quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM - chegou a hora

Veja algumas dicas dos alunos que vão fazer a prova e de um professor.

"Dedicação é fundamental para passar no Enem", diz professor

 Os quase seis milhões de alunos que vão fazer as provas do Enem no final de semana estão apreensivos, principalmente com o tempo para resolver as questões. E a estratégia também ajuda. É muita matéria, muito estudo. E muitas pessoas perdem o sono pensando na corrida contra o relógio.
Três minutos para cada questão. “Se levar mais do que isso é capaz de não conseguir terminar a prova”, afirma um estudante.
“Por ele ser extenso e são muitas questões, elaboradas, às vezes confunde. O estresse também. Primeiro que é decisivo para a sua vida”, diz Mariana Francis, estudante.
É fácil entender porque tanta gente está preocupada. Sábado e domingo quase 5,8 milhões de estudantes vão receber as provas para responder. São 90 questões para responder em cada dia, mais a redação.
Algumas instituições aboliram o vestibular e o Enem é a única forma de ingresso na faculdade
Em outras, o exame corresponde a primeira fase da seleção.
“Hoje em dia o aluno consegue fazer apenas uma inscrição e conseguir entrar em qualquer universidade do Brasil. Isso já é um ponto positivo”, afirma Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica.
Jussara quer uma das vagas da Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo. Deixou o trabalho e estuda 12 horas por dia: seis no cursinho e outras seis em casa. “Você tem que ter uma dedicação, saber de tudo um pouco, estar atualizado do que está acontecendo no mundo hoje em dia, das atualidades. É importante essa dedicação”.
Mas tem algum segredo para ir bem? É estudar mais. “A dedicação é fundamental, independentemente das cotas. As nossas dicas para os nossos alunos é sempre estudar muito, mas ter alguns cuidados especiais no dia da prova, principalmente com a alimentação e o horário. Façam uma refeição leve, nem pensar em feijoada. É possível levar uma barrinha de cereal ou chocolate, e muita água é sempre permitido e indicado”, afirma Cláudio Paris, professor.
“A prova começa às 13h de Brasília. Preste atenção no trânsito, que pode estar complicado no caminho. O próprio Inep pede que os alunos cheguem uma hora antes. É interessante visitar o local da prova com antecedência e saibam vias alternativas. Deixe a balada da sexta-feira para depois do Enem”, brinca.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os melhores jogos e aplicativos recomendados pela Nova Escola




 ACESSE O LINK

Veja as indicações de livros imperdíveis para todas as idades!

 

10 vídeos sobre livros imperdíveis

Qual o seu livro imperdível? Escritores, professores, uma ilustradora, uma estudante, uma crítica literária, uma contadora de histórias e uma bibliotecária recomendam livros para todas as idades.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Você sabia?





Um país se faz com homens e livros"

Monteiro Lobato


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Instituto de Educação em AÇÃO!

 
VITÓRIA NO SAERJINHO 2012



Sexta- feira dia 19/10/12 foi um dia importante para os nossos alunos do 2º ano. Eles viajaram na companhia de 05 professores para o Rio de Janeiro porque foram contemplados com o PROJETO JOVENS TURISTAS 2012. A galerinha que tirou as melhores notas no SAERJINHO no 2° Bimestre curtiu mais um final de semana de muitos passeios. Uma curiosidade é que o INSTITUTO já participou do projeto na edição de 2011 !!! Muito bacana… O roteiro deles incluiu o que há de melhor no Rio: Corcovado, Feira de São Cristóvão, Jardim Botânico, teatro com a peça: Milton Nascimento – Nada será como antes (os alunos tiraram até fotos com o elenco), Praia de Copacabana e muita diversão !!! Tudo sob os olhos atentos de Wagner, Cristiane Carminate, Ana Adélia, Maria das Graças e Marcelo Couto, além dos profissionais da SEEDUC.
Cabe ressaltar que o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO foi contemplado mais uma vez com a viagem do Projeto agora no 3° Bimestre também!!! Ninguém segura estes alunos!!! A única escola do Rio de Janeiro a ter a melhor média do Estado do Rio no SAERJINHO por três vezes, sendo duas consecutivas!!!! Nossa família Instituto vale ouro!
Seguem algumas fotos da magnífica viagem do dia 19/10 ao dia 21/10 de 2012:

































































































































































































































































quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jornalismo Educativo

   

 

Como a tecnologia vai mudar a sala de aula?

Conheça as inovações apresentadas na BETT Show 2012, a maior feira de tecnologia e Educação do mundo, realizada em janeiro, em Londres. A editora Paola Gentile foi até lá para conferir todas as novidades. 

Acesse o link e assista o vídeo.




10º Seminário de Educação

 

  "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina


O  Seminário de Educação e Tecnologia de nossa escola tem como objetivo promover momentos de formação, estudo e aprendizagem  através de práticas tecnológicas e pedagógicas, visando aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula.
O evento pretende apontar as novas tendências para a Educação, que hoje tem como desafio principal atender as expectativas dos nossos alunos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMINÁRIO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

FOCO DO 3º BIMESTRE: SAERJ 2012

PROFESSORA: CRISTIANE CARMINATE

LÍNGUA PORTUGUESA

PÚBLICO ALVO: 2º ANO FORMAÇÃO GERAL


           Os alunos do 2º ano do Curso de Formação Geral do NOSSO querido Instituto apresentaram no 3º bimestre de 2012 um magnífico trabalho a respeito da MPB utilizando o material disponibilizado pela SEEDUC. Na atividade os discentes aprenderam um pouco mais sobre a nossa MPB, identificaram os vários gêneros musicais, tais como o CHORO, FESTIVAIS DA MPB, SAMBA, BOSSA NOVA, ROCK NACIONAL ANOS 80, CULTURA ENGAJADA/DITADURA E SERTANEJO DE RAIZ.
           O Seminário foi interessantíssimo, com uso de Tecnologias de Informação, utilização de mídia televisiva. Foi desenvolvido através de uma pesquisa sólida acerca dos temas propostos por cada grupo. Depois cada equipe apresentou com uso do Data Show diversos vídeos produzidos e editados por eles mesmos demonstrando seu aprendizado e aproveitamento do tema.
              PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS PELO ESFORÇO, PELO DIVINO TRABALHO E PELA PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES DIGNA DE UM ESTUDANTE DE CINEMA!!!!

              Como exemplo, disponibilizamos o videoclipe vencedor do trabalho  FAROESTE CABOCLO do Legião Urbana produzido pela equipe dos alunos da turma 2001 FG: Ademilton (Tim), Ruam, Felipe, Lucas Valle, André Felipe (Dedé) e com participação especialíssima da aluna Luellen da turma 1001 FG no papel de Maria Lúcia. A narrativa da trágica história de João de Santo Cristo que “só queria falar com o presidente para ajudar toda essa gente que só faz sofrer” foi esplendidamente enfocada com graça, simplicidade e interpretação pelos alunos. Assistam uma vez que é sensacional!!!!






SEMINÁRIO DO CURSO DE FORMAÇÃO GERAL 2012

Dia 24/10/12 foi realizado no Salão Miguel Narde mais um Seminário do Curso de Formação Geral. Comandado pelo nosso diretor Wagner, o evento foi um sucesso! As apresentações culturais ficaram a cargo das turmas do Curso de Formação Geral sob a orientação da Professora de Língua Portuguesa Cristiane Carminate.
Os alunos da turma 2001 FG enriqueceram a plateia com vídeo clipes produzidos e editados por eles como fruto de um trabalho de Português sobre a MPB. Alguns meninos das turmas 1001, 1002 e 3001 FG agraciaram a moçada com um desfile estilístico de PROFISSÕES que um dia poderão ser seguidas por eles. Tudo na maior alegria e satisfação!
O Instituto é isso aí: QUALIDADE, EDUCAÇÃO, PROFESSORES QUALIFICADOS E UM MONTE DE MODELOS E CINEASTAS!!! Parabéns aos alunos pelo sucesso do Seminário!
Seguem algumas fotos das atrações culturais:

















quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conexão: cinco termos para entender como acessamos à internet


Veja na Sala de Aula
Banda larga, 4G, wireless... você já deve ter ouvido esses nomes, mas sabe o que significam? Entenda o que são e melhore seus conhecimentos sobre as tecnologias de acesso ao mundo virtual

Conexões com a internet. Imagem: Andre Menezes



Tão importante quanto localizar uma informação na internet é a velocidade para acessá-la. Atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações, são feitos no Brasil 83 milhões de acessos com banda larga, um modelo bastante rápido de conexão. Mas nem sempre foi assim. Há pouco mais de dez anos, a maior parte das pessoas usava a conexão discada, feita através da linha telefônica como se fosse uma chamada local. Baixar um arquivo no computador ou simplesmente enviar um email, que hoje leva segundos, poderia demorar muito mais tempo.

Veja abaixo cinco termos que explicam os meios mais comuns de conexão com a internet e, por meio do pequeno glossário abaixo, ganhe mais intimidade com as tecnologias de acesso à web. A consultoria é de Ilton Miyazato, professor de Física do Colégio São Francisco de Assis em São Paulo (SP).



Banda larga: é a substituta da conexão discada, cerca de 1830 vezes mais rápida que sua predecessora. Antes, o computador era ligado ao fio da linha telefônica e o acesso à web era intermediado por um programa (o  provedor). Estabelecida à conexão, a linha ficava completamente dedicada ao acesso à rede. Em outras palavras, ou era a internet ou o telefone.

O  uso dos dois ao mesmo tempo só foi possível com o advento da banda larga, que aumentou as vias de conexão. Em vez de apenas uma - na conexão discada, a linha telefônica - são disponibilizadas três vias: uma reservada para falar ao telefone e as outras duas dedicadas ao envio e recebimento de dados. Para entender melhor, podemos comparar  com as estradas: a conexão discada era uma  pista simples com capacidade de carga e velocidade limitadas. Ao contrário da banda larga que tem mais "pistas" e, por isso, comporta mais carga com maior rapidez. O Brasil vive uma expansão deste tipo de conexão, sobretudo com o Plano nacional de banda larga, uma iniciativa do governo federal responsável por 31,5% dos acessos feitos em 2011.

3G: é a terceira geração da tecnologia que permite acessar a internet com o celular, através de uma faixa de frequência de ondas eletromagnéticas também conhecida como radiofrequência. Essa nova tecnologia consegue transportar mais dados, ao contrário das versões analógicas que convertia a onda sonora da voz em pulsos elétricos e depois reconvertia em sinal sonoro no outro aparelho. Esse processo transmitia poucas informações e obrigava as operadoras a realizarem menos chamadas ao mesmo tempo. Com o 3G é possível  trocar dados com maior velocidade, ver televisão pelo celular e até fazer vídeo- chamadas.

4G: é uma evolução da tecnologia de conexão pelos celulares, até 100 vezes mais rápida que a 3G. Além de mais qualidade nas chamadas de voz, vídeo-chamadas e navegação, comporta mais conexões em uma mesma antena. Isso resolve um dos problemas que as operadoras enfrentam com as antenas 3G e por esse motivo a Agência Nacional de Telecomunicações está incentivando o compartilhamento de torres transmissoras entre as diferentes operadoras. Essa tecnologia ainda está em fase de implantação aqui no Brasil, apesar de já estar presente em alguns dispositivos como celulares e tablets de última geração.

Wireless: É a transmissão de dados (também via ondas eletromagnéticas) que dispensa o uso de fios. Analogamente o rádio e a TV funcionam da mesma forma, já que recebem informações através de radiofrequência. Para se conectar via wireless é necessário um receptor no computador e um modem com roteador Wi-Fi (sigla mundialmente conhecida que, de forma simplificada, define uma região próxima com acesso à internet). Outras formas de conexão sem fio presentes no mercado são o bluetooth e o infravermelho. Com o primeiro, que também funciona através de ondas eletromagnéticas, os aparelhos podem intercambiar informações apenas pela proximidade, sem a necessidade de instalação de um programa.  Já o infravermelho é bastante utilizado no nosso dia a dia: é o que permite que o controle remoto funcione, enviando sinais para o receptor que está na frente da TV.

Wimax: é uma versão mais aprimorada do Wi-Fi, que também funciona por ondas eletromagnéticas mas permite melhor transmissão de dados e uma área de cobertura muito maior devido à antenas mais potentes. Essa nova tecnologia chega onde operadoras de telefonia ou de TV a cabo não conseguem alcançar e, por isso, pode beneficiar regiões rurais onde ainda não há cabeamento. O problema é que para implementar esse tipo de conexão é preciso reestruturar o sistema de transmissão, o que custaria bastante dinheiro.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Inscrições abertas para ingresso na rede estadual de ensino


É fácil se inscrever para o ingresso na rede estadual de ensino. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática para que o aluno que deseja ingressar na 1ª série do Ensino Médio ou no 6° ano do Ensino Fundamental possa se inscrever para uma das vagas ofertadas na rede estadual de ensino.

O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:

- 1ª série do ensino médio regular,
- 1ª série do ensino médio inovador,
- 1ª série do ensino médio normal (formação de professores),
- módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos,
- Projeto Autonomia – ensino médio,
- Ensino médio integrado nas seguintes escolas: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto; Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I; Colégio Estadual Dom Pedro II; Colégio Estadual Infante Dom Henrique.
- 6° ano do ensino fundamental regular,
- fase VI do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos
- Projeto Autonomia – ensino fundamental,

COMO SE INSCREVER:
 
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, entre os dias 15/10 e 30/11. No site haverá mais informações sobre escolas, datas, idades para se inscrever em cada série ofertada, como se inscrever, como e quando confirmar sua matrícula na escola, enfim, todas as informações necessárias para o candidato se inscrever em uma das escolas da rede estadual de ensino.

Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (para ingresso no Ensino Médio) e 15 anos (para o Ensino Fundamental). Para o ensino médio regular, o candidato deve ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deve ter entre 17 e 20 anos - Ensino Médio; e entre 13 e 17 anos - Projeto Autonomia ensino fundamental anos finais.

DIVULGAÇÃO:
 
No dia 20/12/2012, o candidato terá o resultado da inscrição, que será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. A Seeduc também enviará e-mail e SMS válidos para os candidatos que se cadastrarem corretamente. É importante que o candidato confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado, no período de 02/01/2013 a 09/01/2013. Para tanto, deverá levar a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:
 
I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V – Comprovante de residência;
VI – Atestado de saúde.

MATRÍCULA PARA DEMAIS SÉRIES:
 
O candidato que deseja se matricular para as demais séries oferecidas na rede estadual deverá procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11/01 a 01/02. Havendo vaga, será preciso realizar a matrícula, levando a mesma documentação acima informada.

QUEM PERDER A 1ª FASE:
 
Quem perder a 1ª fase da matrícula informatizada, não for alocado em nenhuma de suas opções de escola, ou não confirmar a matrícula, poderá se inscrever na 2ª fase, que acontecerá entre os dias 16/01 a 23/01/2013, sendo que os dias 16 e 17/01 são exclusivos para os candidatos que não foram alocados.

Estes deverão confirmar a matrícula na escola, no período de 28/01 a 30/01/2013.

A partir do dia 04/02/2013, os candidatos poderão se inscrever diretamente na escola.


CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2013:



15/10/12 a 30/11/2012

Pré-Matrícula: para os interessados

20/12/2012

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET – www.matriculafacil.rj.gov.br

20/12/2012
Divulgação da alocação via SMS e e-mail Válidos
02/01/2013 a 09/01/2013
Confirmação da reserva de vagas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio

11/01/2013 a 01/02/2013

Matrícula para as demais séries

16/01/2013 a 17/01/2013
Pré-Matrícula – 2ª fase – INTERNET - www.matriculafacil.rj.gov.br, exclusiva aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio que não foram alocados na 1ª fase

18/01/2013 a 23/01/2013
Pré-Matrícula –2ª fase - INTERNET - www.matriculafacil.rj.gov.br, aos alunos não alocados na data exclusiva, os que não confirmaram e os novos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio
28/01/2013 a 30/01/2013
Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas Escolas aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio

04/02/2013


Matrícula direto na escola
  
 15/10/2012 - 14:19h - Atualizado em 15/10/2012 - 14:19h


  

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tecnologia na Educação

Alunos nativos digitais são monitores dos professores

Como a tecnologia está presente na sua sala de aula?   Você sabe utilizar o computador, a internet, blogs, celulares, tablets, podcasts, projetores, câmeras e outros recursos para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina?Navegue nos 108 links abaixo e dê um upgrade nas suas aulas. Há material para todos os segmentos. 




VÍDEO | Projeto de monitoria tecnológica
Tecnologia na Educação Infantil

Computadores na pré-escola  
Assim não dá: usar a TV sem propósito  
Pesquisa sobre as baleias na internet 
Tecnologia do 1º ao 5º ano
Cinema une arte e informática 
Computador como aliado na alfabetização de adultos. EJA 
Fontes confiáveis de pesquisa na internet  
Tecnologia do 6º ao 9º ano
Ferramentas tecnológicas para as aulas de Matemática  
Blog: aprendendo inglês na internet  
Cartografia com o Google Earth  
Planos de Aula sobre Tecnologia no Ensino Médio
Foto digital herdeira da pintura  
Tecnologia usada em diferentes contextos sociais 
Combate à biopirataria na internet  
Gestão Escolar e Formação de Professores para a Tecnologia
Infográfico sobre a escola do futuro 
Tecnologia vai mudar a sala de aula.  
Lição de casa em ambiente virtual  
Educação a distância
EaD: vale a pena?  
Vídeo com Fredric Litto  
Teste: você tem perfil de aluno de EaD? 
Todas as reportagens sobre EaD
  • Reportagens
  • Vídeo
  • Teste
Educação a distância vale a pena?
Reportagem discute a validade dos cursos a distância

Tão longe, tão perto
Reportagem sobre o ensino a distância

 

Guia de Tecnologia na Educação. Edição Especial 
 
Redes Sociais: YouTube para professores 
 
Pesquisa: o uso do computador na escola pública  
 
Tecnologia em todas as disciplinas. Nova Escola 223