segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Espaço do Aluno (a)

Neste espaço os alunos (as) deixam depoimentos e comentam aulas dos professores de nossa escola.


De: Bruna Vieira Macahdo Trindade - 1001 FG
Para: Professora Luciana Braga de A. V. Fialho - Língua Portuguesa

A tia Lú, nesse bimenstre, está desenvolvendo produções de textos com nossa turma e isso está sendo muito interessante, pois estamos descobrindo o talento de cada aluno. Talento que antes estava oculto, mas com esse projeto vários "escritores" estão se revelando. Como a própria Lú diz: "Quem sabe daqui desta escola possam nascer grandes escritores".
Além de ser um doce de pessoa a professora Luciana, acredita em cada um de nós.
Ah!Iremos até fazer um livro com as histórias de cada aluno.

Não é realmente interessante!!!

Beijos,
Bruna
30/11/2009

Espaço do Professor (a)



Este espaço foi reservado para que os professores possam apresentar os trabalhos e atividades que são realizados dentro e fora da sala de aula, bem como artigos, crônicas, poesias que eles mesmos escrevem.

Venha visitar!!! 



Espaço do Professor (a)



"CAUSOS” DE PROFESSOR

Toda pessoa está apta a mudar, está apta a aprender e está consciente de que o "novo" é assustador, mas é necessário, ora para a evolução das espécies, ora para a convivência harmoniosa na sociedade. Não há como fugir de estar dentro do processo de mutação que uma era desenvolve. Não há como se rebelar com essa condição, eis que o ser humano é fruto do meio onde está inserido, sendo animal racional ou violentamente irracional como acontece todos os dias na porta da casa de cada um.
Tenho medo de que o professor passe a ser um elemento supérfluo no contexto da educação, eis que na escola pública, esta cada dia mais difícil de se trabalhar "disputando atenção" com as demais atividades corriqueiras na vida deste aluno: desde o uso indiscriminado de sites de bate-papo e de relacionamento, bem como as informações nada emblemáticas oriundas das novelas e programas sensacionalistas
O que fazer diante desta realidade massacrante e claustrofóbica que envolve o educador de hoje em dia? Educador este muitas vezes menosprezado, avaliado sem dó, ressequido com a insatisfação ou com a saudade do que nunca mais virá a ser novamente. Molestado e impugnado diante das mais singelas decisões, ceifado do convívio familiar em detrimento de mais de uma função que exerce ou até mesmo de um aluno que mal ouve aquilo que ele está a falar. Educador este que não se cansa de lutar em vão contra os desvarios de um mundo cada vez mais assoberbado de informações que o distanciam de seus pupilos.
Porém este mesmo educador é aquele que diante das adversidades cresce, produz e se torna uma máquina de ensinar, mesmo com o vento em seu desfavor, mesmo com tudo dizendo o contrário, ele permanece coberto de esperanças, embora diga e repita que não. Um professor de verdade, que carrega aquela resiliência típica nunca desiste. Mesmo que venham as mudanças, mesmo que dispute com o ritmo acelerado das informações adquiridas pelas mídias, ele estará lá à espreita de um futuro que sempre virá.
Cristiane Carminate P. Grimalde Gadioli

sábado, 28 de novembro de 2009

SUGESTÃO DE AULA : Artes

CAIXAS DE PRESENTE

 
Esta é uma atividade simples, mas que pode render momentos de descontração em qualquer série.

Material necessário:
- Papel microondulado de várias cores
- Cola branca
- Uma tesoura grande e outra pequena
- Quatro pincéis para passar a cola
- Fita métrica
- Um pote plástico
Modo de fazer:
Use o pote para desenhar a flor sobre o papel microondulado.
Para isso, basta riscar o contorno das pétalas usando o formato do pote.
Feito o desenho, comece a recortar.
Utilize a tesoura maior para tirar o excesso de papel.
Depois, recorte a flor com a tesoura menor. Esta vai ser a tampa da caixa.
Recorte a flor na linha, sempre virando o papel e não a tesoura para que não amasse as ondas do papel microondulado.
Pegue a primeira flor como molde e corte outra flor, que vai ser o fundo da caixa.
Mas, atenção: esta segunda flor deve ser 2,5 ml menor para você conseguir encaixar a tampa.
Agora, vem a lateral da tampa, que deve ter 70 cm.
Deixe 2 cm a mais para fazer o arremate.
A largura deve ser de 2,5 cm.
Corte uma tira e deixe de lado, por enquanto.
Para fazer o fundo da caixa repita o processo.
A diferença é que a tira de papel deve ter 7 cm de largura. O comprimento é o mesmo, 70 cm, mais 2 cm para o acabamento.
Chegou a vez de fazer o miolo da flor. Você pode fazer com uma tampa, um pote ou qualquer outro material.
O miolo deve ser proporcional ao tamanho da flor.
Recorte, sempre tirando o excesso com a tesoura grande e finalizando com a menor.
Guarde o miolo, por enquanto.
Para montar a caixa, comece com a tampa.
Vá passando a cola com o pincel na base da faixa e colando na flor.
Para fazer as entradas da flor, é necessário dobrar antes o papel ficar fácil de manusear. Aí, passe a cola novamente.
No final da volta, faça uma marquinha com a unha um pouco adiante do ponto de fazer a emenda.
Deixe um pedacinho e recorte o excesso.
Abra a outra ponta, que está colada na flor, separando as camadas do papel.
Cole a outra extremidade na abertura.
O acabamento fica perfeito.
Cole o miolo bem no centro da flor. Pressione pelo lado de dentro para fixar.
Para deixar o trabalho bem firme, passe mais uma camada de cola no lado de dentro da tampa.
Quando a cola ficar transparente é porque já secou e a tampa está pronta.
Para fazer o fundo da caixa é tudo igual.
Vá colando a tira da lateral. Capriche na emenda e coloque mais uma camada de cola branca do lado de dentro.

Fonte: http://www.artesanatopapel.com/caixas/caixa-microondulada.html

SUGESTÃO DE AULA - Inglês


Muitos professores de Inglês questionam sobre sites que possam orientar e facilitar o planejamento de aulas diferenciadas na Língua Inglesa.
Sabemos que existem muitos sites que oferecem essas dicas desde o infantil, básico e avançado, ajudando na elaboração de diversas aulas, como conversação, música, jogos, desenhos, figuras, cards, etc...

Sugerimos alguns para compartilhar com as professores
de Língua Inglesa:

Contém muitas dicas, Crosswords, Word Searches, Flash Cards, Verbs, Songs, Creative Writing, Work Sheets, Phonics, ABCs, Lesson Plans, etc...

http://www.teachingchildren.com.br/
Bem diversificado, com Projects, lesson Plans for children, teachers, worksheets, warm up, curiosities, tips, downloads, links, etc...

http://teachers.teach-nology.com/web_tools/word_search/
Neste link voce poderá elaborar seu "Word Search Maker", ótimo e facilita muito.

http://www.english-4kids.com/
Dicas e muitas atividades para "Kids".

http://www.inglesduvidas.com.br/home.asp
Espaço especial para professor de inglês, como apoio para as suas aulas. Pode adquirir o material exclusivamente criado para professores.

http://www.jazzles.com/
Excelente para kids, desenhos para colorir, songs, etc...

Fonte: http://images.google.com.br/

SUGESTÃO DE AULA - História

TEXTO X SALA DE AULA
A leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Reconhecendo sua importância na sala de aula sugerimos que a utilização do texto aconteça com mais freqüência e que este uso possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas de conhecimento.


Muro de Berlim - 20 anos depois 
Queda do muro foi ato final da Guerra Fria
José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
GNU
O portão de Brandenburgo, na linha divisória entre as duas Alemanhas, foi tomado pela população
Há 20 anos, a queda do Muro de Berlim (1961-1989) abriu caminho para a reunificação da Alemanha, acelerou o fim dos regimes comunistas no Leste Europeu, colocou um ponto final na Guerra Fria (1945-1989) e foi um dos fatores que contribuíram para o surgimento do mundo globalizado.

Direto ao ponto: Ficha-resumo

Durante 28 anos, o muro foi o maior símbolo da divisão do planeta em dois blocos, o capitalista e o socialista. A disputa entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) envolveu quase todo o mundo em guerras, golpes de Estado, corrida armamentista e ameaças de conflito nuclear.

Por fim, o colapso dos regimes comunistas abriu espaço para reformas e protestos populares. O ápice desse processo foi a derrubada do Muro de Berlim na noite de 9 de novembro de 1989. Os próprios berlinenses ajudaram a demolir a construção, que representava a opressão dos governos totalitários do século 20.

Acesse o link e veja a reportagem completa sobre o assunto.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/muro-de-berlim-20-anos-depois.jhtm
           http://images.google.com.br/

SUGESTÃO DE AULA: Geografia


Como se formam os ventos?


Entenda a influência das diferenças de pressão atmosférica no deslocamento das massas de ar.

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SUGESTÃO DE AULA - Ciências

  
Digestão in vitro (8º ano)




Objetivo:
Nesta experiência, iremos simular aquilo que realmente acontece no estômago durante o processo da digestão. Sabemos que a clara do ovo é uma proteína e é no estômago que as proteínas começam a ser digeridas.
A enzima existente no estômago é a pepsina; ela só age no meio ácido, por isso utilizaremos ácido clorídrico. O alimento que ingerimos leva em torno de 6 a 8 horas para ser digerido, e de 12 a 24 horas para que se elimine, através das fezes, o que não foi aproveitado.
Material:
  • 4 tubos de ensaio;
  • 1 estante para tubos de ensaio;
  • 1 vidro conta gotas para ácido clorídrico 0,1 mol/L;
  • 1 copinho dosador;
  • solução de pepsina;
  • clara de ovo cozida (deve ser trazida de casa);
  • água;
  • 1 proveta.

Procedimento:
1. Preparar 4 tubos de ensaio da seguinte maneira:
2. Numerar os tubos de 1 a 4.
  • Tubo 1: um pedaço de clara de ovo cozido + 6 ml de água.
  • Tubo 2: um pedaço de clara de ovo cozido + 6 ml de ácido clorídrico.
  • Tubo 3: um pedaço de clara de ovo cozido+ 2 ml de água + 4 ml de pepsina.
  • Tubo 4: um pedaço de clara de ovo cozido + 2 ml de ácido clorídrico + 4 ml de pepsina.
3. Deixe 24 horas e observe os 4 tubos.
Questões para discussão:
a) Em qual deles a proteína (clara de ovo) foi digerida?
b) Por quê?


 


Versão para impressão


SUGESTÃO DE AULA - Matemática

  
Soma dos ângulos internos de um triângulo (6º ano)




Objetivo:

Demonstrar para o aluno de onde vem o teorema que diz que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º.

Materiais:

- Folha A4
- Tesoura
- Régua
- Lápis de cor

Procedimento:

Peça para que os alunos desenhem um triângulo qualquer na folha A4, pintem cada um dos ângulos de uma cor e recortem o triângulo.
Em seguida, os alunos devem recortar o triângulo em 3 partes (os cortes não podem começar ou terminar nos vértices).
Peça para que os alunos agrupem os ângulos coloridos dos 3 pedaços.
Questione:
- Qual foi o ângulo obtido?
- Qual é a soma dos ângulos internos de um triângulo?

Ilustração:



 



Versão para impressão






Fonte: http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=38

DESTAQUES - VESTIBULAR 2010





Parabéns aos alunos do 3º ano Formação Geral que passaram no vestibular para o ano de 2010.


O I. E .Eliana Duarte da Silva Breijão  parabeniza todos os alunos pela conquista!



 1 - Daniela da S. Custódio  - Classificação: 5º

Faculdade: Redentor - Curso: Nutrição


2 - Daniela da S. Custódio  - Classificação: 6º

Faculdade: Doctum - Curso: Direito


 3 - Fábio Ferraz Giarola  - Classificação: 6º

Faculdade: Redentor - Curso: Engenharia Mecânica



4 - Lídia Mendonça Ferraz  - Classificação: 7º

Faculdade: FAMINAS - Curso: Nutrição



5 - Marcélly N. R. de Souza  - Classificação:

Faculdade: Estácio - Curso: Enfermagem



6 - Marcélly N. R. de Souza  - Classificação:

Faculdade: UFES - Curso: Farmácia



7 - Pâmala Rodrigues Porugal  - Classificação:


 Faculdade: Redentor - Curso: Serviço Social



8 - Thamara Sereno Oliveira  - Classificação:

Faculdade: Redentor - Curso: Nutrição



9 - Thálysson Pereira Louredo  - Classificação:


 Faculdade: Redentor - Curso: Engenharia Mecânica



10 - Camila Souza Pillo  - Classificação: 1ª fase


 Faculdades: UERJ / UFRJ


11 - Pedro P. Ferraz Pinto  - Classificação: 1ª fase


 Faculdades: UERJ / UFRJ


PROVAS DE VESTIBULAR




Acesse o link abaixo e escolha a  universidade para ver as provas disponíveis.


SUGESTÃO DE AULA - Português

Substantivos (7º ano)


A palavra que está nomeando cada desenho chama-se substantivo e designa um lugar, um objeto, uma pessoa, um animal e um sentimento.

Substantivo é a palavra com que nomeamos:
           


- lugares: sala de visita, escola, São Paulo, etc.
- objetos: sofá, bola, sapato, vestido, etc.
- pessoas: menina, Rafael, Juliana, etc.
- animais: cachorro, gato, vaca, etc.
- sentimentos, ações e qualidades: alegria, brincadeira, beleza, etc.

Atenção:

 As palavras que nomeiam objetos, vegetais, lugares, animais, fenômenos da natureza, pessoas e também seres imaginários chamam-se substantivos concretos, e as palavras que se referem à ações, sentimentos e qualidade ou estados são chamadas de substantivos abstratos.

Exercícios:

1)  Na imagem acima aparecem alguns substantivos, reescreva-os  agrupando em dois conjuntos: substantivos concretos e sbstantivos abstratos.
2) Complete as lacunas com os substantivos da tabela abaixo:
                    
Sentada em minha __________________, fingi que estava atenta à minha ___________________, mas na verdade observava a __________________ de minha _____________ que assistia à ___________________.

Atenção:

 As palavras formadas por apenas um elemento denominam-se: substantivo simples, e substantivo composto as formadas por mais de um elemento.
3) Classifique os substantivos em simples ou composto:
- janela:.................................................
- sapato:................................................
- cou-flor:...............................................
- sorvete:...............................................
- guarda-chuva:.....................................
- amigo:.................................................
- boneca:...............................................
- pé-de-moleque:...................................
- filha:....................................................
- árvore:................................................
- amor-perfeito:.....................................
- tomate:...............................................


 


Fonte: http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=121#

Versão para impressão


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O jornal na sala de aula






Aprenda passo-a-passo como fazer um jornal laboratório com os seus alunos

Por Maria José Nóbrega, 
consultora pedagógica de Carta na Escola

A leitura de jornais permite explorar uma dimensão específica da leitura que é “ler para atualizar-se”, para saber a respeito do que acontece no mundo; caracteriza-se pela ligeireza, pela rapidez. Trazer o jornal para a sala de aula é essencial para familiarizar o aluno com sua leitura, desenvolvendo as competências necessárias para fazê-lo criticamente. Além disso, possibilita estabelecer uma série de conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar e os acontecimentos recentes, permitindo aos alunos conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados.

Acesse o link e veja a matéria completa sobre o assunto.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Educação e Tecnologia:uma aliança necessária

O Distrito de Tecnologia Educacional de Itaperuna - DTERJ-08 encerra as atividades letivas dos cursos de capacitação e formação tecnológica do ano de 2009.
O evento foi realizado no Teatro do SESI localizado na Avenida Deputado José Cerqueira Garcia, 883 - Presidente Costa e Silva - Itaperuna/ RJ, no dia 24/11 de 2009 às 14:00 h.


Sempre há o que aprender ouvindo, vivendo e sobretudo trabalhando, mas só aprende quem se dispõe a rever suas certezas.” Darcy Ribeiro







































































































































MATRÍCULA ESCOLAR 2010

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ELIANA DUARTE
DA SILVA BREIJÃO

O MAIS TRADICIONAL DA REGIÃO

UMA "EMPRESA QUE VISA COMO LUCRO
A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PREZANDO SEMPRE POR UM
ENSINO DE QUALIDADE

Segundo os formandos de 2009, os 5 motivos para se matricular no Instituto e alcançar seus sonhos profissionais são:


1- Corpo Docente de Excelência / Funcionários capacitados;
2 - Acervo Bibiográfico atualizado/Laboratório de Informática;
3 -Recursos Didáticos altamente tecnolócicos/Projetos Extracurriculares;
4 - Cardápio nutricional/Eficiência na limpeza;
5 - Localização privilegiada

Uniforme gratuito para séries iniciais.

PARA 2010 INOVAÇÕES NAS INSTALAÇÕES:

Salas climatizadas; internet sem fio; lousas brancas; frequência on-line; carteira magnética para estudante com acessos gratuitos a eventos...

Comprove acessando o site:
www.conexaoaluno.rj.gov.br

Matrículas abertas até o dia 30 de Novembro de 2009

MODALIDADES:

Ensino Fundamental do 2º Segmento( 6º ao 9º ano);
Formação Geral ( vagas para o noturno);
Normal Médio em 3 anos;
CES ( Centro de Ensino Supletivo)

Informações: (22) 38422527 - PORCIÚNCULA/RJ


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MOVIMENTO SOLIDÁRIO

Num movimento solidário entre as professoras Cristiane Carminate,Thereza Giarolla, Doracinéia Dutra, Glauber e os alunos do Instituto de Educação, foi lançada a campanha para a MATRÍCULA ESCOLAR 2010.
Esta foi uma iniciativa inovadora realizada no dia 23/11 encabeçada pelas professoras e com total colaboração dos alunos do Ensino Médio.

Todos juntos foram às ruas trazer de volta os alunos para a ESCOLA.

UNIDOS POR UM MESMO IDEAL!