11 respostas para as questões mais comuns sobre recuperação
Nesta reportagem respondemos às maiores dúvidas de quem enfrenta o desafio de garantir a aprendizagem de todos os alunos, sem exceção.
Reportagens
- Como fazer recuperação sem deixar de cumprir o programa
- Cinco maneiras de evitar a repetência
- O papel de cada um no apoio pedagógcio
- Ainda há tempo para recuperar...
- Como não deixar ninguém para trás
Especial
1 Como verificar o que de fato os alunos ainda não aprenderam?
Diagnóstico inicial, provas, observações de atividades realizadas em sala de aula, exercícios de sondagem, situações-problema, trabalhos em grupo, tarefas de casa - em conjunto, esses e outros instrumentos de avaliação ajudam a enxergar os diferentes saberes de cada um. Olhar apenas a nota das provas é absolutamente insuficiente para averiguar o que foi aprendido. Ainda mais quando sabemos que esse tipo de avaliação nem sempre é preparado de uma forma que permita checar se cada conteúdo trabalhado foi de fato aprendido. "Avaliação bem feita e válida é aquela que está relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi. "Sem ter clareza sobre as dificuldades de cada um, o professor pensa que terá de trabalhar com muito mais conteúdos do que o necessário e acaba desistindo da recuperação."
Continue lendo a reportagem.
- 1Como verificar o que de fato os alunos ainda não aprenderam?
- 2 Como analisar os resultados das estratégias de avaliação?
- 3 Concluí que meus alunos têm dificuldades diferentes. Como lido com isso?
- 4 Quais os critérios mais indicados para formar grupos em sala de aula?
- 5. De que forma posso organizar o trabalho dentro dos agrupamentos?
- 6. Como dar conta das diferentes demandas dos grupos sendo uma pessoa só?
- 7. Como retomar conteúdos não aprendidos sem deixar de cumprir o programa?
- 8. Como ajudar cada um de acordo com suas necessidades de aprendizagem?
- 9. Mandar tarefa de casa como reforço é uma boa estratégia?
- 10. Qual o papel do titular da turma quando o reforço é no contraturno?
- 11. Como saber se a recuperação funcionou e todos aprenderam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário