sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CEJA - Eliana



 Abrace  essa  ideia! 

O aluno de EJA, trata-se de um jovem ou adulto que pela impossibilidade de acesso à escolarização,por ter que trabalhar, o processo de escolaridade regular fica interrompido, forçando - o a buscar novas alternativas por estarem inseridos no mercado de trabalho, ou que ainda esperam nele ingressar, visam a certificação para manter sua situação profissional, e tiveram que romper barreiras, geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender.

Este aluno tem a característica de responder pelos seus atos e palavras, além de assumir responsabilidades diante dos desafios da vida. Eles, quando chegam à escola, trazem consigo muitos conhecimentos “assistemáticos” ou o que podemos chamar de “saberes nascidos dos seus fazeres”, o que gera também muitos “medos”, pouca auto-estima e pouca motivação para aprender, o que leva à índices consideráveis de evasão.

A possibilidade de acesso ao Laboratório de Informática traz novas perspectivas para este aluno, há um interesse maior, uma possibilidade de associar curiosidade, necessidade de aprender e grade curricular com o saber trazido para a escola aliado ao conhecimento que o mundo oferece, gerando mais autonomia sobre a rotina programada para a sala de aula.
Daí, então, a permanência, a frequência na escola, acompanhada da descoberta da capacidade de aprender tornam-se fatos concretos, o que justifica esta proposta de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário