terça-feira, 21 de junho de 2011

Inverno começa hoje com previsão de mais frio do que no ano passado


O inverno, que começa oficialmente hoje, deve ser mais gelado do que em 2010, sobretudo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, segundo meteorologistas.
De acordo com o setor de previsões climáticas do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a estação deve registrar temperaturas mais baixas do que no ano passado. "Vai ser um inverno típico, que há algum tempo não ocorre. Temos tido invernos com temperaturas mais elevadas", afirma a meteorologista Priscila Farias. 
Ela diz que os índices neste ano devem ficar mais próximos da média histórica de temperaturas para o período, devido à passagem de massas de ar frio mais intensas do que no ano anterior. O frio intenso, no entanto, pode ser intercalado por "veranicos" -dias de temperaturas mais elevadas- em parte da região Sudeste do país, principalmente no Estado de São Paulo. A previsão também é de chuvas acima da média no litoral do Nordeste e no extremo norte do país. No Sul, o volume de chuvas deve ficar abaixo da média histórica.
Segundo a meteorologista Ester Regina Ito, do Cptec, as chuvas nessa região ainda ocorrem por influência do La Niña, fenômeno que altera a circulação dos ventos e começa a perder força no país. "Está quase no estado de neutralidade", afirma. Na região central do país, a falta de chuvas, característica da estação, deixa o ar seco. Ontem, em São Paulo, o índice de umidade relativa do ar já era de 41%. O feriado deve começar com tempo firme em quase toda região Sudeste na quinta e na sexta-feira. 

Fonte: http://www.ilustrado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário