quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Novas técnicas de orientação vocacional

 

Existem programas mais modernos de aconselhamento profissional, mas eles não livram ninguém de fazer sua parte: informar-se e desenvolver visão de longo prazo


Veja
diploma

Optar pela carreira profissional não é uma decisão fácil e merece emprenho


Os estudantes que prestarão o exame vestibular começam e terminam o ano com um enorme desafio: optar por uma carreira. Na prática, tal decisão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades e a qualidade de vida que se pretende ter. "Essa é uma fase difícil, que exige empenho", diz o pedagogo Silvio Bock.
Um detalhe: mais da metade dos profissionais, 54%, atuam em áreas diferentes daquelas nas quais se formaram. A conclusão é do centro de pesquisa Observatório Universitário, com base em dados do IBGE das oito carreiras mais procuradas no vestibular.
O pedagogo Silvio Bock recomenda que os jovens comecem a investigação conversando com profissionais das áreas que lhes interessam. Uma segunda providência é visitar as faculdades e se informar sobre os cursos oferecidos.

Os três jovens entrevistados para esta reportagem tiveram muitas dúvidas ao passar por essa fase e, às vésperas do vestibular, buscaram apoio profissional. Cada um se submeteu a um tipo de orientação. A seguir, eles comentam sobre suas experiências.

Leia mais:

TESTE

Dúvidas com a escolha da profissão? Responda ao teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesse



  Acesse o link abaixo e leia a matéria na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário