quarta-feira, 7 de abril de 2010

CHUVA E CAOS NO RIO DE JANEIRO


O  DIA EM QUE A CIDADE PAROU

 
Chuva submerge a cidade e faz pelo menos 101 mortos


Rio - Os alagamentos provocados pelo temporal de segunda-feira à noite foram apenas o início de um doloroso pesadelo do qual o Grande Rio está longe de despertar. Na mais feroz tempestade em quase meio século, o carioca amanheceu num total colapso de infraestrutura e viveu uma terça-feira de perplexidade e dor. As mais de 24 horas de chuvas fortes já mataram 101- pessoas na capital e municípios vizinhos — quase o dobro do número de mortos na tragédia de Angra dos Reis e Ilha Grande, no Réveillon.

 Desespero após horas tentando chegar em casa

Ilhados, muitos cariocas tiveram que dormir em ônibus, em carros sobre o viaduto e até no local de trabalho

Rio - Um retorno para casa com água pela cintura, mais de 10 horas de espera no trânsito, pessoas buscando abrigos em cima de veículos, passando mal, sendo sugadas por redemoinhos e caindo em bueiros na inundação. Esse foi o pesadelo vivido por muitos cariocas que tiveram que atravessar a cidade na noite da tragédia. Imagens que não serão esquecidas tão cedo pela professora Sonia Gopfert, 60 anos, que viu um taxista sendo retirado do carro em meio ao congestionamento e aguaceiro na Praça da Bandeira.

Ao amanhecer de ontem, situação ainda era caótica na Praça da Bandeira | Foto: Alexandre Brum / Agência O DIA

 A tragédia que abalou o Rio trouxe uma enxurrada de prejuízos e paralisações. O comércio estima em R$ 170 milhões a perda de faturamento devido ao fraco movimento. Cerca de 30 mil moradores da cidade estão sem luz, problema sem previsão de solução por causa do alagamento de galerias subterrâneas e acúmulo de detritos. Alunos de creches e escolas das redes pública e particular terão mais um dia de feriado forçado hoje. A medida afeta 2,1 milhões de estudantes da Região Metropolitana.
Água da Lagoa Rodrigo de Freitas sobe até um metro acima do nível normal e encobre totalmente as pistas de asfalto | Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O DIA
FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/4/o_dia_em_que_a_cidade_parou_73693.html

                http://noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário