quarta-feira, 21 de outubro de 2009

REDAÇÃO



3º Concurso de Desenho e Redação da CGU – Controladoria-Geral da União




Tema: Todos pela ética e cidadania:
Como posso contribuir para uma sociedade melhor?




IDENTIFICAÇÃO:
Aluna: Camila Souza Pillo – 3º Ano Formação Geral
Professora Responsável: Cristiane Carminate


É DEVER DE QUEM?


Em nossa sociedade, subentende-se que, a necessidade social da população é de responsabilidade governamental. No entanto, o Estado não tem cumprido com sua obrigação, o que gerou um crescimento significativo no trabalho voluntátrio. Essa assistência pode se dar tanto de forma espontânea, quando a pessoa procura uma entidade para prestar serviço voluntátrio a ela; quanto como pena alternativa, em que indivíduo em dívida com justiça forneça serviço a uma instituição ao invés de ser detido ou pagar multa. Contextualizando isso, podemos identificar prós e contras nessa atividade como: a falta de apoio tanto para as entidades quanto para os voluntários, dificuldade que algumas entidades tem de se sustentar e a pouca rentabilidade desse serviço.
Sabe-se que para um órgão, público ou não, funcionar precisa-se de dinheiro e funcionários, principalmente. As entidades benéficas, na maioria das vezes tem dificuladade em conseguir uma renda que a sustente. Geralmente, conseguem esse apoio com outras instituições, que se inclinam a arrecadar fundos para ajudá-las nesse aspecto, as chamadas ONG'S. Raramente recebem apoio ou ajuda do governo. O trabalho voluntário é um fator que ajuda muito essas instituições, não apenas a elas também ao indivíduo que a pratica e o que é ajudado. Isso vem estimulando o crescimento do trabalho voluntário no Brasil.
Como dito estas instituições voluntárias, na maioria das vezes, enfrentam dificuldades financeiras. Em tese, o Estado é que teria por obigação fazer o trabalho que é feito por elas, mas como não faz, pessoas se unem para tal. Daí a importância do trabalho voluntário, para que se possa suprir carência sociais da população. Outro fator que estimula o crescimento do trabalho voluntário.
A pouca rentabilidade dessa atividade é o que leva muitas pessoas a desistirem, pois para ser voluntário é necessário ter uma renda que provenha seu próprio sustento e se possa destinar uma parte a caridade. No entanto, o que move o voluntariado, é a vontade de ajudar o próximo e esse número de pessoas vem crescendo. Isso certamente é motivo de esperança para as instituições, pois há assim mais pessoas trabalhando em prol dela.
O trabalho voluntário é uma técnica milenar. Como em tudo, há seus prós e contras. Mas os contras, quase sempre, tem levado ao crescimento do voluntariado. Mas um fator preocupante é o de as ONG'S acabarem com a responsabilidade de prover esse serviço social a população. Cabe ao governo prover o bem estar a população – como previsto na legislação –, mas enquanto isso não acontece as instituições benéficas continuam ajudar a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário