terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nova vacina contra meningite é lançada no Brasil

 Shutterstock



A Menveo® é indicada para a imunização ativa de crianças a partir dos 11 anos e protege contra os grupos A, C, W-135 e Y da doença




A partir desta semana, chega ao Brasil uma nova vacina que previne contra quatro (A, C, W-135 e Y) dos cinco principais grupos da meningite meningocócica. Conhecida como Menveo®, ela é indicada, inicialmente, para imunização de crianças maiores de 11 anos e adultos e já está disponível em clínicas privadas com preço médio de R$ 170. A vacina deve ser aplicada em uma única injeção intramuscular.

Para ser aprovada, a vacina foi administrada em mais de 18.500 pessoas durante estudos clínicos e já é comercializada em diversos países desde 2010. A Novartis, empresa detentora da vacina, planeja apresentar dados adicionais à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação do uso da vacina em crianças a partir de 2 meses de idade, com base nos resultados de estudos clínicos realizados em pacientes nesta faixa etária, ainda sem prazo.

No Brasil, a vacina conjugada contra o meningococo C - responsável por quase 60% dos casos da doença no país - faz parte do calendário oficial de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, somente crianças de até 2 anos podem ser vacinadas gratuitamente, sendo a 1ª dose aos 3 meses, a 2ª dose aos 5 meses e o reforço entre 1 e 2 anos.

Para o infectologista Marcos Lago, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, se a criança maior de 2 anos ainda não tomou a vacina meningocócica C conjugada no SUS, vale a pena dar uma dose única da vacina contra o meningococo C em uma clínica particular. “Quando completar 11 anos, faz-se um reforço com a nova vacina para se prevenir contra os três outros tipos da doença”, explica.

Vítima em Salvador
No último sábado (15), uma menina de 11 anos morreu de meningite tipo C, no Hospital Roberto Santos, em Salvador, de acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla. Parentes da criança relataram que ela começou a passar mal na madrugada de sábado. Ela morava na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula.

Na manhã de sábado, a garota foi levada para o hospital com placas vermelhas pelo corpo, mas não resisitu a uma parada cardio-respiratória, consequência da meningite. Agentes da Vigilância Sanitária estiveram na região no domingo (16) e receitaram antibióticos às pessoas que tiveram contato com a garota. O caso reforça a importância de dar a vacina em todas as crianças.

Saiba mais sobre a doença
A meningite é transmitida por gotículas da saliva. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele.

Crianças com menos de um ano podem demonstrar irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

Fonte: Anvisa

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI273354-15055,00-NOVA+VACINA+CONTRA+MENINGITE+E+LANCADA+NO+BRASIL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário