segunda-feira, 10 de maio de 2010

Todos de olho na África

Com a Copa do Mundo, as atenções se voltam para o continente que sediará o evento. É uma ótima oportunidade para você apresentar à turma uma visão mais abrangente sobre a região, que tem outros polos de desenvolvimento, além da África do Sul.


Ilustração: Bruno Lozich



Quando o juiz apitar dando início à Copa do Mundo, no dia 11 de junho, a África do Sul será o centro das atenções. Marcada historicamente pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994 -, que segregou social, política e economicamente os negros, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje todos, não importa a cor, erguem juntos o país mais rico do continente. Só na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberão as partidas, o governo investiu 1,1 bilhão de dólares. A África do Sul, é importante destacar, não é o único país em desenvolvimento na região.

Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento. O mundo todo está de olho. Não é à toa, portanto, que o continente esteja sediando pela primeira vez um evento tão esperado pelo público e que movimenta bilhões de dólares.

Aproveite a empolgação dos alunos com os 30 dias de bola rolando e mostre a eles esses aspectos menos divulgados sobre a região. Para ajudar você nesse trabalho, NOVA ESCOLA ouviu diversos especialistas e consultou uma extensa bibliografia. Confira esse precioso material sobre a Geografia, a Política e a Economia do continente nas páginas seguintes.

Geografia

Prática pedagógicaGeografia regional
Edição 232 | Maio 2010

 ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA A MATÉRIA
COMPLETA SOBRE O ASSUNTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário