sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Para se dar bem no Enem, relaxe




Na véspera da prova, a fórmula mais repetida pelos professores é a distância dos livros didáticos. Alunos devem se divertir, dormir bem e alimentar-se com comidas leves. Será permitido levar frutas, biscoito e água para sala de aula


Rio - Para quem estudou durante o ano todo ou quem só passou os olhos pelos livros, a dica de especialistas é a mesma: larga na frente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), amanhã e domingo, o estudante que, a partir de hoje, conseguir relaxar. Dedicação aos estudos em cima da hora pode prejudicar o rendimento do aluno. Nutricionistas recomendam, ainda, alimentação leve e equilibrada. São bem-vindos um lanchinho a tira-colo e até um chocolate no bolso, aliado para reduzir a ansiedade.
Foto: Alessandro Costa / Agência O DIA
Ernani, do curso Passaredo, com os alunos Bruno, Alessandra e Nathália: filme para afastar o estresse
Correr atrás do prejuízo aos 45 minutos do segundo tempo pode deixar o candidato ainda mais tenso. “Chegou a hora de ir ao cinema, ler um romance, namorar ou fazer qualquer coisa que ajude a relaxar”, orienta o professor de curso preparatório Ernani Ferrara.
Os estudantes podem, e devem, levar para sala onde farão a prova garrafa d’água, barra de cereais, biscoito e fruta, já que a conclusão da prova deve levar, em média, 3 horas. Comidinhas podem entrar, mas há lista de objetos proibidos nas sala de aula. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) proibiu livros, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, aparelhos de MP3, relógios com calculadora ou qualquer receptor de mensagem, imagem ou áudio.

A mochila que Alessandra Campos, 17 anos, levará já está pronta. Saíram celular, MP3 e livros da escola e entraram barras de cereais e garrafa de água. “Não posso esquecer caneta preta ou azul, documento de identidade e cartão de confirmação”, lembra. Ela já diminuiu o ritmo dos estudos e ouviu os conselhos do professor Ernani. “Vou ver filme. Preciso estar tranquila, porque serão mais de 6 horas de provas em só dois dias”, diz Alessandra. “Não importa o quanto se preparou, a reta final é para descansar. A tranquilidade é a melhor arma nessa hora”, diz Ernani Ferrara.
Alimentação certa para os candidatos
Para não sentir fome e aguçar o raciocínio, a nutróloga Tamara Mazaracki dá dicas a candidatos. Já que os alunos vão sair de casa antes do almoço, devem dividir o café da manhã em duas etapas: uma ao acordar e outra antes de ir para a prova.
Bem cedo, é bom beber um suco de fruta natural reforçado com cereal. A 2ª etapa é mais importante porque substitui o almoço: “É preciso ter proteína, ovo, queijo”, diz Tamara, sugerindo sanduíche. Além da proteína, o ovo teria substância estimulante do raciocínio. A bebida ideal é chá mate ou café com leite. O Inmet prevê chuva no fim de semana, com calor. Por isso, é bom beber muito líquido. Isotônicos são boa dica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário