quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Maré vermelha se espalha pela costa leste da Austrália

   

Chamada por muitos de alga vermelha, o organismo libera amônia, que pode causar irritação na pele das pessoas

Uma ‘maré vermelha’ se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney. Relatos da coloração vermelha no mar começaram nesta terça-feira na famosa praia de Bondi e, rapidamente, se espalharam na costa de Sydney para Clovelly Beach e Gordons Bay.
Chamada por muitos de alga vermelha, o problema é causado, de acordo com os jornais locais, pelo Noctiluca scintillans. Trata-se, na verdade, de um protista que se alimenta de plânctons.  Este organismo libera amônia que pode causar irritações na pele, por isso, banhistas são recomendados a evitar o contato com a ‘maré vermelha’.
Há relatos, inclusive, de impacto no meio marinho, causando a morte de peixes na região. Amostras estão em análise para estabelecer as causas da rápida proliferação do fenômeno. Uma das hipóteses levantadas é que um aumento súbito na temperatura da água e uma grande umidade na atmosfera podem estar ligados ao fenômeno.


 http://verde.br.msn.com/mar%C3%A9-vermelha-se-espalha-pela-costa-leste-da-austr%C3%A1lia





Diretoria Regional Noroeste Fluminense é destaque mais uma vez no Saerj







Alunos do C. E. Dez de Maio durante as provas em Itaperuna




Durante as provas, alunos demonstraram comprometimento e responsabilidade








Escolas da Diretoria Regional Noroeste Fluminense demonstraram comprometimento e responsabilidade durante as provas do Saerj, que aconteceram esta semana, durante os dias 27, 28 e 29 de novembro. Em meio a chuvas e alagamentos em quase todos os municípios do Noroeste do estado, o comparecimento durante a avaliação foi de quase 100% na maioria dos colégios. Alguns, em locais mais afastados, registraram a média de 90% de participação.

Segundo a diretora regional pedagógica, Luciana Coutinho Daniel Vicente, todas as escolas realizam um trabalho de conscientização com seus alunos sobre a importância da participação, independentemente da premiação que possam receber.

- Ao longo do ano, toda a equipe pedagógica, tanto da regional quanto das escolas, faz um trabalho de conscientização com os alunos e fala da importância desse momento para a qualidade da educação no estado. O Saerj tem o incentivo do netbook, mas a gente tenta mostrar que a realização das provas vai muito além disso – explicou Luciana.

O alagamento em quase toda a região não tirou o brilho do Saerj. Colégios como Rotary, Buarque de Nazareth, Coronel José Antônio, Governador Roberto Silveira, Alcinda Lopes Pereira Pinto, Severino Pereira da Silva, João Guimarães, Chequer Jorge, Ciep 419 – Benigno Bairral, Ciep 141 – Vereador Said Tanu José e Ciep 485 – Olha Thurler realizaram as provas com tranquilidade e concentração.

- Ocorreu tudo bem durante a aplicação do Saerj. Apesar das dificuldades, todos os alunos compareceram. Para não perder o costume, me reuni com eles no auditório da escola, orientei e aconselhei. Sempre fazemos esse trabalho para acalmá-los antes das provas. É muito importante – contou a Integrante do Grupo de Trabalho (IGT), Vanuza Vogas.

Em um misto de envolvimento e responsabilidade, mais uma vez a regional obteve destaque diante do ótimo trabalho em equipe.

- Todos estão de parabéns pelo lindo trabalho. Acredito no potencial dos gestores, professores e, principalmente, dos nossos alunos. Os fiscais e aplicadores também merecem ser lembrados, pois fizeram um trabalho com muita seriedade e dedicação. Em nome de toda a regional, desejo sucesso e muitos resultados brilhantes como esse – enfatizou Luciana Coutinho.


Diretoria Regional Serrana II



Alunos do C. E. Jamil El Jaik concentrados em Nova Friburgo

Outra regional de destaque foi a Serrana II, que abrange os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Auto, Sumidouro, Duas Barras, Carmo e Cantagalo.

Mesmo diante do mau tempo, boa parte das escolas, inclusive as das zonas rurais, tiveram 100% de presença durante a avaliação.

- O exame já faz parte do dia a dia dos nossos alunos e eles sabem a importância da realização das provas. Os resultados estão melhorando cada dia mais – disse Carla Bertânia Conceição de Souza, diretora pedagógica da Serrana II.


Saerj

O exame avaliou alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (27/11), 9º ano do Ensino Fundamental (28/11) e 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Curso Normal (29/11). O mesmo período atendeu aos estudantes de fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aos concluintes do Programa Autonomia.

As provas avaliaram os alunos nas disciplinas de Português e Matemática e analisaram as habilidades que os estudantes desenvolvem a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. A previsão é de que o resultado do Saerj esteja disponível no primeiro quadrimestre letivo de 2013.

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=10769


Nenhum comentário:

Postar um comentário