terça-feira, 19 de abril de 2011

Memórias de minha alfabetização


                          

Trabalho orientado pela professora
- Doracinéia C. Dutra -

Disciplina

Processo de Alfabetização e Letramento

  ------------------------------------------------------------------------------------------


           Maria Franzini Porto de Oliveira, 2002 CN


Ainda me lembro claramente de como era minha Classe de Alfabetização. Na minha sala havia uma TV localizada no alto, tinha cartazinhos com todas as letras do alfabeto colocados por cima do quadro verde, onde a professora, que por sinal era minha mãe, passava alguns exercícios que eu achava ser intermináveis, cogitava ser muito para qualquer pessoa, mas na verdade não era, era apenas eu vendo tempestade em um copo d'água.
Algo queainda permanece lúcido em minha reminiscência é o jeito como eu ficava sem graça quando minha mãe chamava a minha atenção na frente dos meus outros colegas, e pior ainda quando me deixava de castigo em pé, voltada para um canto exilado da sala.E ai de mim se eu contestasse!
Porém, era merecido.Eu queria ter mais autordade que minha mãe, queria dar aula no lugar dela.Ela me confirma isso até hoje, e conta como ela ficava irritada comigo.Hoje eu reconheço que estava errada, mas eu era criança, não tinha maturidade e dicernimento.
Os alunos que estavam comigo eram, na sua maioria, os mesmoms até o 7º ano.Eu praticamente cresci com eles e passei a apreciá-los de uma forma muito especial, por todos osmomentos incríveis que passamos juntos. A Luíza e a Amanda, duas alunas que estiveram comigo sempre, se tornaram duas das minhas melhores amigas.
Foi ótimo ter começado com eles desde pequena e caminhando juntamente deles. E foi inexcedível ter minha mãe como a pessoa que mais me ajudou a ser o que sou hoje, em termos de aprendizado.
Desde aquela época eu percebi o quanto a leitura é importante, e não somente ela, mas também saber escrever, saber se comunicar e expressar através da escrita.Eu compreendi o quanto isso me proporcionou.Era ótimo poder entender as coisas por mim mesma, dava uma sensação de liberdade e independência incrível.Além de toda a base para fazer bons textos, enriquecer o vocabulário e ajudar a se expressar melhor, a leitura e a escrita instigam a imaginação.


-------------------------------------------------------------------------------------------

Viagem


Minha infância tem lembranças
QUe me fazem recordar
A professora compaciência
Para as vogais me ensinar.

Da escola que saudades
Os amiguinhos queria encontrar
Naquela época não  não existia maldade.
Que hoje me fazem chorar.

Bem que minha mãe dizia
Felicidade a gente tinha
Aprendíamos as letrinhas
Prá mais tarde nos ajudar.

Uma coisa me lembro bem
De minha professora dizer
Flaviana fique quieta
Para comigo aprender a ler.

Quando tia Flávia chegava 
COm seu sorriso na cara
Para de bom humor ensinar
As crianças que não ficavam quietas
Ela fazia sossegar.

E ela bem que ensinou e hoje aqui estou
Quase terminando o curso
De Formação de Professor


Flaviana dos Santos Silva - 2001 CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário