quarta-feira, 18 de maio de 2011

Horta VIVA, alimentos sadios!


 Revitalização da horta do Instituto de Educação

O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. 

No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.

 ---------------------------------------------------------------------------

O Instituto de Educação, que atende alunos  do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Modalidade CES, terá um espaço revitalizado para contato com a natureza. Teve início em abril (17), a recuperação da horta da unidade escolar. Cerca de 20 pessoas envolvidas, ( alunos e voluntários da comunidade)  e o funcionário Glauber  Sebastião da Conceição com o apoio da Direção.

"Depois de retirar o mato, reformulamos os canteiros paras o plantio.  Foi semeada várias sementes onde germinaram várias mudas que serão  distribuídas na comunicadade. Os alunos participarão dos cuidados no dia a dia, como regar as plantas e cultivá-las, afirmou o funcionário idealizador e colaborador do projeto Glauber Sebastião da Conceição."
Com o  plantio realizado habitualmente na hortas escolare,  além do contato com a natureza os jovens podem comer os alimentos cultivados. 
 Outro  aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico e mental como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza.


PARABÉNS PELA INICIATIVA!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário