terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sugestão de Aula - Espanhol


TURBINE SUA AULA ...

Leitura de revistas e jornais eletrônicos


Disciplina: Língua Espanhola
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Leitura comparativa de textos
Tipo: Sites 

O professor deve estar sempre atento aos temas da atualidade. O acesso a jornais e revistas de diversos países é importante, na medida em que proporciona o contato com diferentes abordagens sobre um mesmo tema.

No Brasil, o mercado ainda não favorece um acesso diversificado a textos em espanhol. Por isso, a Internet é um meio de comunicação que permite o acesso a materiais eletrônicos variados, podendo ser utilizada para o estudo de textos publicados nessa língua.

Para acessar jornais e revistas de todo o mundo, ordenados por país, continente, ordem alfabética ou por temas – como Arte e Humanidades, Esportes, Internet e Computação, Medicina e Saúde, Negócios e Economia, Viagens e Turismo –, o professor pode recorrer ao site “El Diariero.com – Portal de diarios y revistas” (www.eldiariero.com ).



Há muitas possibilidades de utilização desse site e uma delas é a atividade sugerida abaixo, que pode servir de base para o desenvolvimento de outras.

Preparação da atividade:

1. Discutir com os alunos sobre os temas atuais que gostariam de tratar em classe. Exemplos: o conflito no Oriente Médio entre israelenses e palestinos, as eleições na França, a copa do mundo, a crise econômica da Argentina, o confronto entre guerrilheiros e paramilitares na Colômbia, as eleições no Brasil tratadas sob a ótica estrangeira, a situação política da Venezuela etc.

2. Consultar o site e pesquisar o tema em jornais e/ou revistas. Escolher, no mínimo, dois textos de diferentes países sobre o mesmo assunto (Texto 1 e Texto 2), porém de veículos de comunicação iguais, isto é, jornal ou revista. É importante que a escolha recaia sobre textos que apresentem posições divergentes.

3. Elaborar um roteiro de leitura para cada texto, considerando os aspectos mais relevantes e polêmicos, que podem suscitar debate em classe. Não só o assunto deve ser objeto de problematização, mas também as diferentes abordagens.

Etapas em sala de aula:

1. Dividir os alunos em pequenos grupos e distribuir, alternadamente, os textos 1 e 2, o que significa que cada grupo lerá apenas um dos textos selecionados. Antes de receber os roteiros de leitura, os alunos discutem livremente sobre os textos. Depois, o professor distribui os roteiros para a discussão em grupo.

2. Os grupos que leram o Texto 1 e os que leram o Texto 2 devem reunir-se separadamente e elaborar um resumo do texto. Esse resumo deve considerar o modo como o assunto foi tratado, qual a posição adotada pelo autor, quais os argumentos que sustentam essa abordagem, além de outros aspectos que julgarem relevantes.

3. Em seguida, dois alunos de cada grupo, representando respectivamente os textos 1 e 2, resumem para toda a classe a discussão realizada, dando início a um debate que confronte a perspectiva adotada em cada texto. A discussão deve girar em torno dos textos lidos e não do que pensam os alunos sobre o tema, pois a atividade tem por objetivo o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de leitura.

4. Para finalizar, o professor pede uma redação, na qual o aluno exponha a discussão realizada e, aqui sim, coloque a sua opinião sobre o assunto tratado. É interessante estimular os alunos para que troquem os textos lidos e tenham acesso às duas leituras.

Para a escolha de textos sobre um mesmo tema, é importante que sejam divergentes em seus argumentos para que a atividade proporcione interação. Ao identificar a postura do autor reconstruindo a sua argumentação, o professor ajuda os alunos a desenvolverem estratégias de compreensão que articulem os vários níveis de conhecimento.

Deve-se, também, considerar que o estabelecimento de objetivos claros na atividade de leitura é fundamental para a compreensão e recriação do sentido do texto.

Para aprofundar:

CORACINI, Maria José (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede



Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=107


Nenhum comentário:

Postar um comentário