ATIVIDADE SUGERIDA
Profª: Vera Lúcia Bizarro Dutra
Turma: 2001 e 2002CN
Questionamento:
Quantos
de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as
mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa
própria falta de visão!
Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar
nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso no passado e perdemos a oportunidade de evoluir.
Para vocês o que significam as palavras: experiência e hábito? Escreva.
David Hume ( 1711/1776)
VIDA E OBRA
Nasceu e cresceu próximo a cidade de Edimburgo, Escócia.
Com apenas 11 anos entrou para Universidade de Edimburgo onde estudou: latim,
grego, matemática, física e filosofia.
Em 1739 mudou-se para a França e publicou seu primeiro livro: Tratado da Natureza
Em 1745, tentou ingressar como professor na Universidade de Edimburgo, mas não foi
aceito o que o decepcionou muito.
Em 1748, reeditou o Tratado como Título de Ensaios Filosóficos sobre o entendimento
humano.
Publicou também uma obra sobre a história da Inglaterra o que foi considerado por
muitos uma obra profunda.
Viveu cinco anos na Embaixada britânica em Paris, retornou á Inglaterra em 1766
acompanhado do filósofo Rousseau”.
Após se aposentar em 1769, voltou para Edimburgo e faleceu em 1776.
HUME, O EMPIRISTA.
Visava esclarecer todos os conceitos e raciocínios confusos inventados pelos filósofos.
Propôs o retorno à experiência espontânea do mundo.
CONCEITOS IMPORTANTES:
Impressões
Percepções
Hábito ou Crença
Idealismo Transcendental
HUME estabelece que o homem possui duas formas distintas de percepção:
1. Impressões: São conhecidos adquiridos imediatamente pela experiência e são bem vivas. Ex: Tomar café extremamente quente.
2. Percepção: É um tipo de sensação menos viva, menos clara que a impressão.
3. Hábito ou Crença: É a repetição de experiências sensíveis, estabelecendo uma relação de causa e efeito.
4. Idealismo Transcendental: É buscar conhecer através da vinculação entre razão e da experiência.
3- Fragmentos ( Lição da Mosca)
Certa vez, duas moscas
caíram num copo de leite...
A primeira era forte e
valente. Assim, logo ao cair,
nadou até a borda do copo.
Como a superfície era muito
lisa e suas asas estavam
molhadas, não conseguiu
escapar. Acreditando que
não havia saída, a mosca
desanimou, parou
de se debater e afundou.
Sua companheira de
infortúnio, apesar de não
ser tão forte, era tenaz e,
por isso, continuou a se
debater e a lutar. Aos
poucos com tanta agitação,
o leite ao seu redor formou
um pequeno nódulo de
manteiga no qual ela subiu.
Dali, conseguiu levantar
vôo e sair do copo.
5
Tempos depois, a mosca tenaz, por
descuido, novamente caiu num copo,
desta vez cheio de água. Como pensou
que já conhecia a solução daquele
problema, começou a se debater na
esperança de que, no devido tempo, se
salvasse.
Outra mosca, passando por ali e vendo a
aflição da companheira de espécie,
pousou na beira do copo e gritou:
SOLUÇÕES DO PASSADO, EM
CONTEXTOS DIFERENTES,
PODEM TRANSFORMAR-SE
EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU,
DÊ UM JEITO DE MUDAR.
"Tem um
canudo ali,
nade até
lá e suba".
A mosca tenaz respondeu:
"Pode deixar que eu sei como
resolver este problema."
E continuou a se debater mais
e mais até que, exausta,
afundou na água.
6
Quantos de nós, baseados
em experiências anteriores,
deixamos de observar as
mudanças ao redor e
ficamos lutando inutilmente
até afundar em nossa própria
falta de visão!
Criamos uma confiança equivocada e
perdemos a oportunidade de repensar nossas
experiências. Ficamos presos a velhos
hábitos que nos levaram ao sucesso e
perdemos a oportunidade de evoluir.
É por isso que os japoneses dizem
que na garupa do sucesso vem
sempre o fracasso. Os dois estão
tão próximos que a arrogância pelo
sucesso pode levar à displicência
que conduz ao fracasso.
Os donos do futuro sabem
reconhecer essas transformações
e fazer as mudanças necessárias
para acompanhar a nova situação.
(De: Os Donos do Futuro-Roberto Shinyashiki)
Se a única ferramenta que você conhece é o
martelo, todo problema que aparece você pensa
que é prego.
1) De acordo com o empirismo de Hume marque (V) ou (F)
a) ( ) O conhecimento para Hume se dá pelo hábito, que é possível a partir de uma
relação entre causa e efeito, que tem origem na natureza humana.
b) ( ) Quando temos a possibilidade e realizar observações de casos semelhantes
atingimos o hábito.
c) ( ) Ao realizarmos uma experiência de aquecer a água a 100 º C deduzimos que
ela ferverá e sempre afirmamos pela seqüência de eventos ou pela força do
hábito.
d) ( ) Toda causa produz o mesmo efeito desejado. Isto porque a relação se dá
entre os objetos e não na nossa natureza de conhecer.
BIBLIOGRAFIA
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 7ª ed. 2ª imp. editora ática, 2000.
ARANHA, M. L de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo, Moderna, 1986
2 )Primeiro estudioso a adotar o termo RACIONALISMO como símbolo de sua doutrina.
a) Kant
b) Platão
c) Wolff
d) Hegel
3) È uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.
a) Racionalismo
b) Empirismo
c) Visão Cognitivista
d) Interacionismo
4) Quais as relações entre afetividade e cognição?
5) Qual o papel da linguagem no desenvolvimento infantil?
6) O que você entende pela afirmação “ O pensamento pode fazer uso de outras modalidades de linguagem, diferentes da verbal”. Ilustre com exemplos tirados do seu cotidiano.
Realizar as atividades propostas, fazer um comentário no BLOG e entregar a professora na próxima aula .
(folha chamex).
OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:
- No final da atividade postada;
- Clicar em comentários;
- Fazer um comentário sobre a atividade sugerida ( com a identificação - nome/turma);
- Selecionar Perfil: Nome/URL;
- Verificação de palavras;
- Postar Comentário.
Muito bom gostei continue assim.
ResponderExcluirAdorei as atividades esse tipo de exercicio e muito interesante.
ResponderExcluirÉ muito bom fazer exercicios assim,isso nos estimula a querer saber mais e mais.
ResponderExcluirGostei muito das Atividades!
ResponderExcluirAchei a atividade muito divertida. Um jeito muito mais fácil de aprender e muito interessante.
ResponderExcluirAchei muito interessante as atividades avaliatórias fez com que nós ampliássemos nossos conhecimentos.
ResponderExcluirAchei muito interessante, nos faz refletir bastante.
ResponderExcluirAchei o conteúdo bem elaborado e questionador, pois nos faz refletir sobre a importância que é adquirir experiências. Porque são de grandes experiências que aprendemos a dar valor a vida.
ResponderExcluirA atividade é muito bom, pois amentou meus conhecimentos. A atividade elaborada juntamente com tecnologia fica mais estimulativa.
ResponderExcluirgostei!
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirgostei da atividade.
ResponderExcluirACHEI AS ATIVIDADES PROPOSTAS MUITO BEM ELABORADAS E UM MÉTODO BEM INTERESSANTE PARA AMPLIARMOS OS NOSSOS CONHECIMENTOS.
ResponderExcluirÂngela-2001 CN
ResponderExcluirTirando o exercício que tem que ilustrar,Achei as atividades construtivas..
Muito legal!
ResponderExcluirAtividade bem interessante.
ResponderExcluirAchei interessantes as atividades, pois elas nos fazem refletir sobre a vida, sobre o modo de vê-la; e isso nos proporciona uma base, uma estrutura para que possamos desenvolver os nossos conhecimentos. **)
ResponderExcluirAs atividades foram muito bem elaboradas! Parabéns professora Vera! Essa é uma ótima forma de estimular os alunos.
ResponderExcluirgostei muito da atividade! :*
ResponderExcluir