segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Espaço do Professor (a)



"CAUSOS” DE PROFESSOR

Toda pessoa está apta a mudar, está apta a aprender e está consciente de que o "novo" é assustador, mas é necessário, ora para a evolução das espécies, ora para a convivência harmoniosa na sociedade. Não há como fugir de estar dentro do processo de mutação que uma era desenvolve. Não há como se rebelar com essa condição, eis que o ser humano é fruto do meio onde está inserido, sendo animal racional ou violentamente irracional como acontece todos os dias na porta da casa de cada um.
Tenho medo de que o professor passe a ser um elemento supérfluo no contexto da educação, eis que na escola pública, esta cada dia mais difícil de se trabalhar "disputando atenção" com as demais atividades corriqueiras na vida deste aluno: desde o uso indiscriminado de sites de bate-papo e de relacionamento, bem como as informações nada emblemáticas oriundas das novelas e programas sensacionalistas
O que fazer diante desta realidade massacrante e claustrofóbica que envolve o educador de hoje em dia? Educador este muitas vezes menosprezado, avaliado sem dó, ressequido com a insatisfação ou com a saudade do que nunca mais virá a ser novamente. Molestado e impugnado diante das mais singelas decisões, ceifado do convívio familiar em detrimento de mais de uma função que exerce ou até mesmo de um aluno que mal ouve aquilo que ele está a falar. Educador este que não se cansa de lutar em vão contra os desvarios de um mundo cada vez mais assoberbado de informações que o distanciam de seus pupilos.
Porém este mesmo educador é aquele que diante das adversidades cresce, produz e se torna uma máquina de ensinar, mesmo com o vento em seu desfavor, mesmo com tudo dizendo o contrário, ele permanece coberto de esperanças, embora diga e repita que não. Um professor de verdade, que carrega aquela resiliência típica nunca desiste. Mesmo que venham as mudanças, mesmo que dispute com o ritmo acelerado das informações adquiridas pelas mídias, ele estará lá à espreita de um futuro que sempre virá.
Cristiane Carminate P. Grimalde Gadioli

Um comentário:

  1. Querida Carminate,
    Seu artigo é interessante e de fácil entendimento.Achei atual o assunto abordado. Parabéns!Você é 10!!!
    Um grande abraço, Juliana M. Borchio

    ResponderExcluir