quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sugestão de Aula - Matemática

 
Números Inteiros

Autor e Co-autor(es) 

Claudia Renata Pauleto do Prado
BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES
Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Adicionar e subtrair números inteiros
Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Distância entre dois números inteiros; •Adição e subtração de números inteiros.
Estratégias e recursos da aula
Aula
Sala de aula!
Professor,antes de levar os alunos ao laboratório de informática, você pode realizar a atividade a seguir, que foi retirada “Experiências Matemáticas” da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: Caminhos de Marcelo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/caminhosdemarcelo.JPG
Essa atividade vai permitir aos alunos descobrir e consolidar o conceito da reta numérica inteira e principalmente o conceito de distância, pois podem visualizar a distância entre as casas.

Laboratório de informática!

Realize essa atividade em dupla.

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/viajandomat/mat1_ativ1.swf  e oriente-lhes no sentido de que deverão realizar as três opções; por isso, decida com os alunos qual dos aviões eles iniciarão. Todos deverão realizar a mesma atividade ao mesmo tempo, isto é, se a turma decidir iniciar pelo avião laranja todos estarão realizando as atividades desse avião, e só quando terminarem é que deverão escolher outro avião (opção).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/viajandocomamatematica1.JPG

Ao selecionar um avião ele leva para uma das atividades: fuso horário, temperatura ou saldo bancário. Dentro de cada uma dessas opções eles encontrarão problemas relacionando o tema escolhido. Para poder avançar deverá responder corretamente as questões. Os dados para a resolução dessas questões encontram-se na mala, assim o aluno deverá clicar na mala para encontrar os dados necessários para a resolução dos problemas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/viajandocomamatematica2.JPG

Peça também para que anotem os problemas e as soluções para que possa avaliar a atividade.

Dicas e Sugestões
Professor, após a realização da atividade no laboratório de informática, retome com os alunos os conceitos vistos nos exercícios, caso tenha feito a atividade “Caminhos de Marcelo” relacione com os problemas propostos no site. Por exemplo, quando pede a distância entre o avião e o submarino, mostre que ela pode ser calculada somando os valores, pois quando se pede a distância ou variação estamos calculando quantas casas Marcelo andou. Quando esse conceito estiver fixado, você pode usá-lo para mostrar a subtração de números inteiros, uma vez que a distância pode ser calculada como a diferença entre a final e a inicial (a distância final e a inicial ao ponto de partida)
Construa algumas tabelas com os alunos usando os dados encontrados nos problemas, por exemplo:
Usando os dados de “Caminhos de Marcelo”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/tabelacasamarcelo.JPG
Usando os dados das atividades dos aviões:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/tabeladiferencatemperatura.JPG

Peça aos alunos para que observem o resultado encontrado na última coluna e os dados que estão nas duas primeiras. Questione se existe uma relação entre eles e qual é essa relação. Para isso você pode fazer perguntas como, por exemplo:
Como chegaram ao resultado da última coluna? Qual foi a operação realizada?” Aqui eles provavelmente responderão que fizeram uma subtração quando os números tinham o mesmo sinal e uma adição quando tinham sinais diferentes. Escreva no quadro alguns desses exemplos e volte a questionar se eles poderiam usar apenas a subtração e não desprezar o sinal dos números. Escolha uns dos exercícios que seja possível fazer essa comparação, como por exemplo, quando se calcula a distância do avião +2958 m e a do submarino −1805 m. Escreva novamente no quadro a solução do modo como disseram (adição dos números) e a outra como sugeriu:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/366/imagens/quadrosubtracaointeiros.JPG

Leve-lhes a concluir, através da comparação acima, que a subtra&ccedi l;ão de números é o mesmo que somar com o oposto do número.
Outra dica, ao trabalhar adição e subtração de números inteiros use exemplos concretos, por exemplo, compras e dívidas, “Tenho uma dívida de 10 reais, e pago com uma nota de 50 reais, com quanto fico?”, ou “Devo 6 reais na cantina e compro um lanche de 3 reais, quanto fico devendo?
Após alguns exercícios e levados a refletir sobre alguns problemas como os anteriores, os alunos podem concluir sozinhos que quando temos sinais iguais devemos somar os números e manter o sinal, e quando temos sinais diferentes devemos subtrair e manter o sinal do número com o maior módulo. Porém, isso pode levar um tempo ou até não ser necessário uma “regra” para que eles resolvam os problemas.
Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e também os exercícios resolvidos.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=366

Nenhum comentário:

Postar um comentário