sexta-feira, 21 de outubro de 2011

> Especial: Revista Nova Escola



Selecionamos 50 grandes sucessos do cinema que rendem atividades em todas as disciplinas, do 1º ao 9º ano. Confira planos de aula com resumo dos enredos e indicação do conteúdo a trabalhar e aproxime sua turma dessa linguagem.

Índice da edição especial - Setembro, 2011

 

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                      Ensino Fundamental 1/ Ensino Fundamental 2

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/introducao-cultura-africana-filme-kiriku-feiticeira-639068.shtml

 

Plano de Aula

Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"

kiriku feiticeira. Foto: Divulgação 

Introdução

Kirikú é um menininho nascido na África Ocidental. Tão pequeno, ele não chega aos joelhos de um adulto. O desafio que impõe seu destino, no entanto, é imenso: enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que secou a fonte de água da aldeia, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda roubou todo o ouro ali guardado. Para recuperá-lo, Kirikú enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. “O filme trata a criança de um jeito inteligente, oferecendo a ela acesso a uma cultura diferente”, afirma o professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo.

Objetivo: 
Ampliar o repertório narrativo ao conhecer contos africanos.

Conteúdo:
  Introdução aos contos africanos.

Trechos selecionados:
O filme pode ser exibido para a garotada na íntegra, pois é a aventura de Kirikú em todo o enredo que dá sentido à atividade.

Atividade:
  Na aula seguinte à exibição do filme, comece o trabalho lendo para a turma contos populares africanos, como os que compõem o livro A Gênese Africana: Contos, Mitos e Lendas da África (Leo Frobenius e Douglas C. Fox, 250 págs., Ed. Landy, 45 reais, tel. 11/ 3361-5380). Em seguida, debata com a turma pontos fantásticos da narrativa, como o fato de o garoto nascer falando ou crescer de repente. Explique que a história de Kirukú, assim como as narrativas lidas, fazem parte de outra cultura, diferente da nossa, mas que tem grande influência no Brasil. Fale sobre a vinda dos negros como escravos e sua decorrente influência cultural, como na música e na capoeira. Ressalte também palavras de origem africana na língua portuguesa (clique aqui para encontrar subsídios para isso). Destaque para a sala, ainda, as diferenças entre os contos lidos e os clássicos, com os quais devem estar acostumados.

Avaliação:
Analise as impressões dos alunos sobre os textos lidos e o filme. Avalie em que aspectos a aula permitiu ampliar o universo cultural deles.

 

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