quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sugestão de Aula - Sociologia

                          Introdução a Sociologia

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA MENTA MELLO
TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF
Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções básicas de sociologia, compreendendo o surgimento da sociologia e a importância dos estudos de sociologia para nossa vida.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre alienação e ideologia.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/esquema_aula.jpg

Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/observacao.jpg


Atividade 1


Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antônio Eder:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/casulo01.gif
Fonte: http://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif

Vamos discutir:
  • Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
  • Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
  • Quais as reações do personagem?
  • Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?

Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado

Após estas discussões iniciais, vamos refletir:
  • Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
  • Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
  • Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
  • Que ciência explica a realidade, a sociedade?

Solicite que os alunos registrem as discussões e reflexos em seu caderno.

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/problematizando.jpg


 Atividade 2


Professor faça uma breve retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, de tal forma que o estudante perceba como as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabeleça uma relação com as discussões anteriores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/pontos-chave.jpg

Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearão a aula. Nossa sugestão é a seguinte:

  • O que é Sociologia?
  • Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
  • Quais os principais teóricos da Sociologia?
  • A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/teorizacao.jpg


 Atividade 3


Inicie as atividades orientando os alunos que os vídeos selecionados têm o objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil.

O  que é Sociologia?


Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ


 Sociologia no Brasil - Educação.z
 
 Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=RC7m-hQb9IE


Assista aos vídeos com seus alunos e em grupos sugira as seguintes questões para análise:
  • O que é sociologia?
  • Como surgiu a Sociologia? O que provocou o seu surgimento?
  • Qual a importância de Augusto Conte para a Sociologia?
  • O que é pensar sociologicamente? Qual a sua importância?
  • A que interesse a Sociologia atendeu, inicialmente, no Brasil?

Solicite aos alunos que anotem as reflexões em seu caderno. Esta atividade poder ser realizada em grupos.


Atividade 4


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/saibamais.png

 Para o Professor:




Para os estudantes:




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/hipoteses.jpg

Atividade 5:
  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma reveja suas anotações do caderno, no sentido de verificar como a construção de conceitos foi se alterando à medida que estudamos este tema.
  • Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir soluções ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuições para o desenvolvimento do senso crítico no aluno. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a realidade social.
     
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/aplicacao.jpg

Atividade 6:
 
  • Proponha aos alunos a construção de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
     
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/referencias.jpg

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
Recursos Complementares
Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
             http://www.google.com.br/imgres

Nenhum comentário:

Postar um comentário