sábado, 28 de novembro de 2009

SUGESTÃO DE AULA - História

TEXTO X SALA DE AULA
A leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Reconhecendo sua importância na sala de aula sugerimos que a utilização do texto aconteça com mais freqüência e que este uso possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas de conhecimento.


Muro de Berlim - 20 anos depois 
Queda do muro foi ato final da Guerra Fria
José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
GNU
O portão de Brandenburgo, na linha divisória entre as duas Alemanhas, foi tomado pela população
Há 20 anos, a queda do Muro de Berlim (1961-1989) abriu caminho para a reunificação da Alemanha, acelerou o fim dos regimes comunistas no Leste Europeu, colocou um ponto final na Guerra Fria (1945-1989) e foi um dos fatores que contribuíram para o surgimento do mundo globalizado.

Direto ao ponto: Ficha-resumo

Durante 28 anos, o muro foi o maior símbolo da divisão do planeta em dois blocos, o capitalista e o socialista. A disputa entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) envolveu quase todo o mundo em guerras, golpes de Estado, corrida armamentista e ameaças de conflito nuclear.

Por fim, o colapso dos regimes comunistas abriu espaço para reformas e protestos populares. O ápice desse processo foi a derrubada do Muro de Berlim na noite de 9 de novembro de 1989. Os próprios berlinenses ajudaram a demolir a construção, que representava a opressão dos governos totalitários do século 20.

Acesse o link e veja a reportagem completa sobre o assunto.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/muro-de-berlim-20-anos-depois.jhtm
           http://images.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário