Evento internacional aproxima cientistas que estudam os
polos de alunos do ensino fundamental e médio. As escolas que quiserem
participar devem entrar em contato com a organização até 5 de setembro.
Por: Sofia Moutinho
Publicado em 30/08/2012
|
Atualizado em 31/08/2012
Os polos da Terra são tema de uma semana de conversas e
atividades entre alunos, professores e pesquisadores de todo o mundo.
(Flickr/ Victor – CC BY 2.0)
Qual a relação entre o clima do Brasil e o da Antártica? Qual a
importância dos polos? O que faz um pesquisador polar? Perguntas como
essas poderão ser suscitadas e respondidas na Semana Polar
Internacional, um evento promovido pela Associação de Pesquisadores Polares (Apecs), que vai acontecer em diversas escolas do mundo entre os dias 16 e 22 de setembro.
A iniciativa, em sua terceira edição no Brasil, busca aproximar
professores e estudantes – do ensino fundamental e médio – de
pesquisadores de todo o mundo que estudam e exploram os polos. Durante
uma semana, escolas cadastradas irão sediar palestras e conversas,
presenciais ou por internet, com cientistas nacionais e estrangeiros.
“Nossa ideia é destacar a importância dos polos, tanto a Antártica
quanto o Ártico, e falar sobre as pesquisas que fazemos”, diz uma das
organizadoras do evento, a bióloga Erli Schneider Costa, presidente da Apecs Brasil.
“Não podemos deixar essas informações só com os cientistas, temos o
dever de fazer atividades de divulgação e dar um retorno para a
sociedade.”
Durante uma semana, escolas cadastradas irão
sediar palestras e conversas, presenciais ou por internet, com
cientistas nacionais e estrangeiros
Este ano, a semana vai dar mais enfoque ao eixo Brasil-Portugal, pela
facilidade do idioma. Dez escolas brasileiras já estão cadastradas para
conversar pela internet com pesquisadores portugueses. Mas também é
possível agendar um papo com pesquisadores brasileiros e de outros
países.
Além das conversas, os pesquisadores vão sugerir aos professores
atividades educacionais ligadas às suas áreas de pesquisa para serem
desenvolvidas em sala de aula. A maioria das atividades está reunida no
livro Polar Science and Global Climate (Ciência polar e aquecimento global, em tradução livre), editado pela Apecs e disponível, em inglês, para download.
Costa explica que os professores interessados devem entrar em contato
com a organização do evento para combinar com que pesquisador as
crianças e adolescentes vão conversar e que atividades são mais
adequadas para cada disciplina e turma.
“É muito importante o contato com os professores para tornar a
linguagem científica mais inteligível para todos; o professor é um ator
fundamental nesse processo de tradução”, diz Costa.
As escolas que quiserem participar do evento devem enviar um e-mail para apecsbrasil@gmail.com até
o dia 5 de setembro. Pesquisadores polares que ainda não estiverem no
projeto também podem se voluntariar pelo mesmo endereço eletrônico.
As escolas que não conseguirem marcar atividades para essa edição da
Semana Internacional Polar terão a chance de participar da próxima
edição, em março do ano que vem, e, além disso, podem enviar perguntas sobre os polos para serem respondidas por cientistas no site da Apecs.
Sofia MoutinhoCiência Hoje On-line
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/08/conversas-polares
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