O lugar em que se vive
OBJETIVOS
● Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos
históricos.
● Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais.
CONTEÚDOS
● Representação e modificações na paisagem do bairro.
● O lugar e sua localização no espaço geográfico.
● Plantas e mapas de bairro: escalas e legendas.
● Gráficos, tabelas e dados espaciais.
ANOS 6º e 7º.
TEMPO ESTIMADO 12 aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Livro de pesquisa, guia de ruas, mapa pictórico, fotografias antigas e recentes do bairro, cartolina branca, caneta hidrocor e câmera fotográfica.
DESENVOLVIMENTO
● 1ª ETAPA
Apresente o projeto, os materiais que serão usados e o resultado esperado.
Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola. Mostre uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência) e fotografias da região. Exponha com o retroprojetor frases de pessoas de outros povos e culturas que falem do seu lugar, o espaço em que vivem e realizam atividades cotidianas. Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extensão de território com elementos naturais e construídos), peça que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros. Sugira que eles reúnam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens.
● 2ª ETAPA
Com as fotos reunidas, pergunte que elementos há nas imagens velhas e nas novas, qual a época e o lugar de cada cena e que mudanças são perceptíveis. Para desenvolver o conceito de planejamento urbano, proponha a comparação entre o mapa de um bairro com ocupação planejada e de um que foi ocupado informalmente. Acrescente dados socioambientais de atlas, livros e sites.
● 3ª ETAPA
Proponha que fotografem a região. Construa com eles um pré-roteiro dos locais retratados e elabore uma pauta de entrevistas com moradores sobre sua relação com o lugar.
PRODUTO FINAL
● Exposição fotográfica.
A mostra deve contar a história do bairro, dificuldades e alegrias dos moradores e sua percepção do lugar. Peça que as turmas escrevam legendas explicativas sob as imagens coladas em papel kraft ou cartolina.
AVALIAÇÃO
Registre o aprendizado de cada aluno se usam legendas, se compreendem a planta como a visão vertical de uma área, como interpretam imagens, se adotam o repertório geográfico. Organize momentos coletivos de discussão após as aulas.
CONSULTORIA Sueli Ângelo Furlan, selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.
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