quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O exemplo não é a melhor forma de educar, é a única! Contribua com a Gide!


A educação em nosso Estado passa por um momento de transformação profunda. Mais que elevar as notas dos alunos, a meta agora é promover reformas estruturais em toda a rede pública estadual de ensino. Desde o início do ano letivo, esse processo acontece de forma padronizada e sistematizada. Com a implementação da Gestão Integrada da Escola (Gide), os educadores passaram a dispor de uma ferramenta gerencial, que utiliza o método PDCA (planejar, agir, verificar/ avaliar, corrigir), para conduzir as escolas ao alcance de melhores resultados.

Por se tratar de uma metodologia, a Gide tem etapas e passos. As escolas já passaram pelo "P" (do PDCA), tendo elaborado seu Marco Referencial, onde, após analisarem sua situação geral, elas são capazes de definir seus objetivos, missão, visão de futuro e os critérios de ação que irão nortear todo o trabalho da unidade.

Com base em reuniões quinzenais com os gestores escolares, que orientam os diretores nas tarefas da Gide, a diretora geral de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Ana Valeria Silva Dantas, acompanha a evolução e os resultados do novo sistema. Apesar de recém implantado, a impressão dela é a “melhor”.

“É algo novo para a nossa rede. Temos outra ferramenta, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), do Ministério da Educação (MEC), que abrange as escolas prioritárias, de baixo Ideb. Agora a proposta abrange todas as unidades. As escolas têm que se olhar, verificar seus pontos críticos e desenhar planos de ação para atingirem o objetivo a que se propuseram”, define Ana Valeria.


O IFC/RS é um indicador gerencial das escolas. Você o conhece?

A nova proposta de gestão adotou como referência as metas do IDEB estabelecidas pelo MEC, IDERJ e do indicador da Gide, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS). A função do IFC/RS é a realização de um diagnóstico para que a escola possa definir ações para trabalhar os pontos de melhoria. Este índice tem 27 pontos de análise (confira aqui), que mensuram tanto o desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas quanto as condições ambientais, nas quais se incluem a qualidade física da escola e a saúde dos alunos, para citar alguns exemplos.

O IFC/RS também ajuda a escola a medir o desempenho no cumprimento de sua missão, prevista na LDB, artigo II: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Depois de identificar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, a unidade de ensino estabelece as metas e define como vai alcançá-las, elaborando o plano de ação e estratégias.

“O mais interessante aqui é que, por meio da Gide, não há pacote pronto. Cada escola poderá lançar um olhar sobre si mesma, sobre suas forças, oportunidades e necessidades para elaborar um Plano de Ação que atenda às demandas. Ou seja, a autonomia da unidade é totalmente considerada e respeitada no processo”, detalha Ana Valéria.

Após a elaboração do Plano de Ação, iniciou-se a etapa "D", que é a execução das ações planejadas para este período. Em seguida, acontecem as etapas "C" e "A", isto é, após executar as ações propostas, faz-se necessário verificar sua eficácia. Caso o efeito não tenha sido o desejado, é preciso tomar medidas corretivas para novamente posicionar a escola no caminho certo.

“É uma caminhada, um processo. A gente não consegue que todas as escolas tenham o mesmo nível de envolvimento e participação. Mas avalio de forma positiva os resultados do sistema até agora. Vai ser importante para a nossa rede contar com esta ferramenta. Vamos conseguir deixar um legado”, confia a diretora geral de Gestão Escolar.


Quer saber como começou esse processo de implementação da Gide? Então clique aqui.

Clique aqui e confira alguns exemplos de escolas que estão se destacando nesse processo.

Clique aqui para conhecer melhor as práticas do Programa 5S que estão sendo desenvolvidas nas escolas da rede. 

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