segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CNPq

Uma das principais atuações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de cooperação internacional se dá por meio de convênios bilaterais e programas multinacionais, para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O ProÁfrica-Programa de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia, por exemplo, conta com a parceria de Cabo Verde e Moçambique, entre outros países africanos, e recebeu investimento de R$ 2 milhões entre 2003 e 2006.

Pelo ProÁfrica, o CNPq financia passagens aéreas e diárias para pesquisadores, estudantes de doutorado e especialistas africanos que estejam desenvolvendo projeto conjunto de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O programa também apoia visitas exploratórias no país, concedendo os mesmos benefícios aos estrangeiros.
Shutterstock

  • O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoia projetos de pesquisa
A Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam) é outro acordo multinacional do qual o CNPq participa. São atividades de cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores brasileiros e dos demais países americanos que participam do Ciam, como Argentina, Canadá e México. As propostas aprovadas recebem financiamento para cobrir gastos dos pesquisadores com passagens aéreas, diárias e seguro-saúde.

Há, ainda, o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), voltado para professores universitários, pesquisadores, profissionais ou graduados do ensino superior vindos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil tem acordos culturais e educacionais.

Bolsas
O CNPq concede vários tipos de bolsa a pesquisadores estrangeiros e para a qualificação de recursos humanos de outros países, contanto que o contemplado esteja em situação regular no Brasil. No caso da bolsa Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), ele deve ter visto permanente no país.

Outra modalidade de cooperação internacional é a concessão de auxílio. Há, por exemplo, o apoio ao pesquisador visitante de reconhecida competência. O CNPq também subsidia publicações científicas e a promoção de intercâmbios científicos para capacitar pesquisadores. Mas o tipo de auxílio mais procurado é o apoio a projetos de pesquisa. Assim, o CNPq apoia financeiramente trabalhos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, em todas as áreas do conhecimento.

O intercâmbio entre instituições brasileiras e estrangeiras pode se dar por expedições científicas. Estrangeiros no Brasil realizam coleta de material científico, podendo haver remessa deste para o país de origem do pesquisador. O CNPq não concede bolsa ou auxílio financeiro para as expedições, mas é responsável pela autorização desse trabalho no Brasil por parte de estrangeiros.

Fonte:
Saiba mais sobre o Programa PEC-PG no Portal Brasil. 
 Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/estudante-estrangeiro/cnpq

Nenhum comentário:

Postar um comentário