quarta-feira, 14 de abril de 2010

SAIBA O QUE É CONEXÃO EDUCAÇÃO

Conexão Educação
O Conexão Educação, programa idealizado pelo Governo do Estado do Rio Janeiro, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC, consiste num importante projeto que transformará nossa rede estadual de ensino na verdadeira escola do século XXI.

Alunos

Cada aluno da rede estadual de ensino terá um cartão eletrônico inteligente, com foto. Lá estarão todas as informações sobre a trajetória dele na escola. Assim, será possível acompanhar online o desempenho escolar, frequência e merenda. Além disso, este cartão também poderá ser utilizado nos transportes coletivos, em substituição ao cartão do RioCard.

Professores
O Conexão Educação também é uma valiosa ferramenta de trabalho para os professores. A cada início de aula, o educador deverá abrir o sistema com senha própria, acessando uma pauta eletrônica. Lá estarão os nomes dos alunos da turma e espaços para anotações diversas.
Durante a aula, o professor vai registrar na pauta observações a respeito do desempenho de cada aluno – dados que podem ser compartilhados por colegas que dão aulas para a mesma classe – facilitando a troca de informações e propiciando um melhor atendimento aos estudantes.

Escolas
Todas as salas de aula vão ter um computador conectado à internet com leitora acoplada, onde será registrada a presença do aluno. O estudante deverá passar o cartão pela leitora a cada início de aula, informando ao sistema que está presente e possibilitando o registro de diversas informações sobre sua vida escolar. Este novo modelo informatizado vai permitir que a Secretaria de Educação conheça os motivos que levam à ausência do estudante em sala de aula e à evasão escolar.
Serão instaladas, ainda, leitoras conectadas ao sistema nos refeitórios das escolas para identificar a quantidade de merenda servida diariamente. O cartão do aluno será utilizado também nos transportes coletivos.

Melhoria para todos
Com esta tecnologia, o Governo do Estado poderá dimensionar de forma mais eficaz os custos envolvidos em todos os setores da educação e possibilitará o redirecionamento de verbas para as áreas mais carentes.

Etapas do projeto
Dentro do cronograma para a implantação do projeto, no início do ano letivo, a Secretaria de Educação fez o cadastramento dos alunos nas escolas. Cada jovem teve seus dados inseridos no sistema, e, na mesma ocasião, foi tirada uma foto de identificação.
Fonte: http://www.educacao.rj.gov.br/hot_validacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário