Após o outono passar trazendo chuva para o Sudeste e seca no Nordeste, o inverno iniciou às 20h09 (pelo horário de Brasília) desta quarta-feira com tempo instável em diferentes regiões. A previsão para o começo da estação mais fria do ano é que o Sul sofra com temperaturas mais baixas que o normal, de acordo com a Climatempo.
O outono também foi marcado por temperaturas abaixo do zero. Só no Rio Grande do Sul, em 9 de junho, foram 10 cidades com valores negativos: São Gabriel (-4ºC), Quaraí (-3,9ºC), Bom Jesus (-3ºC), Cambará do Sul (-3ºC), Pelotas (-3ºC), Vacaria (-2,8ºC), Bagé (-2,7ºC), Dom Pedrito (-2,7ºC), Ibirubá (-2ºC), Santa Maria (-1,8ºC), Bagé (-1,7ºC).
A chuva, registrada principalmente no Sul e Sudeste do País no outono, continuará atingindo de forma contínua alguns Estados no mês de julho. Enquanto Rio Grande do Sul e Paraná terão ocorrências dentro da média, Santa Catarina poderá sofrer com enxurradas anormais no mesmo período.
Está prevista para o final do mês de julho uma onda de frio intensa, que pode causar neve nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já para o mês de agosto, espera-se chuva acima da média em quase todo o Sul do Brasil.
De forma geral, as baixas temperaturas devem começar a dar uma trégua em setembro. No período, a tendência é de menos frio que a média. Sendo que o Rio Grande do Sul deve ter menos chuva enquanto Santa Catarina e Paraná registrarão a ocorrência acima da média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário