segunda-feira, 26 de março de 2012

O perigo dos raios em rios e mares

 
Devido à alta condutividade da água, os efeitos da queda de um raio no mar serão sentidos a uma distância muito maior do que no solo. 
 
(foto: Jim Goodrich/ Sxc.hu) 
Uma pessoa que se encontra no mar ou no rio a bordo de um barco não correrá tanto risco, pois não se encontra em contato com a água, por onde passará a corrente elétrica do raio.
Ao atingir o chão, por exemplo, um raio tem sua corrente elétrica difundida pelo solo. Quanto maior for a condutividade deste, maior será o alcance da eletricidade difundida.
No mar, pela alta condutividade da água, os efeitos de uma descarga elétrica serão sentidos a uma distância muito maior do que no solo. Já nos rios, lagos ou outros corpos de água doce, onde a condutividade não é tão alta, mas ainda é maior do que no solo, um alcance intermediário é esperado.
Em termos de efeito do raio, a letalidade ou não da descarga elétrica dependerá de quão distante está o ponto onde o raio caiu da pessoa. Para uma mesma distância, no mar seria mais perigoso.
As árvores, pela sua altura, independentemente de estarem próximas ou não de rios, podem atrair os raios, por isso nunca se deve procurar abrigo embaixo delas durante uma tempestade. Árvores situadas em regiões elevadas apresentam maior risco do que aquelas situadas em margens de rios que percorrem regiões de terrenos menos elevados.

Marcelo Saba
Grupo de Eletricidade Atmosférica
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Pergunta enviada por Valter Teixeira, por correio eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário