Mais do que citar o produto como o principal fator do nosso crescimento econômico, é preciso explicar de que forma ele se tornou tão importante
Os
alunos se deram conta de que o ramo de café colocado na bandeira
simboliza a força econômica e política que o produto tinha no Império
Apesar
de ser um clássico nas aulas de História, o comumente chamado Ciclo do
Café muitas vezes é abordado de uma maneira superficial em classe. Os
estudantes sabem que o produto foi - e ainda é - importante para o país,
mas não têm claros os porquês disso. Mais do que descrever os
acontecimentos do período, é preciso levar a turma a compreender quais
estratégias comerciais da Coroa portuguesa, somadas a condições
nacionais e internacionais, possibilitaram o bom andamento da produção
por aqui.
Para dar início a uma explicação contextualizada, vale recorrer a uma pequena cronologia. Relembre a força da cana-de-açúcar, de 1580 a 1610, e a época do ouro, entre 1690 e 1760, para então falar sobre a ascensão do café a partir de 1780.
Foi o que fez Túlio Lopes, professor do 8º ano da EM Francisco Sales, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Antes de introduzir a moçada no contexto da Primeira República, marcada pela força do produto, ele optou por falar sobre as modificações do país ainda durante o Império. "Mostrei como o Brasil foi se desenvolvendo economicamente desse período em diante, com uma produção diversificada, em que o café ganhou importância", explica.
Para dar início a uma explicação contextualizada, vale recorrer a uma pequena cronologia. Relembre a força da cana-de-açúcar, de 1580 a 1610, e a época do ouro, entre 1690 e 1760, para então falar sobre a ascensão do café a partir de 1780.
Foi o que fez Túlio Lopes, professor do 8º ano da EM Francisco Sales, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Antes de introduzir a moçada no contexto da Primeira República, marcada pela força do produto, ele optou por falar sobre as modificações do país ainda durante o Império. "Mostrei como o Brasil foi se desenvolvendo economicamente desse período em diante, com uma produção diversificada, em que o café ganhou importância", explica.
Para
que a classe conseguisse visualizar as estruturas sociais e comerciais
da época, o professor apresentou a bandeira do Brasil Imperial e propôs a
análise da presença do ramo de café na imagem. "Por meio da atividade, a
turma começou a se dar conta da dimensão e da força que o produto
tinha", explica ele.
Em seguida, Lopes pediu que os alunos observassem a bandeira atual do país e traçassem um paralelo entre ela e a vista anteriormente. "Por meio da atividade, os estudantes notaram as mudanças na base de produção e citaram as grandes evoluções técnicas que ocorreram nesse processo", avalia. Tendo em mente essas observações, ele aprofundou o estudo do tema.
Em seguida, Lopes pediu que os alunos observassem a bandeira atual do país e traçassem um paralelo entre ela e a vista anteriormente. "Por meio da atividade, os estudantes notaram as mudanças na base de produção e citaram as grandes evoluções técnicas que ocorreram nesse processo", avalia. Tendo em mente essas observações, ele aprofundou o estudo do tema.
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