quinta-feira, 28 de junho de 2012

Satélite da Nasa capta raro e colorido fenômeno atmosférico

Conhecido como “glória”, é um tipo de arco-íris em nuvens de grande altitude


RIO – Uma camada de nuvens stratocumulus sobre a costa do Pacífico proporcionou um raro fenômeno atmosférico flagrado pelo satélite Aqua, da Nasa. Conhecido como “glória”, é um tipo de arco-íris produzido quando a luz é separada por gotículas de água na direção da fonte de iluminação, como os anéis concêntricos coloridos à frente de nevoeiros iluminados por faróis de carros.
Embora se assemelhem a arco-íris, formados pela reflexão e refração da luz, as glórias passam por um processo ótico diferente chamado difração. Em geral, elas aparecem como círculos coloridos, mas como o Aqua faz suas observações ao longo de grandes extensões horizontais da Terra, na imagem as glórias parecem duas grandes linhas paralelas nas nuvens.
Junto às glórias, o Aqua também captou outro fenômeno incomum conhecido como vórtices de von karman, que se formam quando as nuvens encontram um obstáculo, neste caso, a Ilha de Guadalupe, parcialmente visível sob a pequena faixa de céu claro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/satelite-da-nasa-capta-raro-colorido-fenomeno-atmosferico-5334594#ixzz3qEltWJ8d
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

http://oglobo.globo.com/ciencia/satelite-da-nasa-capta-raro-colorido-fenomeno-atmosferico-5334594

Nenhum comentário:

Postar um comentário