quinta-feira, 29 de abril de 2010

Internet também para aprender



Você é do tipo que sabe o nome de todos os personagens de todos os seriados dos últimos anos, mas nunca entendeu a árvore genealógica da família real portuguesa? Ou então do tipo que adora um game de corrida de carros, mas nunca entendeu as fórmulas de Física envolvendo velocidade?

Graças às novas tecnologias, essa situação pode estar com seus dias contados. É cada vez mais frequente o uso das novas tecnologias para lidar com matérias “espinhosas” de maneira mais simples e melhorar o aprendizado.

A internet, por exemplo, permite que você navegue por qualquer museu do Brasil, como por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa (www.poiesis.org.br), para obter informações sobre as origens da nossa língua e suas influências. No site do Museu Histórico Nacional (www.museuhistoriconacional.com.br) você pode conferir o acervo e aprender mais sobre a História do Brasil.

Outra boa notícia: para visitar os grandes museus do mundo, não é mais preciso viajar para o exterior! A maioria deles pode ser visitada virtualmente, como é o caso do British Museum, em Londres, do Louvre, em Paris, e do Museu de História Natural, em Nova Iorque.

Se você se interessa por História e Geografia, nada como poder visualizar a evolução da história por meio de mapas interativos. O site Resources For History (www.resourcesforhistory.com) conta a história do Império Romano e dos celtas com a ajuda de mapas. Você pode conferir também a história de dominação e guerras no Mediterrâneo pelo site www.mapsofwar.com/ind/imperial-history.html.

Para quem sempre sonhou em ser escritor e adora inventar histórias, a Máquina de Quadrinhos pode ajudar a desenvolver a criatividade e exercitar a narração (www.maquinadequadrinhos.com.br), com a ajuda da Turma da Mônica. Já o site Travessuras de Eusébio (www.travessurasdoeusebio.com.br) convida crianças de 7 a 11 anos a escrever histórias sobre o tucano Eusébio, além de propor outras atividades artísticas.

O clubinho da Luna (www.clubinhodaluna.com.br), por sua vez, propõe jogos e promove a integração das crianças portadoras de necessidades especiais. Já o Cambitolândia (www.cambito.com.br) trata de maneira divertida questões sobre ecologia e saúde, no intuito de lutar contra a exclusão digital no Brasil.

É também possível aprender as matérias mais “assustadoras” – como Matemática, Física e Química – por meio de jogos bem divertidos. O Ministério da Educação e a Escola do Futuro da USP disponibilizam jogos criativos envolvendo noções de Física e Química. Basta acessar os seguintes links:

MEC

Escola do Futuro da USP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário