depois do Enem”, brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário