quarta-feira, 21 de março de 2012

AVALIAÇÃO - Turmas: 2001 CN e 2002 CN

Utilizando o Laboratório de Informática Educativa

I.E. ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO

DISCIPLINA : Processo de Alfabetização e Letramento

PROFESSORA : Doracinéia Corrêa Dutra  

Tema: A história da alfabetização

Após assistir ao vídeo “Em outras palavras”, responda as questões abaixo e poste as respostas no blog.


Questões Propostas:

QUESTÃO 1: O modelo escolar de alfabetização nasceu há pouco mais de dois séculos precisamente em 1789, na França, após a Revolução Francesa. À partir de então podemos afirmar que:

  1. Crianças são transformadas em alunos
  2. Aprender a escrever se sobrepõe a aprender a ler.
  3. Ler agora, se aprende escrevendo.
      (A) - Somente a afirmativa I está correta
      (B) - Somente a afirmativa II está correta
      (C) - Somente a afirmativa III está correta
      (D) - Todas as afirmativas estão corretas

QUESTÃO 2: Analisando a evolução da investigação e do debate em relação à alfabetização escolar no século XX é possível definir em linhas gerais três períodos distintos.

A) Sobre o primeiro período podemos afirmar que:
(A) - Teve seu início aproximadamente na primeira metade do século
      (B) - Teve origem a teoria do Déficit.
      (C) - O fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados.
      (D) - O fracasso escolar estava na própria criança.

B) Sobre o segundo período podemos destacar as afirmativas incorretas:
(A) - Teve seu início em meados dos anos 70
      (B) -  Seu pico foi nos anos 60.
      (C) - Buscava-se no aluno a razão de seu próprio fracasso
      (D)  - Buscava-se o melhor método para ensinar a ler.

       C) Sobre o terceiro período, marque as alternativas corretas. 

       (A) - Supunha-se que a aprendizagem dependia de pré-requisitos.
       (B)- Foi marcado por uma grande mudança de paradigmas
       (C)- Começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem.
       (D)- Baterias de exercícios de estimulação foram criadas como remédios para o fracasso.


QUESTÃO 3 - Psicogênese da Língua Escrita, foi um trabalho de investigação que desencadeou intensas mudanças na maneira de os educadores brasileiros compreenderem a alfabetização. Quem coordenou este trabalho?

(A) - Jean Piaget e Emília Ferreiro
(B) - Emília Ferreiro e Paulo freire
(C) - Emília Ferreira e Ana Teberosky
(D) - Jean Piaget e Vigostsky


QUESTÃO 4: Sobre a Psicogênese da língua escrita podemos afirmar que:

  1. Ela demanda uma transformação radical nas práticas de ensino da leitura e escrita.
  2. A escrita passa a ser concebida exclusivamente como um código de transcrição de sons.
  3. Já não é mais possível desconsiderar os saberes que as crianças constroem antes de aprender formalmente a ler.


      (A) - Somente a afirmativa I está correta.

     (B) - Somente a afirmativa II está correta.
     (C) - As afirmativas i e II estão corretas.

     (D) - As afirmativas I e III estão corretas.


QUESTÃO 5: Analise a história da alfabetização e comente quais os aspectos que mudaram e os que permaneceram na educação atual.





ATENÇÃO!

Após responder as questões propostas preencha o gabarito e poste em
 comentários no BLOG:

GABARITO:


Aluno(a): 

Turma: 
 
1- A( ) B( ) C( ) D( )

2 A - A( ) B( ) C( ) D( )
B - A( ) B( ) C( ) D( )
C - A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )

4- A( ) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa

57 comentários:

  1. Aluno(a): Brígida Maria Rodrigues Monteiro

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa
    Não se usa muito mais a teoria de Deficit,ainda muitas escolas colocam culpa do fracasso escolar no aluno.Buscam um jeito para ensinar a ler e a escrever.

    ResponderExcluir
  2. Adriene Carvalho de Lima 2001 Curso Normal22 de março de 2012 às 08:09

    Aluno(a): Adriene Carvalho de Lima

    Turma: 2001 Curso Normal

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A(x) B(x) C( ) D( )
    2 B - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D()
    5 - Dissertativa:
    Os métodos na educação mudaram, mais nem tanto,os professores ainbda usam os meios tradicionais e culpam o aluno pela falta de atenção,e pelas suas dificuldades.As vezes os professores culpam também os pais pela falta de cobrança com os filhos.Em tudo a escola,os professores tem que ver e conseguir identificar a verdadeira dificuldade do aluno,que possa vir ser pessoal ou fisíca.
    A alfabetizção melhorou, a escola está cada vez mais disponibilizando métodos novos,mas a educação não depende dos alunos mas sim dos professores o que eles transmiti,ter paciencia é fundamental principalmente na pré-escola,onde começa tudo.Cada etapa da educação transmite o necessário,aprender a ler e escrever é a base, e hoje em dia eu não vejo muito iss.O professor cobra demias dos alunos,mas não desenvolve atividades práticas,que chamam a atenção do aluno.Então chego a concluir que a alfabetização mudou,algumas leis mudaram,mas o professor ainda continua suas combranças e métodos passado.Educação é transmitir conhecimento,não impor.
    Educação é cuidar e educar,aprender intaragindo professor e aluno,aluno e professor.

    ResponderExcluir
  3. Geovana Silva Celebrim / 2001 C.N>22 de março de 2012 às 08:09

    Aluno(a): Geovana Silva Celebbrim

    Turma:2001C.N.

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A( ) B(x) C( ) D(x)
    2 C - A(x) B(x) C(x) D(x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Os métodos de ensino,o modo como o professor analisa a aprendizagem do aluno,o como o aluno aprende, o fracasso escolar não é só do aluno,pode ser de quaisquer um que estaja ao redor do mesmo, o ensentivando, se pondo como exemplo.
    O ensino de hoje é esppelhando no e ensino de antes porém as mudanças em qualque quuuestão é inevitável. As questões da educação é dificil pois muitas vezes são os alunos que não querem aprender, mas os professores tambem devem fazer todo o possível para mostar que o estudo é o essencial.A educação é o começo de um mundo que você tem a diante.

    ResponderExcluir
  4. Gabriela Caldeira R. da Silveira 2001 Curso Normal22 de março de 2012 às 08:10

    GABARITO:


    Aluno(a): Gabriela Caldeira

    Turma: 2001 CN
    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa:
    Muitos professores não usam mais a teoia de deficit, mais muitos ainda continua usando. Alguns professores ainda acham que se o aluno não aprende é por culpa dele, passam muitos exercícios no quadro e mandam eles copiarem.

    ResponderExcluir
  5. Aluno(a): Janaina Fernandes

    Turma: 2001CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )

    5 - Dissertativa
    Muitos professores nao usam mais a teoria do déficit, mas muitos ainda continuam usando. Professores ainda acham que se o aluno nao consegue aprender, a cilpa é dele, ele nao tem o pré-requisito, os professores passam muitos exercícios no quadro e os mandam copiar, quase obrigando-os a acompanhar os mais desenvolvidos, sendo que ainda nao são alfabetizados ou são pouco.

    ResponderExcluir
  6. Juliana Losqui 2001 CN22 de março de 2012 às 08:11

    Aluno(a): Juliana Losqui

    Turma:2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa : Permaneceu o ensino , mas mudou muitos ábitos . A diferença entre classes sociais , a forma de aprendizagem , de leitura e escrita , as brincadeiras .. !

    ResponderExcluir
  7. GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa
    muitos professores não usam mais metodos dificeis mas alguns ainda usam,muitos professores ainda acham que se o aluno não aprende a culpa e dele,sendo que nem sempre a culpa e do aluno

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Alves 2001 cn22 de março de 2012 às 08:15

    GABARITO:


    Aluno(a): Ana Paula Alves Reginaldo

    Turma: 2012 Cn

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A(x) B(x) C( ) D( )
    2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa

    ResponderExcluir
  9. Ana Cláudia Pereira de Castro Serafim22 de março de 2012 às 08:19

    GABARITO:


    Aluno(a): Ana Cláudia Pereira de Castro Serafim

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D( X)

    2 A - A(X ) B( ) C( X) D( )
    2 B - A(X ) B( ) C( ) D(X )
    2 C - A( ) B(x ) C( X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X ) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(X )
    5 - Dissertativa

    a HISTÓRIA da alfabetização possui três grandes marco como sabemos alguns aspectos mudaram e outros permanecem até hoje.Os que mudaram foram muitos entre eles :a diferença de classe social,as crianças passaram a serem respeitatadas com suas dificudades entre outros,já os que permaneceram foram :a nossa cartilha onde muitos professores utilisam esses métodos antigos,a escrita ainda é código de trancrisão de sons onde o professor atravéz do som que palavra transmite consegue mostra para o aluno a diferença entre elas.Podemos então dizer que os métodos atuais são alguns prosseguimentos dos antigos.

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Alves 2001 cn22 de março de 2012 às 08:20

    A história alfabetização,nos como exmplo uma vida mais ampla pois nos mostra como o nosso passado tras grandes conflitos na educação.Mas superamos todos com belimos professores, a nos um futuro brilante.

    ResponderExcluir
  11. Beatriz Moniz de Castilho Turma 2001 CN22 de março de 2012 às 08:22

    GABARITO:


    Aluno(a): Beatriz Moniz de Castilho

    Turma: 2001 C.N

    1- A( ) B( x) C( ) D( )

    2 A - A( x) B( ) C( x) D( )
    2 B - A( x) B( ) C( ) D( x)
    2 C - A(x ) B(x) C(x) D(x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B(x ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa

    Os aspectos do método de ensino, aprendizagem do aluno,aprender a escrever agora é mais importante que ler porque se cobram muito que a criança saiba escrever , que o fracasso se da ao aluno .O ensino de hoje se basea no ensino do passado.Muitos profesores utilizam os métodos globais e fonéticos portanto se utiliza o misto e também o silábico.

    ResponderExcluir
  12. Hendrio Ritchele Silva \ 2001Cn22 de março de 2012 às 08:24

    Aluno(a):Hendrio Ritchele Silva

    Turma:2001CN

    1- A( ) B(x) C( ) D(x)
    2 A - A( ) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B(X) C(x) D( )
    2 C - A(X) B( ) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B(X) C( ) D( )
    5 - Dissertativa:

    A arpendizagem de um modo geral passou por varias mudanças ao longo dos anos e conforme os anos passavam o mundo passava por peridos essencias para que a aprendizagem fosse compreendidas, o 1º Periodo teve como centro a Europa onde a maior parte da população era rica e tinha condições de dar um bom estudo para os filhos, no 2º Periodo teve como centro os EUA e o preconceito com os negros, essa epoca foi marcada por uitas pessoas pobres começando a ganhar espaço no mundo escolar e no 3º Periodo teve como centro a America Latina onde vemos a teoria do defict, ao decorrer do tempo vemos que hoje qualquer um tem condição de estudar e que a razão do fracasso pode ser por alguma dificuldade do aluno, devemos ver isso não só com olhos de porfessor, mas de humanos e de amigos para uma boa convivencia Aluno e Professor.

    ResponderExcluir
  13. joao pedro machado 2001 cn22 de março de 2012 às 08:24

    GABARITO:


    Aluno(a):João Pedro Machado

    Turma:2001CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x )

    2 A - A(X ) B( ) C(X ) D( )
    2 B - A(X ) B( ) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(X ) C(X ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x ) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x )
    5 - Dissertativa :A educação sofreu várias mudanças,com estas mudanças houveram várias alternativas para o fracasso escolar o primeiro foi o método , osegundo o próprio aluno ; depois houve a criação da psicogênese , onde era buscado compreender o aluno e porque acotencia seu fracasso.

    ResponderExcluir
  14. Adrielle Lourenço de Sá - 2001 cn22 de março de 2012 às 08:25

    Aluno(a):Adrielle Lourenço de Sá

    Turma:2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D( x )

    2 A - A( x ) B( ) C( x ) D( )
    2 B - A( x ) B( ) C( ) D( x )
    2 C - A( ) B( x ) C( x ) D( )
    3- A( ) B( ) C( x ) D( )

    4- A( ) B(x ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa: Na educaçâo atual ainda existem professores que colocam no aluno a culpa pelo seu próprio fracasso escolar ,dizem que o aluno nâo tem base ou que o ambiente nâo é propício para incentivá-lo a uma boa aprendizagem.Hoje em dia cada professor proura o seu jeito de ensinar que mais se identifica com seus vários tipos de aluno.

    ResponderExcluir
  15. Breno Carvaline Muruci 2001cn22 de março de 2012 às 08:35

    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B(x) C( ) D( )
    5 - Dissertativa

    ResponderExcluir
  16. Kersia Celebrim do Nascimento - 2001 c.n.22 de março de 2012 às 08:35

    Kersia Celebrim

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
    2 B - A( ) B( ) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C( ) D( )

    3- A( ) B(x) C( ) D( )

    4- A( ) B(x) C( ) D( )

    5 - Ocorreu uma mudança de paradigma, e a Didática da Alfabetização, criaram a Psicogênese da Língua Escrita por Emília Ferreiro. E ainda permaneceu a culpa era jogada no aluno e nos pais por incapacidade de auxiliar seu filho na escola, e ainda existem professores que usam métodos tradicionais.

    ResponderExcluir
  17. Lídia Cássia Pessoa Carvalho22 de março de 2012 às 08:36

    GABARITO:


    Aluno(a): Lídia Cássia Pessoa Carvalho

    Turma:2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B(x) C(x) D( )
    2 B - A( ) B( ) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa

    Mudaram alguns paradigmas e as didáticas de alfabetização, porém continuam culpando os alunos e também os pais por não se interessarem pelos seus filhos

    ResponderExcluir
  18. Tamires Aparecida Godinho Carvaline 2001 CN22 de março de 2012 às 08:36

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Os que pernaceram foi que alguns professores ainda acham que a culpa do aluno não aprender é dele mesmo,que enchendo o quadro de exercicios é o melhor metodo do aluno aprender.Os que mudaram foi que os professores de hoje busaca dar uma aula mais atrativa,eles estao ensinando de um jeito diferente mais nao fujindo do padrao do ensino e uns estão mudando o metodo de ensinar.

    ResponderExcluir
  19. Leonara de fátima menin-2001CN22 de março de 2012 às 08:39

    GABARITO:


    Aluno(a):Leonara de Fátima Menin

    Turma:2001CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(X)
    5 - Dissertativa
    Muitos professores não usam mais a teoria de deficit mais muitos ainda continuam usando.Professores ainda acham que se o aluno não aprende é por culpa dele,passam muito exercicios no quadro e mandam eles copiarem.

    ResponderExcluir
  20. Thaís Maria Telles Machado- 2001 CN22 de março de 2012 às 08:42

    Aluno(a): Thaís Maria Telles Machado

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B(x) C( ) D( )
    5 -Os aspectos que mudaram foi o fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados e o que nao mudou foi que hoje em dia busca-se o melhor método para ensinar a ler.Antes o fracasso escolar era a culpa do aluno.E alguns professores usam os metodos do passado.

    ResponderExcluir
  21. Paula França - 2001CN22 de março de 2012 às 08:43

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa: Os aspectos que mudaram foram as didáticas da educação e os que permanecem até os dias de hoje são os métodos que alguns professores usam, alguns usam metodos mais antigos e outros mais recentes. Alguns professores ainda estão presos nos métodos dos défict, onde a culpa de a criança não conseguir se alfabetizar é do próprio aluno e dos pais por não darem apoio e nem estimulação para os filhos estudarem.

    ResponderExcluir
  22. 1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Na alfabetização , os apectos que mudaram foram os métodos didáticos e o paradigma , as idéias e pensamentos dos alunos .Os que permaneceram é que a culpa do fracasso é dos alunos e dos pais e que os professores precisam dos métodos para ser um bom professor.Atualmente os professores chegam na sala de aula e só passam exercícios no quadro.

    ResponderExcluir
  23. Manuela Rodolfo Pellegrini 2001- CN22 de março de 2012 às 08:44

    GABARITO:


    Aluno(a): Manuela Rodolfo Pellegrini

    Turma:1002 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa:

    Muitos aspectos foram mudados e muitos ainda continuaram. Ainda existem professores que acham que se eles tiverem um bom método eles vão ser um bom professor , e muitos ainda colocam a culpa do fracasso nos alunos e nos pais que não cobram o suficiente, também tem professores que acham que é só chegar na sala de aula e encher o quadro é a melhor forma de ensinar. Mas muitos professores mudaram seus métodos, como muitos olham o lado do pensamento dos alunos, ouve mudanças de paradigmas (ideias) e de conhecimentos didáticos.

    ResponderExcluir
  24. Aluno(a): Isamara Cardoso de Castro

    Turma: 2001 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa:
    Os que permaneceram: Que a culpa do fracasso escolar é dos alunos. Que se o professor tiver um bom método ele será um bom professor.
    Os que mudaram: Alguns paradigmas (idéias). E a idéia de que as crianças podem aprender sem ter o quadro cheio de exercícios.

    ResponderExcluir
  25. Karolyna Folly Pires 2001 Cn22 de março de 2012 às 08:47

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A( ) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B( ) C( ) D(X)
    2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B(B) C( ) D( )
    5 -Os aspectos que mudaram foi a aprendizagem dos alunos, nos anos 50 os alunos tinham dificuldades de aprender a ler e escrever, e nos anos 60 buscava-se no aluno a razão de seu próprio fracasso, e nos anos 70 começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem, e até hoje os professores tentam entender as crianças por causa das dificuldades, mais agora muitas crianças aprendem a ler e a escrever todos os dias.

    ResponderExcluir
  26. RAFAEL CARLOS PIZANO MARINO-2001 C.N.22 de março de 2012 às 08:49

    GABARITO:


    Aluno(a):RAFAEL CARLOS PIZANO MARINO

    Turma: 2001C.N.

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
    2 C - A(x) B(x) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa

    AINDA HOJE MUITOS PROFESSORES PENSAM QUE A CULPA DO FRACASSO ESCOLAR É DO ALUNO, E QUE SE ELE TIVER UM BOM MÉTODO, SERÁ UM BOM PROFESSOR. COM TUDO HOUVE MUITAS MUDANÇAS NO PARADGMA DO ENSINO, MAS AS ESCOLAS CONTINUAM NO PASSADO.

    ResponderExcluir
  27. MARQUIELE APARECIDA BENTO DA FONSECA-2001 CN22 de março de 2012 às 08:53

    GABARITO:


    Aluno(a): MARQUIELE APARECIDA BENTO DA FONSECA

    Turma: 2001 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(X )

    2 A - A(X ) B( ) C(X ) D( )
    2 B - A(X ) B( ) C( ) D(X )
    2 C - A( ) B(X ) C( X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X ) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(X )
    5 - Dissertativa

    pensavam que a culpa pelo fracasso escolar fosse do aluno mas não e bem assim; o professor tambem tem sua culpa.

    ResponderExcluir
  28. 1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
    2 C - A(x) B( ) C( ) (x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - alguns professores ainda acham que se o aluno nao aprende a culpa e dele,pois ele nao tem base para estar naquela serie.Professores enchem o quadro de exercicios e mandam eles copiar...e tbm tem a culpa dos pais que sao culpados e julgados por nao auxiliar seu filho na escola..e alguns professores que tem algun metodos tradicionais ...

    ResponderExcluir
  29. lilian campbel 2002 cn22 de março de 2012 às 11:22

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D( )

    2 A - A( ) B( ) C( ) D( )
    2 B - A( ) B( ) C( ) D( )
    2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa

    ResponderExcluir
  30. Lorena Souza- 2002 CN22 de março de 2012 às 11:29

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B(X) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Tem professor que acha que o aluno nao aprende porque ele nao quer nao e isso ele nao aprender porque ele tem dificuldades.

    ResponderExcluir
  31. GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A( ) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - A teoria da psicogênes, pois ainda existe professores que temtão emtemder como os aluno aprende.

    ResponderExcluir
  32. GABARITO:


    Aluno(a): Larissa

    Turma:2002 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 -Os aspectos que mudaram foi o preconceito contra os alunos negros e os que permaneceram foi o uso de métodos por alguns professores, a teoria do défcit,o método Global...

    ResponderExcluir
  33. Lorena Oliveira/2002CN22 de março de 2012 às 11:32

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A(X) B( ) C() D( )
    2 B - A( ) B(X) C() D( )
    2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
    3- A( ) B(X) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(X) D( )
    5 - A Alfabetização de hoje e a dos outros anos mudou muito poucas coisas que ta igual,tipo eu acho so que ta igual ate hj e a escrita e leitura que é as principais,na alfabetizão.mais no dia de hoje ta mais facil de aprender porque tem mais recusos e outros,mais mudou pouca coisa eu acho.

    ResponderExcluir
  34. GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A(x ) B( ) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C( x) D( )
    2 B - A( ) B( x) C( ) D( )
    2 C - A( ) B( x) C( x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x ) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Foi marcado por uma grande mudança de paradigmas,O fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados.Começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem.

    ResponderExcluir
  35. GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A(X) B( ) C( ) D( )

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A(X) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Atualmente não se usa tanto a cartilha, já não coloca a culpa do fracasso escolar no aluno, e nem tem mais a teoria do Déficit, embora permaneça em alguns lugares o preconceito, tanto quanto da raça, etinia, religião, não posso negar que alguns profesores acham ainda que o fracasso escolar é do aluno e que nem todo mundo tem o direito de sestudar, so os que tem aptidão para coisa.

    ResponderExcluir
  36. Natália Marques--TURMA 2002CN22 de março de 2012 às 11:33

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A( ) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x ) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B(x) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    O fracasso atualmente é do aluno,pois muitos deles nao se imteressavam para os seus estudos.

    ResponderExcluir
  37. É muito bom faser prova online!
    Adoreii!

    ResponderExcluir
  38. Clayton Marley Coutinho 2002 CN22 de março de 2012 às 11:33

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A(x) B( ) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Os aspéctos que mudaram foram as teorias,com o decorrer do tempo. A que permanece até hoje é a teoria da Psicogênese, que se preocupa em saber como os alunos aprendem e não qual método é melhor.

    ResponderExcluir
  39. GABARITO:


    Aluno(a): LUISA

    Turma: 2002 C.N

    1- A( ) B( ) C( ) D( X)

    2 A - A( X) B( ) C( ) D(X )
    2 B - A( ) B( X) C( ) D( )
    2 C - A( ) B( X) C( ) D( X)
    3- A( ) B( ) C( X) D( )

    4- A( X) B( ) C( ) D( )
    5 -ASPECTOS QUE MUDARAM FOI A ALFABETIZAÇÃO QUE NÃO É MAIS COMO NA TEORIA DE PSICOGÊNESE. E MUDOU TAMBÉM O FRACASSO DA CRIANÇA.E PERMANECE A BUSCA PARA O MELHOR MÉTODO PARA PODER ENSINAR OS ALUNOS A LER E A ESCREVER.

    ResponderExcluir
  40. Linamárie Lopes Martins- 2002 Cn22 de março de 2012 às 11:35

    Aluno(a):Linamárie Lopes Martins

    Turma: 2002 CN

    1- A(X) B( ) C( ) D( )

    2 A - A(X) B( ) C(X ) D( )
    2 B - A(X) B( ) C( ) D(X )
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )

    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B(X) C( ) D( )

    5 - Fracasso do aluno, pois ainda hoje muitos alunos não se esforça e não tem o apoio da família. Muitos não, estão "nem aí" para a educação.Uso de métodos e a teoria do défict.

    ResponderExcluir
  41. lilian campbel 2002 cn22 de março de 2012 às 11:36

    Aluno(a): lilian campbel

    Turma: 2002 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C( ) D()
    2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - os aspectos que eprmanecem foi o da psicogenêse e os aspectos que mudaram foi o racismo em algumas salas os professores culpavam os alunos do fracasso.

    ResponderExcluir
  42. Natália Marques--TURMA 2002CN22 de março de 2012 às 11:39

    GABARITO:


    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B(x ) C( ) D( )

    2 A - A( ) B( ) C(x ) D( )
    2 B - A( x) B( ) C( ) D(x )
    2 C - A( ) B( x) C(x ) D( )
    3- A( ) B( ) C( x) D( )

    4- A( ) B( x) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    O fracasso nas escolas atualmente são dos alunos, poismuitos nao se emtereçaram para seus estudos.E antes o fracasso era do negro.

    ResponderExcluir
  43. paulo machado 2002 CN22 de março de 2012 às 11:41

    Aluno(a):Paulo Filho Ferrari Machado

    Turma: 2002 cn

    1- A(x ) B( ) C( ) D( )

    2 A - A( ) B( ) C(x ) D( )
    2 B - A( ) B( ) C( ) D(x )
    2 C - A( ) B( x) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x ) D( )

    4- A( ) B( x) C( ) D( )
    5 - A teoria da picicogenea,pois ainda existem professores que tentam entender como o aluno aprende.

    ResponderExcluir
  44. Talita Costa De Souza - 2002 C.N22 de março de 2012 às 11:47

    Aluno(a): Talita Costa De souza

    Turma: 2002 C.N

    1- A( ) B(x) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B( ) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Mudou; Pois antigamente o aluno era mais esforçado hoje em dia, existe fracasso do aluno , muitos alunos não estudam por falta de esforço ou talvez por falta do apoio da família, hoje a educação usa muitos métodos de ensino, por isso houve mudança na ALFABETIZAÇÃO.
    Permaneceu; No meu ver o que continuou foi a Qualificação dos Professores , ou seja, a escola escolhe os melhores professores, para poder alfabetizar os alunos.

    ResponderExcluir
  45. Vanessa Dias - 2002 CN22 de março de 2012 às 11:49

    1- A( ) B(X) C( ) D( )

    2 A - A(X) B( ) C( ) D( )
    2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
    2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A(X) B( ) C( ) D( )
    5- Hoje em dia muitos alunos não se esforçam e não tem o apoio da familiar. Por isso muita das vezes a educação é considerada como uma educação de má qualidade, e não por esses tais fatores que levam ao aluno ter baixo redimento.

    ResponderExcluir
  46. samanda siqueira 2002 cn22 de março de 2012 às 11:50

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C( ) D(x)
    2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
    2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    os aspectos que mudaram foi a educação dos alunos,
    o respeito com os professores.

    ResponderExcluir
  47. Sara Bizarro / 2002 C.N22 de março de 2012 às 11:56

    GABARITO:


    Aluno(a):Sara Bizarro

    Turma: 2002 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D( )
    2 C - A( ) B( ) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C( ) D( )

    4- A( ) B( ) C(x) D( )
    5 - Dissertativa
    Hoje em dia a alfabetizaçâo mudou de certa forma os professores nao sao tao fechados iqual os anos passador hoje,amtigamente os professores chegavam dentro de sala e passava a materia se o aluno nao aprendeu poblema dele eles nao davam o braço a torcer.

    ResponderExcluir
  48. Samara Lourenço - 2002 CN22 de março de 2012 às 11:57

    GABARITO:


    Aluno(a): Samara Lourenço

    Turma: 2002 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B(x) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa
    Na educação houve muitas mudanças antes os professores usavam muitos métodos e a culpa do fracasso escolar era do aluno. Mas hoje em dia já não existe mais isso! Hoje os professores estão empenhados em entender como o aluno aprende, e não no que ele está em dificuldade. A teoria da pscogênese veio para acabar com o antigo entendimento de que os alunos não conseguiam aprender por si mesmos e colocar na cabeça dos professoras uma nova forma de ensino .

    ResponderExcluir
  49. Yvinna Carla - 2002 CN22 de março de 2012 às 11:59

    GABARITO:


    Aluno(a): Yvinna Carla Dos Santos Aparecido

    Turma: 2002 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A(X) B(X) C( ) D(X)
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(X)
    5 - Dissertativa
    A história da educação teve várias mudanças ao longo dos séculos no modo de ensinar os alunos , os métodos foram evoluindo , só que ainda usam-se métodos antigos na educação. Antes na escola não seu usava muito tecnologia por falta mesmo e hoje esta tudo muito avançado que faz com que as coisas melhores ou piorem.

    ResponderExcluir
  50. Nicolle Christine 2002 CN22 de março de 2012 às 11:59

    GABARITO:


    Aluno(a): Nicolle Christine

    Turma: 2002 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(X)

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B(X) C( ) D(X)
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(X)
    5 - Dissertativa
    Houve mudanças, professores usava métodos e se houvesse algum fracasso diante o ensino a culpa era do aluno, mas hoje em dia as coisas mudaram ficaram alguns restritos do passados mas logo seram punidos, os professores estão mais empenhados em procurar novas fontes e jeito pra que o aluno entenda.
    A psicogênese é um dos restritos do passado , eles colovam e colocam a culpa no aluno , existe isso ainda nos dias-a-dias..caso o aluno nao tenha aprendido a matéria ,o professor nao quer nem saber e joga a culpa nele(aluno) mas muitas as vezes o jeito que o professor ensina nao é pratico pro aluno..é bom sempre procurar novos metodos de ensinos , coisas pra distrair o aluno

    ResponderExcluir
  51. Linamárie Lopes Martins- 2002 Cn22 de março de 2012 às 12:02

    Aluno(a): Natalya Costa Ferreira

    Turma: 2OO2 CNN
    1- A(x) B( ) C( ) D( )

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A( ) B(x) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A(x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Permaneceu a teoria Psicogênese, pois ainda exitem professores que tentam entender como o aluno aprende ah ler e escreve . E tem coisas que alguns profesores mudaram o jeito de alfabetização e de como entender o jeito do aluno a aprender.

    ResponderExcluir
  52. Tatiana dos Santos Rodrigues T:2002 CN22 de março de 2012 às 12:04

    GABARITO:


    Aluno(a): Tatiana dos Santos Rodrigues de Freitas

    Turma: 2002CN

    1- A( ) B( ) C(X) D( )

    2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
    2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
    3- A( ) B( ) C(X) D( )

    4- A(X) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa

    Teve algumas mudanças aconteceram como: se o aluno nao aprende é culpa do professor, eo que nao mudo é a discriminaçao por que em algumas escolas ainda existe.

    ResponderExcluir
  53. Aaluno:Amanda Dias

    Turma: 2002 CN

    1- A( ) B( ) C( ) D( x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B( ) C( ) D( x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C( x) D( )

    4- A( ) B(x ) C( ) D( )
    5 -Os aspectos que mudaram foi o fracasso dos alunos,pois hj ainda ha aqueles que nao gostam de fazer nada mas tem aqueles alunos que se esforçam para poder aprender se interessam pelo conteudo.e os aspectos que permanecem ate hj sao os objetivos do professor em relaçao a aprendizagem do aluno,montar plano de aulas de acordo com a dificuldade de cada aluno mostrando para ele e para turma que ha outro modo de resolver determindada situaçao e questao.

    ResponderExcluir
  54. Aluno(a): nayanne costa da silva

    Turma: 2002 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(x)

    2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
    2 B - A(x) B(x) C( ) D(x)
    2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
    3- A( ) B( ) C(x) D( )

    4- A( ) B( ) C( ) D(x)
    5 - Dissertativa:eu acho que nao mudou muito de antigamente não,porque antigamente o metodo de aprender podia ser pela musica e hoje ainda usa esse meto.

    ResponderExcluir
  55. sabrina siqueira 2002 cn22 de março de 2012 às 12:07

    Aluno(a): sabrina siqueira

    Turma: 20021 cn

    1- A( ) B( ) C( ) D(x )

    2 A - A(x ) B( ) C(x ) D( )
    2 B - A(x ) B( ) C( ) D(x )
    2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
    3- A( ) B( ) C(x ) D( )

    4- A( ) B(x ) C( ) D( )
    5 - as crianças aprendia no metodo de copia e de seguir as coisas o alfabeto encima do quadro e com
    o ditado
    hoje a maneira tem ainda o alfabeto ; ainda tem a fila na sala mas nao se tem muito interese de fica focado na aula e as convesa.

    ResponderExcluir
  56. Linderleia Viana 2002 cn22 de março de 2012 às 12:08

    Aluno(a):

    Turma:

    1- A( ) B( ) C( ) D(x )

    2 A - A(x ) B( ) C(x ) D( )
    2 B - A( ) B(x ) C( ) D( )
    2 C - A( ) B(x ) C(x ) D( )
    3- A( ) B( ) C( ) D( )

    4- A( x) B( ) C( ) D( )
    5 - Dissertativa
    Permaneceu o título da psicogôsene em que os prefessores estudam a maneira de compreender como a criança escreve, e eles estudam para isso.
    Mudou a discrininação o preconceito.

    ResponderExcluir
  57. lilian campbel 2002 CN22 de março de 2012 às 13:57

    adorei a prova online hoje da Doracineia.Foi muito bom...

    ResponderExcluir