quarta-feira, 10 de abril de 2013

Abril, mês de homenagem ao livro


Em consonância com isso, destacamos o mês de abril, pois é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro. A seguir um breve histórico da origem dessas datas.

No dia 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen pioneiro na publicação de literatura infanto-juvenil. Essa data foi escolhida para homenagear o escritor em virtude das inúmeras histórias criadas por ele, como O Patinho Feio e As Roupas Novas do Imperador.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Monteiro Lobato. Ele é um escritor muito querido não só pelas crianças, mas também pelos adultos que tiveram a infância enriquecida pelos seus personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Assim sendo, todos os anos, diversas escolas da Rede La Salle relembram a importância do escritor, realizando atividades que contribuem na formação das crianças com o propósito de incentivar a leitura, como por exemplo, exposições de suas obras, painéis sobre sua vida e obra, contação de histórias, cinema, apresentações teatrais, etc.

Da autoria de Monteiro Lobato, destacamos algumas de suas principais obras:
O Sítio do Pica-pau Amarelo, Reinações de Narizinho, Urupês, Histórias de Tia Nastácia, Caçadas de Pedrinho, etc.

A UNESCO internacionalizou a data do dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro. A origem dessa data é baseada em 3 fatos. Primeiro em razão de uma antiga tradição da Catalunha em que se comemora o Dia de São Jorge, padroeiro daquela província. Segundo fato é uma homenagem ao o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, no ano de 1616 e a partir de 1995, a UNESCO estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, falecido na mesma data.



Nenhum comentário:

Postar um comentário