terça-feira, 12 de julho de 2011

Féias chegando!

Férias: dicas de viagem com os pequenos



As férias de julho estão chegando e colocar o pé na estrada pode ser uma maneira divertida de passar esse tempo com as crianças (= não ficar arrumando casa sem parar). Porém, para muitas mães e pais fica dificil imaginar que o trajeto possa ser tranquilo e até divertido.

Particularmente nunca tive problemas com minhas crianças a ponto de transformar a viagem de carro num programa infernal mas, ao longo do tempo, participando de algumas conversas, pude concluir que esta é uma questão bastante comum, por isso tentei reunir algumas dicas minhas e outras que aprendi.Vamos lá?

1. Kit primeiros socorros

Quando meu irmãozinho Lú (lembram?) era pequeno, era o rei de vomitar a irmã adolescente (eu) nas viagens de férias. Como essa era uma situação onde todos eram penalizados (parar na estrada, trocar roupas, limpar tudo e depois prosseguir com aquele cheirinho desagradável de leite estragado…), minha mãe resolveu consultar o pediatra, que receitou um remédinho básico para enjoo. Nunca mais sofremos desde então…

O que não pode faltar nesse kit: 

Carteirinha do plano de saúde, termômetro, analgésico/antitérmico, antialérgico (caso seu filho seja alérgico), remédio para enjôo, repelente, protetor solar, e bandaid, pomadas contra picadas de insetos, homeopatias.
Não há necessidade de levar a farmácia completa, mas apenas um kitizinho de sobrevivência para o caso da farmácia local não ser muito próxima ou não dispor do medicamente necessário. 

2. Comida, água e garrafinha…

Sempre levo comigo, em todas as viagens, uma ecobag que fica no meu pé com biscoitos doce e salgado, água, papel toalha (não todo o rolo, mas alguns para emergências). As crianças sentem fome e ficam um bom tempo quietas quando estão comendo. Mas não esqueça de levar tudo duplicado se forem dois, pois as crianças tendem a disputar quem governa o pacote de biscoitos e o efeito pode ser contrário.
A garrafinha é dica para quem tem meninos. Se não quiser parar na estrada, a garrarinha serve como um ótimo banheiro para a hora do aperto. Quando chegar em seu destino, é só dispensar na lixeira mais próxima.



3. Música

Separe alguns CDs que as crianças gostam, não precisa ser necessáriamente o último hit da Galinha Pintadinha (mas se a criança gostar, faça um esforço, né!), mas que todos gostem e aproveitem para soltar a voz em família. É muito gostoso para todos.
Ouvir as invenções que as crianças fazem com as letras de música não tem preço!
Se o seu filho já for maiozinho, pode levar um MP3 e ouvir suas próprias músicas. Apenas não o deixe ouvir alto demais, pois esses aparelhos podem causar surdez ao longo do tempo.

4. Jogos

Se as crianças estiverem agitadas não vai ter jeito e você vai precisar distraí-las de alguma forma. Crianças adoram disputas e existem vários jogos legais para se fazer durante a viagem que vão mantê-las atentas e estimuladas.

Bingo das Placas: Peça para as crianças formarem frases com as iniciais das placas dos carros da estrada. Por exemplo PSU, Partido dos Sem Unha. Vai ser muito engraçado o que vai aparecer dessas frases.

Adedanha: todo mundo conhece. Escolham uma letra e tentem achar o máximo de palavras que comecem com a letra escolhida. Se quiser dificultar crie categorias.

Ache o carro: Procure marcas de carro com as cores escolhidas. Quem achar primeiro o numero de carros determinado, ganha um chocolate no próximo posto de gasolina…

5. DVD portátil e Nintendo DS

Para quem possui esse tipo de tecnologia a viagem vai passar num instante. Apenas certifique-se que todas as crianças do carro possuam  a mesma visibilidade.

6. Brinquedos e livros

Leve os brinquedos ou livrinhos prediletos das crianças. Olhem essa idéia que legal:

7. Mostre a estrada e faça paradas

As crianças são seres interessados em aprender e experimentar. Mostre paisagens legais da estrada, tais como fazendas, animais, estações de tratamento ou energia, explicando para elas tudo o que sabe sobre tais lugares. Elas vão ficar super interessadas!
Para em postos sempre é uma boa para esticar as pernas, fazer um xixi e procurar por presentinhos bem baratinhos de beira de estrada. A novidade as deixará ocupadas por algum tempo.

8. Travesseiros

Leve os travesseiros das crianças na parte traseira do carro, ao dormirem precisarão se aconchegar nas laterais do carro, pois com cinto de segurança não podem deitar. A dormidinha é um santo remédio para a paz na estrada…
Sem cinto de segurança ou cadeirinha nunca!

9. Não leve coisas demais

Lembre-se que a viagem começa ao arrumar as malas, portanto pense bem em tudo o que deve levar sem exageros. Levar mala demais estressa seu marido que tem que carregar tudo e estressa você que tem que organizar tudo. No final apenas usamos metade de tudo o que levamos.
Peça ajuda às crianças para separarem seus brinquedos, mas cuidando para que eles também não exagerem.
Portanto planeje-se!

10. Paciência

Não dá para querer uma viagem silenciosa, dos tempos de casal sem filhos. Se está viajando com as crianças, relaxe e aproveite esse tempo com elas, com os dias tão corridos de hoje, mal temos tempo para vê-las crescer.
Utilize esse tempo ao máximo, fotografe bastante, pois elas crescem rápido…



 TEM UM BOM DESCANSO!!!


Fonte: http://poraliblog.wordpress.com/2011/07/04/ferias-dicas-de-viagem-com-os-pequenos/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário