sexta-feira, 1 de julho de 2011

SUGESTÃO DE AULA - História

Reprodução

  História do Brasil  

Pero Vaz de Caminha e sua carta

 

 

Érica Alves da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação 

 

Introdução

 

Considerada por alguns estudiosos como o primeiro documento da literatura brasileira, a carta de Pero Vaz de Caminha pode ser utilizada como um documento histórico valioso para se entender, no processo de colonização do Brasil, as dificuldades em reconhecer o "outro", ou seja, aquele que é diferente de nós. Além disso, a leitura da carta possibilita um primeiro contato com a técnica da análise documental.

Objetivos

 

1. Análise de documento: carta de Pero Vaz de Caminha.
2. Conhecer os interesses econômicos e religiosos dos colonizadores.
3. Identificar a dificuldade de valorização do "outro", ou seja, de uma cultura diferente da nossa.
4. Conhecer os aspectos que faziam de Portugal uma região privilegiada para a exploração dos oceanos.

Estratégias

 

1. Crie para os alunos uma viagem imaginária, na qual eles sejam os viajantes que viverão a situação proposta por você. Descreva aspectos da passagem do século 15 para o 16, quando é escrita a carta de Caminha. É importante que você enfatize as inseguranças em relação ao mar, os objetivos econômicos de se encontrar novas terras, as condições econômicas, sociais e religiosas da Europa e como essas condições se repetiram, ou não, nas terras descobertas.
2. Terminada a história, peça que os alunos escrevam uma carta relatando o encontro entre os europeus e os nativos. Alguns devem ser os que chegam ao novo território e outros devem escrever da perspectiva dos povos indígenas.
3. A seguir, peça que os alunos formem duplas. Em cada dupla, um aluno escreveu sob a perspectiva do europeu e outro do indígena. As duplas devem ler as duas produções escritas.
4. Depois das leituras, levante questões diversas, a fim de que os alunos visualizem as dificuldades para se compreender uma cultura diferente da nossa.
5. Por fim, leia trechos da carta de Pero Vaz de Caminha, contextualize as informações e retome as questões sobre a dificuldade de se valorizar e respeitar o "diferente". Neste momento, esclareça o que fazia de Portugal o país pioneiro na exploração dos mares.

Atividades

 

1. Distribua à classe trechos da carta de Pero Vaz de Caminha e peça que os alunos identifiquem, no documento, as informações mais importantes sobre as intenções dos exploradores. Peça que os grupos apresentem suas conclusões.
2. Oriente os grupos para que escrevam pequenas peças teatrais, enfocando as dificuldades ocorridas durante os primeiros encontros entre portugueses e nativos. Depois de ensaiadas, as peças devem ser apresentadas à classe.

Sugestão

 

A carta de Pero Vaz de Caminha pode ser mais bem abordada se forem realizadas leituras de outros viajantes que exploraram o continente americano.
Além disso, a edição citada abaixo, pelo fato de também apresentar o fac-símile, permite a alunos e professores maior clareza em relação ao documento:
CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha: reprodução fac-similar do manuscrito com leitura justalinear. Antônio Geraldo da Cunha, César Nardelli Cambraia e Heitor Megale. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, 1999.

*Érica Alves da Silva é historiadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário