segunda-feira, 26 de março de 2012

ATENÇÃO ALUNOS! Turmas: 2001 e 2002 CN




Atividade Avaliatória destinada 
às Turmas 2001 e 2002 CN


Professora: Mileane Andrade Azevedo




Acesse o link abaixo para visualizar o slide.




 1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno? 


2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo? 


3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento? 


4- O que é um problema matemático?


 5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática. 

    ATENÇÃO!     

As respostas devem ser enviadas para o e-mail: 
mileane@yahoo.com.br até o dia 05/04/2012.


12 comentários:

  1. ACHEI BEM LEGAL, MUITO DIFERENTE

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  2. Muito bem elaboradas as questões, ficaram otimas!

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  3. Fico feliz por ter gostado... temos que nos tornar professores antenados... Abração, Mileane

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  4. Lilian Bizarro 2002 CN3 de abril de 2012 às 18:47

    adorei fazer trabalho online espero que fazemos muitos ainda.

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  5. natália marques/2002CN3 de abril de 2012 às 19:38

    gostei muito das questões, pois estão bem estruturadas

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  6. natalia marques 2002 CN3 de abril de 2012 às 19:42

    gostei muito das questões,pois estão bem estruturadas

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  7. Talita Costa De Souza - 2002 C.N3 de abril de 2012 às 20:00

    Talita Costa De Souza - 2002 C.N
    1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno?
    Apresenta o conteúdo oralmente , partindo de definições , exemplos e demonstrações. Seguido de exercício de aprendizagem , fixação e aplicação .
    2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo?
    Conhecendo as condições sócio-culturais, expectativas e competências cognitivas escolhe os problemas que facilitam a construção do conhecimento.
    3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento?
    Perceber que além de buscar uma solução para uma situação proposta, devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.Saber explicitar o próprio pensamente e compreender o pensamento do outro.Discutir dúvidas e assumir que as soluções dos outros fazem sentido; persistir na tentativa de construir as próprias idéias.
    4- O que é um problema matemático?
    Um problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolve-lo, ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. O fundamental é que o resolvedor tenha de inventar estratégias e criar idéias; ou seja: pode até ocorrer que o resolvedor conheça o objetivo a chegar, mas só estará enfrentando um problema se ele ainda não tem os meios para atingir tal objetivo.
    5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática.
    Sou contra. As pessoas precisam aprender contas, não apenas para saber contar dinheiro, mas há cálculos que são inviáveis realizá-los na calculadora.A calculadora deve ser uma auxiliar. Concordo quando a idéia é agilizar, mas a maioria entende que máquina substitui o cérebro, delegando a atividade de pensar a ela.O vício do uso de ferramentas de cálculo (vício facílimo de adquirir) causam os maiores vexames possíveis, principalmente quando falta luz, a bateria do celular acaba e não há calculadora com a pessoa, fazendo contas simples terem resultados absurdos (já vi muitas cenas bizarras com pessoas que realizam trabalhos que são puramente matemática).Então, ainda prefiro o método tradicional que dá base para resolver os demais. É demorado? Sim, mas consegue-se chegar ao resultado da mesma forma e ainda fica mais craque.

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  8. Karolyna Folly 2001 CN3 de abril de 2012 às 20:27

    Ficou bem legal, muito interessante, as questões ficaram bem elaboradas.

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  9. Talita Costa De Souza - 2002 C.N4 de abril de 2012 às 18:23

    Juliana vc postou as minhas respostas não era pra ter postado kkkk , apaga e eu vou mandar de novo !

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  10. Talita Costa De Souza - 2002 C.N4 de abril de 2012 às 18:24

    Talita Costa De Souza - 2002 C.N
    1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno?
    Apresenta o conteúdo oralmente , partindo de definições , exemplos e demonstrações. Seguido de exercício de aprendizagem , fixação e aplicação .
    2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo?
    Conhecendo as condições sócio-culturais, expectativas e competências cognitivas escolhe os problemas que facilitam a construção do conhecimento.
    3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento?
    Perceber que além de buscar uma solução para uma situação proposta, devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.Saber explicitar o próprio pensamente e compreender o pensamento do outro.Discutir dúvidas e assumir que as soluções dos outros fazem sentido; persistir na tentativa de construir as próprias idéias.
    4- O que é um problema matemático?
    Um problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolve-lo, ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. O fundamental é que o resolvedor tenha de inventar estratégias e criar idéias; ou seja: pode até ocorrer que o resolvedor conheça o objetivo a chegar, mas só estará enfrentando um problema se ele ainda não tem os meios para atingir tal objetivo.
    5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática.
    Sou contra. As pessoas precisam aprender contas, não apenas para saber contar dinheiro, mas há cálculos que são inviáveis realizá-los na calculadora.A calculadora deve ser uma auxiliar. Concordo quando a idéia é agilizar, mas a maioria entende que máquina substitui o cérebro, delegando a atividade de pensar a ela.O vício do uso de ferramentas de cálculo (vício facílimo de adquirir) causam os maiores vexames possíveis, principalmente quando falta luz, a bateria do celular acaba e não há calculadora com a pessoa, fazendo contas simples terem resultados absurdos (já vi muitas cenas bizarras com pessoas que realizam trabalhos que são puramente matemática).Então, ainda prefiro o método tradicional que dá base para resolver os demais. É demorado? Sim, mas consegue-se chegar ao resultado da mesma forma e ainda fica mais craque.

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  11. Talita Costa De Souza - 2002 C.N4 de abril de 2012 às 18:32

    As atividades ficaram muito legais , é um trabalho diferente , seria legal se mais professores fizessem trabalho pelo blog.

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  12. Samara Lourenço- 2002 CN4 de abril de 2012 às 23:05

    Parabéns pelo questionário! Ficou excelente !

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