sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Artigo de Opinião

-------------------------------------------------------------------------------

Professora
Cristiane Carminate

 Turma: 1001 e 1002 FG
---------------------------------------------------------------


"Brasil: Violência X educação?"

Por: Luana Alonso - 1001FG

Nos últimos tempos estamos nos deparando com uma violência implacável. Seja em escolas, em festas, em locais de trabalho, sempre há notícias sobre alguma barbárie ocorrida. Hoje em dia, esses acontecimentos estão tão comuns, que são poucas as pessoas que se mobilizam, que se sentem feridas com as monstruosidades que o ser humano pratica com os da sua mesma espécie, ou até da mesma família, do mesmo círculo social. A frieza tomou conta da vida de muitos, tornando-os indiferentes às tragédias à sua volta, tanto que não fazem questão de mudar, ou de ao menos tentar mudar a situação atual do nosso país. Depois a "politicagem" diz que deseja mudar o patamar do Brasil, tirando-o do nível subdesenvolvido? Como? Se preocupando com estádios de futebol e deixando a educação e o desenvolvimento social às moscas? O Brasil, o nosso Brasil, um país com um potencial educativo avassalador, está se deteriorando e ninguém está fazendo nada para reverter essa situação.
Antigamente, não se via tanta violência, tanto desrespeito como hoje se vê. Em cidades pequenas então, brigas eram coisas raras, por exemplo. Creio que a população tinha mais respeito, mais pudor. As escolas antigamente eram lugares valorizados, lugares onde alunos e professores tinham respeito mútuo e, principalmente, tinham compromisso. Hoje vejo em muitas escolas as quais frequento, professores repetirem a mesma ladainha: "Não quer aprender, tanto faz, no fim do mês meu salário virá o mesmo" e já vi também alunos zombarem do professor, rindo e fazendo piadinhas inconvenientes durante as aulas. Em seguida, o mesmo professor saía passando mal, pelo fato de estar sobrecarregado de tanta conversa. Onde mora o respeito mútuo que antes era obrigatório? Ele evaporou? Pelo visto, sim!
Acredito, sim, que a educação é a base para uma vida social e financeiramente boa. A violência nos dias de hoje está tão comum, que só de olhar para alguém em uma festa, é sinônimo de confusão. Muitas vezes, essas pessoas, depois das brigas, julgam possuir um bom senso implacável. Mas onde estava ele na hora da fúria apenas pelo olhar de alguém na sua direção? Deve tê-lo deixado em casa, não? Ou é bem mais provável que esse "bom senso" nem exista. Sem contar também os crimes absurdos e hediondos que acontecem sem motivos, ou até mesmo por prazer. Crimes cometidos por psicopatas e sociopatas que convivem conosco dia-a-dia, pois se já não bastasse a violência incontrolável, o Brasil não dispõe de leis que mantenham seres humanos (se é que podem ser chamados assim) desse tipo deplorável na cadeia por muito tempo.
Em suma, falta atenção, falta respeito mútuo. Falta bom senso e falta a capacidade de pensamento e raciocínio. Falta, principalmente, amor. Até quando o Brasil irá continuar com este caráter vergonhoso?!
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Violência da atualidade

Por: Pedro Henrique F. Machado - 1001 FG

A violência está cada vez maior. Com certeza as pessoas que antigamente não eram acostumadas com esse tipo de violência ficam de “boca aberta”. Normalmente em festas, em bailes você pode observar vários e vários adolescentes consumindo bebida alcoólica como se fossem “gente grande”. Além de tudo isso depois de consumir a bebida ainda briga com as outras pessoas que estão ali para se divertir.
Um exemplo de violência nas escolas tem o massacre de “Realengo”. Neste episódio um homem entrou em uma escola e saiu atirando para todo lado como um louco, com a intenção de matar todos ali naquele local. O que esse homem em Realengo fez não é improvável que aconteça de novo não, pois qualquer pessoa possui muita facilidade em conseguir uma arma de fogo.
A violência infezlimente se instalou na vida de todos os brasileiros, onde que você estiver pode ser vítima de uma bala perdida, de um assalto e de várias outras coisas que podem matar uma pessoa.
Se a gente quer mudar o mundo o mundo não deve mudar e sim quem deve mudar e a gente seres humanos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Escolas, Ring de lutas ou Lugar de conhecimento?

Por: Ruan Ferrari Marinho – 1001FG

Já me deparei com muitos casos de violência nas escolas através da TV, jornais e infelizmente pessoalmente. Não só com adultos mas principalmente com jovens brasileiros que não estão “nem aí” para educação. Eles estão achando mais interessante ir para a escola para brigar ,debochar e zombar do próximo para apenas se divertirem, passarem o tempo q seria para o conhecimento e aprendizagem. O que me irrita nesses casos de violência pode ser explicado por dois fatores:
  • O primeiro é que mesmo as pessoas se deparando com tanta violência em algumas escolas, através da TV, elas continuam dando o mesmo exemplo. Muitas pessoas dizem que é um absurdo isso tudo que acontece, mas chegam à vez delas de lutarem contra isso, elas vão e apóiam sem ao menos perceberem (ver alguém agredindo o outro e não impedir, ou ver uma pessoa sofrendo Bullying e ainda rir da vítima no meio da “zoação”, ou até mesmo a agressão física que são cometidas por elas). A maioria desses casos ocorre com adolescentes.
  • O segundo fator é a justiça brasileira, ou até mesmo a própria população que espera acontecer o pior para depois tomar a atitude que já devia ser tomada muito antes, podendo impedir mais “alguns” casos de violência nas escolas. E mesmo que os governantes impeçam não há punição apropriada para o causador da violência (um exemplo: como adolescentes de 16 e17 anos, que cometem o crime, mas não podem ser punidos por causa da idade, então ficam livres nas ruas ao lado de crianças indefesas, como no caso Champinha, adolescente que trucidou uma jovem há algum tempo).
Não é só a violência que há dentro de escolas. Há o preconceito que também é um grave problema enfrentado no século XXI. O Bullying, a cor da pele, a cultura e a condição financeira prejudica muitos profissionais que tentam passar seus conhecimentos para esses alunos. Muitas escolas sofrem pelos alunos que têm pela má disciplina dada a eles, professores e pais não conseguem botar ordem em seus alunos e filhos. Já no caso dos professores, pode atrapalhar no rendimento escolar de outros alunos. Já os pais, é um problema diferenciado, por não conseguirem controlar seus filhos, mandando-os para a escola, deixando a responsabilidade para seus educadores.
Todos esses tipos de exemplos e fatores que foram mostrados no texto mostram a realidade do nosso país. A violência nas escolas está ficando cada vez pior, sem sabermos quando isso irá acabar definitivamente. Ou se irá acabar!
-----------------------------------------------------------------------------------------------


 A violência nas escolas e na sociedade como acabar com isso? 
O que fazer?
Por: Jaqueline de Barros Mazoto - 1002 FG
Estamos vivendo em um mundo onde não existem mais “gentilezas”. As pessoas não conseguem conviver com as outras sem usar a violência, sem agredir, insultar. Em várias grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro fica difícil sair de casa, pois a qualquer momento você pode ser assaltado, interrogado por um bandido. E não sabe o que lhe espera. Realmente os “inocentes estão pagando pelos pecadores”. A violência esta tanta que as escolas estão sendo as vitimas maiores. Já houveram casos reais de estúpidos entrarem em escolas e cometerem crimes bárbaros como o de realengo. Os adolescentes em meio a tanta violência se perdem e cometem inúmeros crimes. Eles se misturam aos tantos outros marginais e se transformam em pesos cruéis, incrédulas, que são capazes de matar, roubar por motivos banais. Diariamente crimes são realizados em escola, local onde se deveria ser um exemplo de respeito, ordem. Isto comprova que a educação a cada dia que se passa fica mais extinta. Os adolescentes e os jovens estão perdendo o controle. Os pais deixam os seus filhos livres e não querem nem saber o que estão fazendo. Faltam limites. O mundo se encontra um local em que me encontro com medo de viver. São tantas armadilhas que sinto perdida. Em meio a tantas turbulências tenho a esperança de algum dia encontra um mundo cheio de paz em que viver não seja sinônimo de correr perigos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------



Violência escolar: um caso a pensar

Por: Claudinier Neto - 1001 FG

O Brasil está com alta porcentagem de violência escolar. Muitas vezes, são causados por Bullying, deixando os alunos cada dia mais revoltados com a vida, podendo até ir armados para a escola. Esta também é uma das grandes preocupações da sociedade.
A violência pode acontecer de dentro da escola para a rua e da rua para dentro da escola, como por exemplo em Realengo RJ, que deixou todo o país chocado. Lá um homem covarde entrou na escola matando crianças e adolescentes um dia iam se tornar grandes profissionais.
A maioria das brigas escolares são causadas por Bullying. Muitas vitimas não falam sobre a agressão sofrida. A escola tem que ter um ambiente harmônico e feliz porque ali os alunos passam o maior tempo do dia e muitas escolas não tem esse ambiente bom, e muitos alunos nem querem voltar para a escola.
Para acabar com a violência escolar, nossos adolescentes precisam de limites, atenção, horários e rotinas, precisam de um desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo familiar.
Como acabar com o alto nível de violência escolar?
Se nós somos capazes desse desafio.

---------------------------------------------------------------


VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE COMO COMBATER
ESSE MAL?

Por: Hemilli Lima - 1002 FG 


A violência tem estado muito grande ultimamente e está afetando a todos pois ela está em todo lugar e principalmente nas escolas e esse índice aumenta cada vez mais . Temos vários casos desse mal acontecendo nos últimos dias e que me deixa muito triste em vê-los , pois tem muita gente sofrendo por causa de pessoas que não tem coração e praticam esses crimes com tanta crueldade .
Esse mal chamado violência vem desde a infância , pois a maioria desses criminosos aprendem isso dentro de seu próprio lar , com o péssimo exemplo de seus familiares e responsáveis que não pensam nas crianças na hora de beber , fumar , usar drogas e brigar na frente das crianças , tudo isso tem uma influencia muito grande na vida de uma criança pois toda criança tem seus pais como seus ídolos e apartir do momento em que seus ‘’ídolos ‘’ fazem isso , eles também querem fazer , e daí sim começa a nascer a violência dentro de cada um .
Outro motivo para a violência é o Bullying principalmente nas escolas , esses apelidos que em algumas vezes são colocados nas pessoas até mesmo sem maldade , causa grande brigas entre colegas , e também essas pessoas que vem a cometer Bullying com o propósito de machucar ou ferir alguém provoca até mesmo a morte de pessoas .
O governo possui uma certa parcela de culpa nessas violências , pois ele poderia dar mais atenção as escolas publicas e a educação do Brasil .Afinal indivíduos que cometem atos violentos são pessoas que na maioria das vezes não tiveram acesso a uma boa educação , e certamente a família também não coopero para que esse individuo crescesse no caminho certo . O local onde essas pessoas vivem influencia muito na vida de cada um , pois se eles crescem vendo marginalidade , eles vão consequentemente praticar a marginalidade . E essa violência só tem tendência a aumentar ,se nós não agirmos de maneira correta , pois nós temos que lutar para um futuro digno , não só para nós , mais principalmente para o futuro de nossas crianças e de nossos filhos , temos que exigir dos nossos governantes mais segurança e educação , pois sem segurança não tem como nem mesmo sair de casa ,muito menos ir para a escola estudar . Só conseguiremos isso o dia em que os governantes olharem para a sociedade com outros olhos , e pensar não só no meu futuro mais também no futuro da família deles .

A Violência na Sociedade

Por: Ryron Folly Pires - 1002 FG

Fico de fato muito constrangido com os últimos acontecimentos que vieram a chocar nosso Brasil e até nosso País, Fatos como a violência nas escolas , a violência nas ruas e etc. O Brasil hoje está deixando muito a desejar por causa dessas Faucatruas e Violências . Pessoas deixam de sair, de estudar por causa desses individuos que concerteza não tiveram uma infância Muito Estravagante e Extrovertida igual a gente tem hoje.
Viver hoje em dia estár difícil demais não só pelo fato da violência , mais sim por causa do BullinG, pessoas sendo caluniadas e os caluniadores não são punidos pelos atos cometidos . que mundo é esse que vivemos, que esse rebeldes matam , roubam, e até estupram pessoas inocentes .
Os Útimos Acontecimentos no Brasil chocaram o mundo todo, como o caso do rapaz que entrou em um colégio fingiu-se ser um funcionário e entrou uma sala e matou inúmeras crianças que estavam presentes naquela sala . Um rapaz que quando era aulo daquela escola deve ter passado por situações muito constrangedoras e de fato deve ter sofrido com apelidos insignificantes , e consequentemente tambem deve ter sido espancado não só na escola como tambem pelo seus pais . Esse Ex-aluno dessa escola acabou com crianças que por ventura poderiam ser de fato o futuro de nosso Brasil . Vidas de crianças que não tinham nada a ver com a infância dele , crianças que tinham mães que sonhavam com um futuro brilhante para seus filhos .
Um Rapaz que teve em sua mente (no momento),uma maldade exuberante que tirou a vida de pessoas inocentes , um vândalo que deveria ser punido , com uma punição bem além da que ele cometeu, ele deveria morrer na cadeia.
Que futuro nossos filhos terão , com esse vândalos soltos na rua esperando o momento certo para novamente atacar pessoas inocentes .
Para quê existe policia no nosso Brasil , sendo que esses últimos acontecimentos a policia não tomou nenhuma posição desse ato praticado por um Bandindo .
Continuaremos sonhando com um brasil melhor sem guerra,sem lavagem de dinheiro e sem essas covardias que fizeram com o nosso País deixasse de ser o melhor para ser uns dos Piores em todos os tempos .
Estamos vivendo um dos piores momentosde todos os tempos . Graças a Nós Mesmos .

A violência do nosso mundo
Por: Natália Caldeira Gonçalves – 1002FG
A violência nas sociedades está cada vez pior para todos nós Brasileira, por que está cada vez mais perigoso viver. Está acontecendo muito nos dias de hoje, e isso só vai piorando e mais, creio que os adolescentes não vêem o grau de perigo, por exemplo, ir à festa sem algum responsável, beber bebida alcoólica, ficar até tarde na festa. Essas pessoas de hoje vão acostumado com essa violência acontecendo, e os pais na maioria das vezes deixam filhos sozinhos em festas até tarde. Esses adolescentes podem ter contato com esses criminosos soltos por aí que cometem crimes cada vez mais. A adolescência era para ser para curtir, ir a festas, mas sem colocar nenhuma bebida na boca. O Brasil está cada vez mais evoluindo na questão da violência, na questão Bullying, tanto na agressão física, quanto na agressão psicológica também. Então a adolescência é aproveitar sem cometer algum crime, sem beber bebida alcoólica. A bebida alcoólica é uma coisa que quando crescemos tudo aquilo que já tínhamos vivido no futuro iremos sentir falta. Então de que adiante viver uma adolescência cheia de drogas, de crimes, se no futuro iremos lembrar-nos de tudo isso? E para nós lembrarmos temos que viver a vida sem nenhuma violência, e sem tudo aquilo de ruim que envolve.
Características e sugestões para os jovens de hoje!
Por: Claudinier Neto
Embora os adolescentes estejam com falta de limites e educação, existem tantos adolescentes pobres que passam fome, mas se tornam grandes profissionais. Já outros adolescentes que têm tudo na vida, uma boa escola, por exemplo, não quere a oportunidade de vencer na vida. Só querem curtir finais de semana, baladas, drogas bebidas e Internet.
A cada geração que passa os seres humanos estão nascendo grandes “selvagens”. Não estão tendo coração nem pra si mesmo. O mundo está se tornando muito difícil. A cada dia mais as drogas estão se evoluindo com os jovens. Mostrado nesse sábado dia 03/12/11 pelo Jornal Nacional que: “está com um auto índice de meninas entre 14 e 15 anos grávidas nas escolas e 20% dos adolescentes na idade de 16 e 17 anos estão fora das escolas”.
Os adolescentes não estão tendo um diálogo bom com seus pais e nem seus pais estão tendo um diálogo com seus filhos. Alei e a Justiça do Brasil também têm que mudar porque na maioria dos casos a justiça apóia o lado errado do adolescente, como por exemplo: “se um jovem de 16 anos pode votar e ele não pode ser preso? Ele também devia se reduzir a maioridade penal”.
Vamos pensar um pouco: Vamos ver o que nós podemos fazer para o nossos adolescentes. Vamos eleger um governante que possa dar mais futuro para estes indivíduos e vamos ver se nascem mais gerações que possam ter mais futuro e ser grandes profissionais. Só assim nós teremos um mundo e um Brasil de paz e de tranqüilidade.
   Juventude sem limite
 Por: Thatiana Ramos Figueiredo - 1002FG
       
      Vejo como a maldade e a falta de conhecimento tem crescido e destruído a sociedade .Algumas pessoas pensam que a tendência da sociedade é evoluir,é melhorar o caráter a cada ano.Mas não é para melhor que a sociedade tem mudado e através de suas ações é que vemos a maturidade do povo .
     As pessoas estão sem perspectiva,estão se entregando ao mundo,ao errado ,ao pecado eao ódio que aprisiona a sociedade.A ignorância tem feito as pessoas caírem em armadilhas que muitas vezes são caminhos onde não há mais saída,são caminhos de morte .O problema da sociedade é querer se amoldar ao mundo,ao invés de seguir o que é certo e correto
     A educação é um papel importante na questão de formação do caráter do cidadão. A vida é um constante aprendizado,mas precisamos desde os primeiros pessoas de quem nos mostre  a seguir a verdade e o caminho certo .Precisamos de nos importar mais com o próximo e não viver no individualismo que nos faz olhar para nosso próprio umbigo e deixar que os outros se explodam
     As crianças são o futuro desse mundo,mas está difícil ter crianças de caráter se os pais dão um mau exemplo.O desestruturamento famílias tem causado problemas serio  na cabeça das crianças .Por serem espelhos na vida do filho ,deveriam pelo menos respeitá-los
Creio que para diminuir a incidência de crianças tristes e revoltadas,deveríamos primeiro começar pela nossa vida.Se os responsáveis por crianças mudassem seu próprio caráter ,as crianças teriam mais oportunidade de serem cidadãos de opinião formada e uma personalidade própria e  imutável .Os adultos de hoje eram as crianças de ontem e as crianças de hoje são os adultos amanha que irão repercutir com grande força na sociedade .
      Sejamos então exemplos e não pedra de tropeço.Se queremos mudar o mundo temos que começar por nossos atos e o que passamos para os outros através de nossa vida.
Violência na Sociedade
Por: Alinity Correa - 1002 FG
Violência nas escolas a cada dia aumenta. A nossa sociedade sofre mais com tanta desgraça. A violência tomou conta, não só das escolas mas de todo país. O individuo não consegue ligar a televisão para ver um jornal, sem ver notícias de tragédias. Nós não vemos nem uma notícia boa, nem é bom ver jornal para se informar porque acabamos deprimidos com tanta barbaridade.
Os alunos de hoje andam sofrendo de Bullying, um mal que a cada dia devasta mais e mais pessoas. O individuo que causa o Bullying traz consequências bárbaras, não só para quem sofre, mas também para ele. São tantas desgraças, no meio escolar. É aluno batendo em professor, são crianças com armas. É tanta violência que nem sabemos qual vai ser a próxima barbaridade.
A pergunta é: violência nas escolas como combater este mal? Uma pergunta tão pequena mas tão difícil de responder. Todo mundo nasce com uma sementinha do mal, mas tem pessoas que cultivam esse mal, deixando ela se desenvolver e outras cortam-na embaixo. Para quem cultiva essa sementinha, pode ter varias motivos. Falta de atenção é um desses. Hoje em dia os país não dão atenção aos filhos, não conversam, não falam, não dão carinho e amor. É um meio que eles arrumam para preencher o vazio que eles tem, por falta do amor de seus país que estão trabalhando é fazendo o mal nas escolas. A criança também pode ficar violenta, por ver em casa, pai batendo em mãe, mãe e pai usando drogas, bêbados. Os pais têm que entender que eles são os espelhos dos filhos, que quando um pai faz, o filho quer fazer e faz igual. Todo mundo vê o pai como um herói, que herói é esse que destrói a vida de um filho? Pior que ter um inimigo é ter ele dentro de casa.
Respondendo a pergunta do começo do 3° parágrafo, para acabar com o mal nas escolas os país tem que dar atenção mais atenção aos filhos, se preocupar com o horário que eles chegam, onde eles vam, quem são os amigos, o que falta é atenção de quem colocou no mundo,os país, por no mundo é fácil, difícil é criar do jeito certo.
A violência está presente em qualquer lugar
Por: Lucas Perassoli da Silva-1001 FG
A violência no mundo de hoje está cada vez mais presente. As pessoas não podem mais sair de casa, pois a violência está em qualquer lugar, seja na escola, em festas, ou entre os amigos.
Recentemente no Brasil aconteceram casos de violência nas escolas, garotos estavam praticando Bullying contra seus colegas. Tudo isso porque o garoto era gordinho. O menino se cansou de sofrer tanto com isso que acabou revidando. O menino virou um heroi pela televisão brasileira. Isso é um absurdo, pois violência gera violência.
As mães de garotos e garotas estão entrando em depressão, seus filhos estão sendo enternados em Uti’s muito machucados, em estado crítico.
A falta de educação é a maior causadora da violência, pois surge em casa. Os pais devem dar educação a seus filhos para que eles não virem delinquentes juvenis.
É uma barbaridade o que essas pessoas fazem com outros seres por puro preconceito. O Bullying é muito presente entre alunos, amigos, colegas de sala. Todos se agredindo por causa de discussões ou até mesmo por preconceito.
Conclui-se que as pessoas stão praticando a violência com muita frequência em todos os lugares, seja nas escolas, nas festas, ou em bares. As pessoas devem deixar de ter preconceito, devem saber beber sem exageiro, e também ter mais autocontrole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário