quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Utilização de Blogs em sala de aula

 A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação.
Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, e um em especial que iremos tratar neste artigo oferece muitas possibilidades de desenvolvimento das potencialidades humanas : o Blog.
Qualquer recurso conta com limitações, mas aqui colocaremos algumas das vantagens e possibilidades do uso do blog nas escolas como alternativa de aprendizagem.
BLOGS
Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência.Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.
Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo.
Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interem-se sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.

BLOGS E EDUCAÇÃO

Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?

Os blogs podem:
• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
• Criação de um jornal on line;
• Divulgação de atividades ;
• Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
• Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
• Elaborar tamplates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática.Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!
Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento.Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação.
Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.
Bom trabalho!

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII)




Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?


FONTE: http://www.webartigos.com/articles/2017/1/A-Utilizaccedilatildeo-Do-Blog-Na-Educaccedilatildeo/pagina1.html

13 comentários:

  1. O uso do blog na educação tornou-se uma ferramenta de atratividade para as aulas. Competir com as inúmeras tecnologias que nossos alunos dominam, apenas com livros e giz é coisa do passado.Aulas inovadoras e instigantes carecem do uso de tecnologias como o blog que além de ser um grande vetor de informação, também facilita a troca de saberes entre turmas, escolas, professores e alunos.
    Aline.

    ResponderExcluir
  2. o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o curso! Foi uma oportunidade maravilhosa de atualização de aprendizagem e da retomada e refelxão sobre conhecientos pedagógicos aliados à utilização das tecnologias no desenvolvimento do currículo.
    O blog é uma importante ferramenta que pode ser explorada na área educacional, pois é um instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, contribuindo assim para o enriquecimentos das práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  4. São várias as contribuições,mas a questão da troca se torna muito significativa.Para mim, a interação tem sido primordial na aprendizagem, o blog na educação vem nos facilitar nessa interação.

    ResponderExcluir
  5. A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos.
    Como educadora, vejo que o blog pode contribuir em nossa prática, como:
    Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual; desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo; divulgação de atividades dentre outras utilidades.

    Por Gislene Araujo

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o curso! Foi uma oportunidade maravilhosa de atualização de aprendizagem e da retomada e refelxão sobre conhecientos pedagógicos aliados à utilização das tecnologias no desenvolvimento do currículo.
    O blog é uma importante ferramenta que pode ser explorada na área educacional, pois é um instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, contribuindo assim para o enriquecimentos das práticas pedagógicas.

    Por Luciana de Mello

    ResponderExcluir
  7. Neiva Miranda diz:
    O professor pode postar as Atividades produzidas pelos alunos,tais como:"power point"sobre assuntos de Literatura, produção textual através de Gêneros Textuais. Particularmente, apesar de trabalhar de acordo com os propósitos da Seeduc, ainda não postei nenhuma atividade, pois não tive tempo hábil para a organização desta fase de meu trabalho e, reconheço, por insegurança e falta de prática.

    ResponderExcluir
  8. Em 1º lugar, PARABÉNS JU, pela sua generosidade em compartilhar conosco os seus conhecimentos sobre BLOG. Devido à sua curiosidade, competência e persistência, você se tornou uma "especialista" no assunto.
    Quanto à questão proposta, acredito que todo recurso tecnológico ou não, se bem utilizado, pode contribuir e enriquecer muitíssimo a nossa prática pedagógica, sobretudo o BLOG que pode ser usado não só para educar, mas sobretudo, para que alunos+professores+comunidade escolar possam interagir mais.
    As aplicações pedagógicas são inúmeras (como vimos no texto), desde publicar simples tarefas como postagens de trabalhos e eventos escolares até atividades que provoquem o aluno a criar, escrever textos, fazer produções dos mais diversos formatos.
    Na minha opinião, os BLOGS na educação são uma excelente e diferente ferramenta, com potencial para reinventarmos o trabalho pedagógico.
    Parabéns a todos os cursistas pelo empenho e dedicação em buscar novas maneiras de aprimorar sua prática diária. E muito obrigada, Ju, por compartilhar conosco seu saber... Valeu!!!! Até a próxima!JANAINA REZENDE MONTEIRO

    ResponderExcluir
  9. O Blog constitui uma ferramenta inovadora da prática educativa sendo um grande aliado para tornar o cotidiano da sala de aula mais atraente e dinâmico.Utilizado corretamente possibilita a professores e alunos uma interação e provoca mudanças profundas no processo ensino aprendizagem.Maria Lúcia de Souza Vieira

    ResponderExcluir
  10. O nosso aluno hoje, vive num mundo tecnológico, podemos então, lançar mão desta ferramenta como prática diária, já que o aluno domina e muito bem, técnicas de informática.
    Fazendo uso do blog como prática pedagógica, podemos interagir de forma prazerosa com o aluno de acordo com sua disponibilidade de tempo, contribuindo para divulgar idéias, conhecimentos, partilhar experiências.

    ResponderExcluir
  11. Desde que surgiram no mundo virtual, os blogs deixaram de ser apenas diários on-line para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. Alimentados por especialistas, muitos deles acabam formando opinião por serem tão ou mais atrativos do que publicações jornalísticas consagradas.. Justamente o seu dinamismo e a possibilidade de ampliar a difusão de idéias é que faz do blog um aliado para quem procura e, também, produz conhecimento. Aí que, na opinião de especialistas, a ferramenta se traduz em uma grande aliada dos professores no processo de ensino/aprendizagem.
    O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. "? uma ferramenta incrível que auxilia os professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público".
    Fabiene

    ResponderExcluir
  12. E bom para colocar familia e escola em sintonia.E otimo,gostei!! Paulina.
    .

    ResponderExcluir
  13. Querida Juliana
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela sua dedicação, seriedade e compromisso com o seu trabalho e o amor que dedica ao blog da escola. Não tenho outra palavra para definir o seu envolvimento com esse blog maravilhoso, que conta até agora com 21690 acessos!
    Em segundo lugar, agradecer pela oportunidade que nos deu, no curso de blog, de dividir seu conhecimento e experiência na utilização dessa ferramenta. Com certeza, todos os cursistas saíram encantados com as ricas possibilidades de interação, colaboração e aprendizagem cooperativa para o processo educativo.
    Meus agradecimentos a todos os participantes e em especial a você Juliana!
    Com carinho.
    Malu
    Professora Multiplicadora NTE Itaperuna/PTE Porciúncula

    ResponderExcluir