segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Imagens de satélite para ler o território

O recurso ajuda a garotada a acompanhar as mudanças da superfície terrestre de maneira instantânea. Inclua nas suas aulas


As diferentes relações entre a sociedade, a natureza e as tecnologias fazem parte dos temas a serem tratados nas aulas de Geografia a partir do 6º ano. Explicar o funcionamento dos satélites está dentro dessa temática. Essas máquinas fornecem informações para a previsão do tempo e a produção de mapas cada vez mais precisas. Eles transportam sensores que captam luz, calor e distâncias e, assim, geram imagens sobre características da atmosfera e da superfície do planeta.

A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada. "Elas oferecem uma visão espacial de extensas áreas em datas específicas, o que é uma vantagem em relação aos mapas convencionais", explica Teresa Gallotti Florenzano, geógrafa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e autora do livro Iniciação em Sensoriamento Remoto (128 págs., Ed. Oficina de Textos, 11/3085-7933, 59 reais). 

Para uma boa análise dessas imagens, é preciso saber que elas mostram a visão de uma superfície feita de cima para baixo. Entender os elementos dispostos nelas é um segundo ponto a focar. "O grande erro é considerá-las autoexplicativas", diz Diego Corrêa Maia, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os fenômenos retratados são identificados quanto a diferentes aspectos, como forma, tamanho, textura (impressão de rugosidade), localização e cor. O nome e o tipo do satélite responsável pela captação, assim como as dimensões da área registrada, devem ser considerados. Satélites meteorológicos estão mais distantes da Terra. Captam áreas maiores, em tamanho menor. Já o Landsat, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa), está mais próximo da Terra e capta áreas menores com detalhes. Ele é usado para estudar fenômenos como a urbanização.

Leitura apoiada em mapa

Representações diversas ajudam a garotada a entender os registros de satélite mais facilmente e fazer uma interpretação rica da transformação da paisagem

Leitura apoiada em mapa. Reprodução caderno do aluno - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


1. Desmatamento Em boa parte da área de São Paulo aqui representada, a mata original foi derrubada devido à expansão urbana.

2. Cidades A Grande São Paulo e os municípios ao longo da Via Dutra, em lilás, formam praticamente uma única conurbação.

3. Vegetação A mata nativa, em verde, sobrevive no litoral, sobretudo na serra do Mar, indicada pela textura rugosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário