TEMA:LEITURA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Professora: Vera Lúcia Bizarro Dutra
Área de conhecimento: Pedagógica
Nível de Escolaridade: Médio CN
Turma: 3001 CN Ano letivo: 2011
OBJETIVO:
Ler as obras do educador brasileiro Paulo Freire para conhecê-las, analisá-las, discuti-las e confrontar idéias, posturas e práticas que vêm delineando ao longo da história da educação, como condição indispensável para intervenção pedagógica no cotidiano da escola.
JUSTIFICATIVA:
O Presente projeto inspira-se na necessidade de leitura demonstradas pelos futuros professores e nas vantagens de conhecer as idéias do educador Paulo Freire buscando contribuições de condições humanizadas na prática do cotidiano escolar.Pois como ele próprio disse: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Freire, A importância do ato de ler, p.23)
As idéias pedagógicas estão sempre em movimento. Deixar de acompanhá-las nos expõe ao risco de ultrapassagem por todos os lados. Faz-se necessário compreender, relacionar e confrontar idéias, posturas e práticas que vêm acontecendo ao longo da história da educação.
As leituras pedagógicas estão a serviço da construção do conhecimento e ampliação do universo cultural dos futuros professores. Se bem exploradas por nós, formadores, contribuem significativamente para as discussões acerca da prática pedagógica.
Os livros escolhidos para leitura no desenvolvimento do presente projeto são especialmente interessantes.
Relembrando mais uma vez o grande mestre: “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo.” (FREIRE, A pedagogia do oprimido,p.40)
DESENVOLVIMENTO:
- Conversa informal para incentivação.
- Dividir a turma em grupos.
- Cada grupo terá o prazo de quinze dias para leitura e discussão do texto indicado.
- Momento da troca entre os grupos.
- Momento para apresentação.
- Momento para troca de conhecimentos , através do debate.
- Obras: Educação e Mudança; A importância do ato de ler e A Pedagogia do Oprimido.
AVALIAÇÃO:
Momento em que todos poderão fazer suas colocações , levando em consideração os pontos positivos e negativos.
CULMINÂNCIA:
Cada grupo dramatizará uma parte dos textos apresentados (à escolha).
Produção de relatórios.
- Relatório -
Ao estudar o livro “A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER” ,do renomado educador Paulo Freire, pode-se constatar que este , retrata –se acerca de uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos.
Paulo Freire é grato a vários teóricos. Entre eles podemos citar Vygotsky, Emília Ferreiro, Esther Grossi e outros.
Freire foi alfabetizado no chão do quintal de sua casa, à sombra das mangueiras com palavras de seu mundo. O chão era seu quadro negro ou seu caderno; gravetos o seu giz ou lápis.
Segundo ele, pode-se ajudar o educando a desenvolver a leitura através de livros agradáveis, desafiadores... através de palavras de seu mundo, através de incentivos. Como ele mesmo, o grande mestre, fez.
A importância do ato de ler reside na melhora de nossas vidas, assim podemos ter mais facilidade na resolução de nossos problemas.
No presente contexto Paulo Freire se refere a “palavra mundo”, o que significa palavra do cotidiano do educando. A leitura da palavra para o autor é sempre precedida da leitura do mundo.
Pode-se considerar muito relevante a idéia da biblioteca popular, onde todos deveriam escrever histórias e disponibilizá-las para trocas.
Paulo Freire foi um grande educador, preocupado com a mudança através da educação, escreveu diversos livros de imensa valia para a educação. Percebe-se que todos os educadores deveriam buscar conhecimentos, embasados em seus livros e colocá-los em prática.
Relatório feito em grupo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário