quarta-feira, 19 de junho de 2013

Feira Cultural:

Espaço para estreitar o vínculo com a comunidade


 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
É muito importante ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola
A escola é um lugar de inserção e divulgação cultural por excelência. Claro que o foco principal da instituição é a aprendizagem das crianças. Porém, ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola também é uma meta na EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli.
Uma maneira bacana de envolver a família com a escola e divulgar nosso trabalho é organizar uma feira cultural. Na nossa escola, a feira sempre ocorre no 2º semestre e funciona da seguinte forma:
- É realizada sempre em um sábado durante o dia;
- São organizadas exposições ou instalações dos trabalhos das crianças e dos projetos desenvolvidos;
- É escolhido um tema para alinhavar a mostra e as apresentações de palco;
- As exposições precisam ser interativas: pode-se mexer nelas, tirar fotos em painéis ou vivenciar algo;
- Todas as turmas ensaiam e fazem uma apresentação no palco;
- São convidados grupos de música, dança ou teatro da cidade para se apresentarem também;
As exposições e apresentações de palco são produtos finais dos projetos desenvolvidos com as crianças, ou seja, fazem parte do planejamento do professor para o 2º semestre. Já tivemos temas como em a música através do tempo, a arte e os diferentes movimentos, os projetos de natureza e sociedade, a literatura infantil, entre outros.
Impactos na aprendizagem
Quando as crianças sabem que estão produzindo algo ou ensaiando para mostrar para muitas pessoas, elas se envolvem de tal maneira que é recorrente na fala dos professores que a autoestima delas vai às alturas.
Depois da feira, o impacto na aprendizagem dos diferentes eixos é surpreendente. Nos parece que elas se sentem mais confiantes e responsáveis, assumindo uma participação mais ativa nas situações didáticas.
Outro aspecto importante aqui na escola é que envolvemos todos na preparação da feira: além dos professores e alunos, os funcionários e pais de alunos também participam e colaboram muito, e cabe à equipe de direção e aos professores convidá-los e envolvê-los.
Preparativos de 2013
Neste ano, a intenção é focar na música e nas brincadeiras tradicionais da infância sob o tema “A brasilidade das músicas e das brincadeiras de todos os tempos”. Ainda estamos na fase de ter ideias. O plano de ação será elaborado, coletivamente, no dia do planejamento logo no início do 2º semestre.
A ideia surgiu por conta da nova matriz curricular da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos na qual os eixos de música e movimento trazem uma abordagem de resgate da cultura local com foco nas músicas e brincadeiras da infância.
Depois disso, elaboramos e enviamos para cada família um folder explicando cada instalação, onde estará localizada e as apresentações de palco com os horários para que possam se organizar.
Claro que dá um trabalho imenso! Para tanto, elaboramos um plano de ação para definir o que, quando, como e quem vai se responsabilizar para que dê tudo certo e não atrapalhar, em hipótese alguma,a rotina das salas de aula.
E na sua escola, como é organizada a participação das famílias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário